A aplicação da Realidade Virtual na Educação Corporativa

Qual é o principal objetivo do programa de treinamento e desenvolvimento de sua força de trabalho?  As estratégias de aprendizagem por meio do e-Learning estão em constante evolução, seja pelo rápido avanço tecnológico ou pelas simples mudanças de comportamento das pessoas – se você está focado em ajudar seus colaboradores a desenvolver novas competências e a melhorar o seu desempenho talvez encontre na Realidade Virtual um caminho promissor para explorar novas possibilidades de capacitação.

A Realidade Virtual é uma tecnologia que está singularmente posicionada para levar os programas de aprendizagem corporativos além do simples processo de aquisição e compreensão de novos conhecimentos – ela garante uma experiência de aprendizado prática e conectada com a realidade, assegurando o engajamento e a motivação necessários para elevar resultados.

Por que usar a realidade virtual na educação corporativa?

A RV tem um grande potencial para as equipes de pesquisa e desenvolvimento. Aliás, segundo pesquisadores da área de educação, há quem diga que existem coisas que só se pode aprender na prática, por meio da experiência e da vivência. É como uma mãe que diz a seu filho para não colocar o dedo na tomada porque é possível levar um choque: muitos de nós realmente não entendem até que experimentam o poder da eletricidade.

Embora a Realidade Virtual ainda esteja em seus estágios iniciais como uma ferramenta de aprendizado em larga escala, o potencial é realmente enorme. Aliás, você deve estar imaginando que a adoção da RV na educação corporativa exige altos investimentos, mas a verdade é que esta estratégia foi amplamente beneficiada pela democratização da tecnologia: trata-se de um recurso viável, que pode ser adotado a partir de um smartphone que conte com uma boa capacidade de processamento e de óculos de realidade virtual que podem ser encontrados atualmente por cerca de R$ 20,00, por exemplo. Isso significa que a infraestrutura necessária já existe e é totalmente acessível.

O uso da Realidade Virtual na educação tem se mostrado muito eficaz: esta é uma ferramenta que não apenas utiliza a tecnologia para atrair os alunos, mas como um aspecto fundamental do processo de aprendizagem, oferece aos participantes a possiblidade de aperfeiçoar as suas habilidades em cenários realistas que contextualizam de forma muito mais eficaz ambientes simulados com situações que contribuem para uma formação mais ágil, marcante e eficiente.

Organização logística, programação e utilização de maquinários específicos, exercícios de negociação e argumentação, treinamentos de vendas, implantação de novos sistemas, reforço de regras de compliance, integração de novos colaboradores, promoção da cultura corporativa: pense em qualquer possibilidade, a Realidade Virtual está à sua disposição para viabilizar projetos inovadores em qualquer área de formação.

O futuro da realidade virtual no ambiente corporativo

A tecnologia base utilizada na estruturação de cenários de realidade virtual é promissora e a cada dia se torna mais acessível, permitindo um elevado grau de customizações de conteúdo e aplicação em escala.

Atualmente a maioria dos aplicativos de RV envolve o aprendizado voltado à realização de tarefas que exigem determinado grau de conhecimento técnico: são uma vertente dos “serious games”, jogos desenvolvidos para fortalecer e incrementar o aprendizado corporativo.

No futuro próximo, podemos esperar inúmeras formas de aplicação da RV para o aprendizado, seja no ambiente educacional ou corporativo, como criar espaços virtuais colaborativos para aproximar o trabalho de diferentes equipes: pesquisadores estão explorando novas formas de equipes remotas usarem esta tecnologia de forma colaborativa, através de dispositivos que conectem as pessoas independentemente de onde estejam. Outro aspecto promissor é a união entre a realidade virtual e a realidade aumentada (uma mistura entre componentes virtuais e reais para permitir uma interação mais significativa entre estes dois universos).

A RV transforma o treinamento corporativo em uma experiência extremamente imersiva, que envolve e captura a atenção dos profissionais de forma definitiva: o foco normalmente está na execução de tarefas propostas e na tomada de decisões, o que transforma o aprendizado em uma experiência muito mais factível, agregando relevância ao conteúdo do treinamento. Trata-se, portanto, de uma excelente estratégia para engajar e elevar os resultados de aprendizagem.

Equipe Clarity
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Realidade Virtual – O que é e o papel que desempenha na Educação Corporativa

A constante evolução tecnológica tem ampliado gradualmente o alcance e o potencial dos programas de treinamento corporativo: o desenvolvimento e aprimoramento de aplicativos e ferramentas digitais estabeleceu novos níveis de imersão e engajamento e introduziu conceitos promissores para o futuro do e-Learning.

Uma das inovações mais interessantes é a Realidade Virtual (RV), uma estratégia de aprendizado que tem potencial para transformar a forma como aprendemos, disponibilizando conteúdos interativos e imersivos para qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer momento.

O que é Realidade Virtual?

A Realidade Virtual é uma tecnologia sofisticada e elaborada que utiliza diversos recursos audiovisuais qualificados para criar cenários digitais que reproduzam de forma fiel nossa realidade física.

Esta construção permite desenvolver experiências de aprendizado simuladas em ambientes controlados, mas que resultam em impactos reais na criação de novos conhecimentos e habilidades, representando uma grande evolução para o processo de aprendizado.

As principais vantagens de um treinamento através da Realidade Virtual

A Realidade Virtual é uma estratégia altamente democrática: podemos desenvolver os mais diversos cenários de treinamento, considerando tanto os objetivos da empresa quanto a experiência e expectativas do profissional que será treinado.

Por exemplo: através da RV podemos criar modelos 3D precisos que reproduzam maquinários ou ambientes de produção de forma extremamente realista, ajudando a instruir profissionais que precisam trabalhar seguindo orientações técnicas muito específicas, e tudo isto pode se desenvolver em um ambiente 100% seguro.

Isto não quer dizer que riscos inerentes à execução das atividades de suas equipes não possam ser abordados: a Realidade Virtual permite customizar a abordagem de acordo com os aspectos que deseja treinar de forma mais direta junto às suas equipes, incluindo atividades que tenham algum grau de risco envolvido – ou até mesmo negociações que exijam o cumprimento de regras de compliance, por exemplo.

A RV oferece diversas vantagens para um treinamento corporativo:

  • É capaz de simular situações perigosas ou arriscadas dentro de um ambiente controlado;
  • Oferece simulações precisas e realistas que facilitam a compreensão do conteúdo por meio de situações contextualizadas;
  • Pode ser aplicada a um grande número de alunos corporativos, mesmo que estejam em locais distantes ou distintos;
  • Oferece estímulos físicos e visuais que aumentam o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, aumentando a retenção e o engajamento;
  • Garante revisões, avaliações e feedbacks em tempo real;
  • Ajuda na contextualização e compreensão de conceitos e teorias complexas;
  • Assegura um aprendizado mais divertido e agradável, essencial para motivar os alunos a continuar no caminho de aprendizagem.

A Realidade Virtual é o futuro da educação

Com a RV os alunos retêm muito mais conhecimento do que o fariam se apenas lessem ou estudassem o conteúdo do treinamento em sala de aula. As experiências oferecidas pela Realidade Virtual resultam em um aprendizado mais efetivo e prático: a simulação controlada da realidade torna possível compreender atividades que vão de treinamentos médicos para estudo de procedimentos complexos a exercícios de combate para militares, passando pelo estudo de conceitos tão complexos como física quântica, algo inimaginável para muitas pessoas.

A Realidade Virtual é um investimento acessível: com o avanço desta tecnologia os custos de aquisição dos óculos de RV reduziram substancialmente: um destes e um smartphone para revolucionar a experiência de aprendizado de suas equipes – estes dois equipamentos são acessíveis, fáceis de utilizar e conseguem simular de forma realística a aplicação prática dos conceitos e teorias apresentados a seus alunos durante o treinamento, garantindo que os principais pontos do curso sejam repassados com precisão a todos os seus alunos.

Procuramos constantemente por novas maneiras de tornar a transferência do conhecimento mais fácil, mais rápida e mais eficaz: a Realidade Virtual é capaz de transformar a forma como entregamos o conteúdo educacional de treinamentos corporativos. Através da premissa de criar um mundo virtual – real ou imaginado – e ao permitir que os alunos interajam com este universo criamos uma experiência disruptiva que promove maior engajamento e fortalece o desempenho de suas equipes.

Equipe Clarity
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Porque adotar o Blended Learning como estratégia de treinamento

Diferentes métodos de ensino exigem diferentes métodos de abordagem. De forma bem simples podemos dizer que existem dois formatos principais muito distintos de aprendizado: de um lado temos a sala de aula tradicional, com professores e alunos dividindo o mesmo espaço. Do outro lado, as salas de aula digitais, os sistemas de gestão de aprendizado.

No treinamento em sala de aula tradicional o aprendizado misto geralmente se refere ao uso de equipamentos de laboratório ou computadores para complementar e fortalecer o processo de aprendizagem através da aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula.

No ensino on-line, a abordagem de aprendizagem combinada refere-se ao uso complementar do e-Learning no modelo de educação padrão, devido aos benefícios que oferece em larga escala, como processos individualizados, testes, questionários, monitoramento, entre outros.

A abordagem combinada que une estes dois universos também é conhecida como Blended Learning, uma estratégia de aprendizagem que utiliza diferentes técnicas, funcionalidades e metodologias para garantir engajamento e retenção do conhecimento.

O blended learning oferece ao treinamento corporativo uma série de vantagens: através de conteúdos interativos e ambientes on-line que estimulam a participação dos alunos e reforçam a retenção do conhecimento é possível desenvolver competências específicas e reforçar de forma estratégica os pontos principais do treinamento, por exemplo. Mas aulas presenciais ou palestras com especialistas podem ser utilizadas para explorar conceitos e teorias mais complexos, abrindo espaço para discussões que enriquecem o aprendizado e fortalecem as relações interpessoais dos membros de suas equipes.

Os 07 principais benefícios do Blended Learning

Flexibilidade

Uma abordagem de aprendizagem combinada fornece flexibilidade máxima para a estruturação e apresentação do conteúdo. Tópicos complexos podem ser discutidos presencialmente, enquanto assuntos mais simples ou materiais de apoio podem ser disponibilizados on-line. O ambiente virtual também agrega maior flexibilidade para a entrega de seu curso, garantindo a seus alunos a conveniência sobre como e quando aprenderão;

Engajamento

A aprendizagem combinada utiliza uma gama diversificada de métodos de ensino que entrega experiências de aprendizado muito mais alinhadas aos objetivos de treinamento e às necessidades de seus profissionais. Essa diversificação garante maior atratividade e engajamento, sobretudo se o programa estiver estruturado de forma lúdica para desafiar e reforçar a evolução da aprendizagem do aluno.

Eficácia

O ativos digitais proporcionados pelo blended learning, tais como videoaulas, games, e-books e vídeos interativos, por exemplo, podem ser facilmente customizados para atender a necessidades específicas – com uma estratégia de aprendizagem combinada bem planejada, você pode fornecer treinamento de forma eficiente e rápida a um público amplo, garantindo que novos conhecimentos estejam sempre disponíveis.

Custo-benefício

A pressão sobre custos é uma velha conhecida do ambiente corporativo. Os treinamentos presenciais exigem altos investimentos em itens que não estão conectados com o aprendizado, como deslocamentos, passagens áreas e hospedagens. O blended learning ajuda a economizar não apenas recursos financeiros, mas também um ativo fundamental para a produtividade: o tempo de seus colaboradores e instrutores.

Personalização

Treinamentos que não consideram as particularidades da empresa e de seus alunos corporativos criam experiências de aprendizado isoladoras, impessoais e nada relevantes. Com as estratégias do blended learning é possível construir conteúdos e interações especialmente dedicadas aos problemas e necessidades de treinamento de sua empresa, personalizando o aprendizado e garantindo resultados mais sensíveis ao progresso de sua operação.

Alcance

O blended learning remove as limitações de tempo e espaço: os colaboradores não precisam mais esperar por um treinamento agendado para aprimorar seu desenvolvimento, já que os recursos de treinamento on-line estão sempre disponíveis para ajudá-los. Desta forma o conteúdo de seu treinamento será entregue a um maior número de pessoas, independente de que ponto do mapa elas estejam.

Diversidade

A aprendizagem combinada é uma estratégia que considera os diferentes estilos de aprendizagem: através da associação de diferentes métodos de ensino podemos alcançar os mais diversos perfis e experiências que existem dentro de sua força de trabalho, garantindo que todos compreendam e tenham acesso às novas competências desenvolvidas pelo treinamento.

O blended learning valoriza e extrai o melhor que a tecnologia tem a oferecer para a construção de treinamentos corporativos. Através da aprendizagem combinada podemos oferecer uma experiência de aprendizado mais envolvente e enriquecedora a seus profissionais, garantindo a seus alunos os benefícios da sala de aula tradicional, juntamente com a flexibilidade do e-Learning.

Equipe Clarity
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O papel dos cursos de catálogo na criação das Trilhas de Conhecimento

Nem sempre é fácil saber por onde começar um novo processo de aprendizado: grande parte dos profissionais é capaz de reconhecer os seus talentos e propósitos, ou sabe como devem conduzir as suas carreiras, mas nem sempre têm certeza do que precisam aprender ou fazer de forma sequenciada para chegar lá.

As trilhas de conhecimento combinam treinamentos e ferramentas específicas em uma experiência de aprendizado única, auxiliando organizações e equipes a desenvolver as habilidades certas, na ordem correta.

O planejamento e gerenciamento dos cursos pensados para seu projeto devem ser estruturados com máxima eficiência, para garantir que os benefícios do treinamento sejam percebidos em sua operação. Quando se trata de compor as trilhas de conhecimento é essencial a criação de experiências positivas de aprendizado, que garantam bons níveis de retenção do conhecimento e um engajamento maior de seus profissionais aos objetivos de treinamento.

Cursos de catálogo: uma solução inteligente para desenvolver competências

Existem três tipos principais de competências: individuais, profissionais e organizacionais. Dentro de cada um destes grupos habitam outras categorias diversas de habilidades e conhecimentos, que podem ser divididas entre comportamentais, estratégicas e técnicas, por exemplo.

Podemos desenvolver cada uma destas competências através de metodologias e caminhos específicos, mas uma grande parte deste saber pode ser promovido através de cursos prontos, desenvolvidos a partir de conceitos universais que agregam ao treinamento entendimentos e conhecimentos comuns e fundamentais ao desenvolvimento de cada profissional.

Os cursos de catálogo ou de prateleira, como são chamados estes treinamentos “prontos”, oferecem um aprendizado gradual sobre os mais diversos tópicos, garantindo a seu time um passo a passo que os ajudará a reunir diversas habilidades, especialmente aquelas associadas ao senso de colaboração, boa comunicação, curiosidade, responsabilidade e organização, dentre outras.

É possível estruturar Trilhas de Conhecimento através de cursos de catálogo – e o melhor, sem desenvolver tudo do zero.

É preciso basear a tomada de decisão entre um projeto personalizado ou um treinamento de prateleira considerando as necessidades específicas de sua organização, o orçamento disponível para o projeto e, sobretudo, as necessidades de seus alunos corporativos.

Mas não se iluda: os cursos de catálogo também exigem planejamento. A definição do conteúdo e do público-alvo do treinamento são dois aspectos cruciais para o sucesso da adoção de cursos de prateleira – estes materiais também podem atender a diferentes objetivos e podem ser moldados para atender a diferentes níveis profissionais, por exemplo.

Apesar do desenvolvimento prévio de conteúdo, os cursos de catálogo podem contribuir com as trilhas de conhecimento ao oferecer uma modulação estruturada, bom design instrucional e uma variedade de opções de conteúdos voltados para iniciantes, intermediários e avançados. Esta multiplicidade de escolhas ajuda a garantir a seus profissionais um aprendizado individualizado, de acordo com os aspectos mais relevantes para seus objetivos de carreira.

Cursos de catálogo também oferecem boas experiências de aprendizado de seus alunos – mas como saber se realmente atendem às necessidades e expectativas de seus profissionais?

Antes de fornecer qualquer experiência e-Learning através de cursos de catálogo, é preciso analisar as necessidades e expectativas de seu público-alvo, levando em consideração seus perfis pessoais, histórico de formação, experiências profissionais pregressas, necessidades de aprendizado, habilidades e atitudes. Estas informações são fundamentais para compreender de forma mais ampla os desafios enfrentados pelo seu time, garantindo que o treinamento e as trilhas de conhecimento sejam estruturados de acordo com o cenário atual vivenciado pela organização.

Outro ponto importante é conhecer em detalhes os conteúdos e funcionalidades oferecidos pelo curso de prateleira, em relação às competências que precisam ser desenvolvidas. É possível encontrar cursos curtos e objetivos que podem ser suficientes para necessidades específicas como a introdução básica a um tema ou a simples equalização do conhecimento. Outros cursos de catálogo podem ser mais abrangentes e extensos, o que pode oferecer uma formação mais completa quando essa for a necessidade mapeada para um profissional ou público. Entretanto, nem sempre os cursos prontos serão suficientes para desenvolver novas competências.

Nestes casos não é preciso desconsiderar os cursos de catálogo – pelo contrário, eles podem ser utilizados para compor as trilhas de aprendizado sem que seja necessário desenvolver seu treinamento ou curso do zero, garantindo custos e prazos menores para sua organização e permitindo que seu time de gestores se dedique a construir as trilhas de conhecimento personalizadas para seu projeto, porque o aprendizado fundamental já está garantido.

Outro requisito para verificação: a acessibilidade. Ao analisar um curso de catálogo, verifique se ele é compatível com a tecnologia mobile, se o acesso ao conteúdo e atividades propostas é garantido a seus alunos através de notebooks, tablets ou smartphones, e dentro do nível de conectividade disponível para eles. Caso positivo, o engajamento de seus profissionais será muito maior, elevando também os níveis de retenção do conhecimento adquirido. Outro aspecto importante e ligado à acessibilidade é a usabilidade – o treinamento precisa ser conciso, simples e funcional, com navegação, downloads e acessos rápidos e fáceis.

Como escolher o melhor fornecedor

Depois de identificar metas e objetivos de aprendizado é hora de buscar um fornecedor e verificar se ele oferece cursos de catálogos que atendam às suas necessidades de treinamento. Além de estudar em detalhes os conteúdos, interações e atividades propostas por seus cursos de prateleira, observe o que cada fornecedor tem a oferecer: confira sua reputação, sua experiência e suas qualificações. Avalie, sobretudo, como é o suporte técnico oferecido aos clientes e se existem custos adicionais.

Se o fornecedor tiver as habilidades e a experiência necessárias para realizar seu projeto, é hora de seguir em frente e ampliar a sua oferta de treinamentos.

Um bom curso de catálogo deve oferecer uma experiência e-Learning imersiva. Deve ser envolvente, significativo, memorável e motivador.

Um treinamento deve sempre oferecer uma experiência diferenciada de aprendizado. Alunos do meio corporativo são autodirigidos e se tornam cada vez mais motivados quando atuam com liberdade de escolha, um dos pilares do aprendizado personalizado. Quando o conhecimento é oferecido de forma envolvente e conectada com a realidade prática do ambiente de trabalho de seus profissionais conquistamos um engajamento extremamente valoroso – alunos motivados a aprender, desenvolver suas habilidades, modificar seus comportamentos e melhorar seu desempenho são o melhor resultado que podemos esperar de treinamentos corporativos.

Ter em mente estes fatores é fundamental para garantir que o processo de escolha dos cursos de catálogo atenda às expectativas de seus alunos e aos objetivos da organização, além de assegurar que a estruturação das trilhas de conhecimento ocorra conforme as metas traçadas para o seu projeto!

Equipe Clarity
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04 razões especiais para adotar as trilhas de conhecimento

Aprender é uma jornada: o conhecimento nos conduz constantemente por novos caminhos, novos pensamentos, novos saberes. Um dos maiores trunfos dos treinamentos na modalidade e-Learning é a capacidade de adaptar essa jornada de acordo com cada aluno, respeitando suas características e também de acordo com as necessidades e objetivos da organização.

Uma estratégia para viabilizar isso são as Trilhas de Conhecimento, um conjunto de conteúdos e atividades que são apresentados gradualmente aos alunos, de forma sequenciada e estruturada, para que eles avancem de forma orientada e de acordo com seus objetivos e ritmos individuais.

As Trilhas de Conhecimento representam o caminho individual de aprendizado para cada aluno, de forma a promover maior engajamento, foco e retenção.

Pouco importa onde esteja em sua carreira: todo profissional deve ser motivado a continuar aprendendo. Mas para garantir este desenvolvimento será preciso definir qual será o caminho de aprendizado que ajudará cada um de seus colaboradores a maximizar seu potencial. Este trabalho não é positivo apenas para seu time – ele também é importante para o desempenho atual e futuro de sua organização!

Com as trilhas de conhecimento podemos agregar uma série de benefícios aos seus treinamentos corporativos, sobretudo por se tratar de um método que pode promover um aprendizado dirigido, rápido e envolvente em um mundo cada vez mais acelerado e digital. Separamos a seguir 04 benefícios das trilhas de conhecimento. Vamos conferir?

Flexibilidade de criação e entrega: As trilhas de conhecimento são compostas por interações personalizadas para cada conjunto de módulos do treinamento, com critérios e atividades especificamente desenvolvidos para os objetivos de cada uma destas etapas – o segredo deste método está em transformar tarefas complexas em pequenas tarefas gerenciáveis, permitindo flexibilidade tanto na criação do conteúdo, quanto em sua entrega e compartilhamento: a acessibilidade via notebooks, smartphones e tablets, somada à conveniência do acesso on-line 24 horas ajudam a garantir a adesão ao sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS). Outro ponto positivo desta flexibilidade é o fato de permitir a entrega de certificações parciais, à medida que o aluno avança pelas etapas do treinamento – esta possiblidade aumenta a motivação individual de seus profissionais, pois garante uma sensação de realização e avanço cada vez que um módulo é concluído.

Novas competências em menos tempo: as trilhas de conhecimento garantem um aprendizado direcionado, garantindo maior otimização do tempo de quem aprende. Com sua construção modular é possível atacar diversos pontos distintos das necessidades de treinamento ao mesmo tempo, sem distrair ou reduzir a compreensão de seus alunos – muito pelo contrário, a sequencia lógica do caminho estabelecido pelas trilhas conduz naturalmente seus profissionais em direção à formação de novas competências e o faz de forma profundamente conectada à realidade corporativa, valorizando o tempo dedicado pelos alunos e pela organização na execução do treinamento.

Aprendizado individual e engajado: cada profissional tem o seu ritmo e estilo de aprendizagem – é por isso que é importante integrar teorias, atividades e exercícios práticos de forma a oferecer um cardápio extenso de alternativas para que seus colaboradores tenham a oportunidade de seguir o melhor caminho para seu desenvolvimento, adaptando seu percurso de aprendizagem conforme seus interesses e capacidades – a base das trilhas de conhecimento é a abordagem autocentrada que confere aos alunos certo nível de controle sobre sua própria experiência on-line. A retenção do aprendizado e o engajamento no treinamento se dão pela liberdade de escolha, expandindo habilidades e criando novas competências alinhadas às atividades cotidianas de seu time.

Facilidade de aquisição (e custos menores): por serem divididas em etapas, as trilhas de conhecimento podem ser facilmente adicionadas de forma isolada ao treinamento. Isto quer dizer que sua empresa pode complementar ou alterar uma parte significativa de seu projeto, caso haja necessidade, sem precisar refazer ou reestruturar todo o conteúdo já formatado pensando em suas equipes. Se durante a evolução do programa e-Learning for diagnosticada uma nova demanda ou surgir uma atualização importante, basta ajustar pontualmente um pedaço da trilha, sem a necessidade reescrever ou republicar todo o conteúdo.

As trilhas de conhecimento ajudam organizações e profissionais a identificar quais são seus atuais conhecimentos e habilidades e também a adquirir e desenvolver novas competências que serão vitais para os resultados da companhia. Através da evolução estruturada do conhecimento podemos promover uma experiência única de aprendizado, onde as necessidades de cada aluno são atendidas de forma dirigida, garantindo um desempenho alinhado aos objetivos de negócio da organização.

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