08 passos para criar um curso em EAD robusto e bem-sucedido

Criar e desenvolver a estrutura, o conteúdo e as interações de um projeto de educação a distância é um processo muito gratificante. Dar forma a conceitos e ideias é um grande desafio, mas existem 08 passos simples que ajudarão sua instituição a dar vida a cursos que levarão seus alunos a aprender, a atingir seus objetivos e, mais importante, a ir além! Vamos conferir?

1. Defina os desafios de aprendizagem

Antes de apresentar uma solução é preciso conhecer os desafios que se apresentam: quais problemas ou obstáculos que seu curso pretende resolver? Como seus alunos se beneficiarão do curso e quais resultados são esperados? Quais são os objetivos ao oferecer este novo curso e como esta oferta se encaixa com as necessidades acadêmicas apresentadas por seus alunos? Como tornar o seu curso relevante para esta audiência?

2. Estabeleça os objetivos de aprendizagem

Criar objetivos de aprendizagem relevantes é fundamental para estabelecer os indicadores de desempenho que avaliarão a efetividade e assertividade de seu curso. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, viáveis e relevantes, tanto para sua operação quanto para seus alunos, além de se situarem em um espaço de tempo condizente com a realização e o fechamento do curso.

3. Entregue o conteúdo certo para a audiência certa

Uma análise detalhada da audiência de seu curso é fundamental para uma entrega efetiva: sem conhecer as expectativas de seus alunos com relação ao conteúdo será difícil gerar um projeto EAD que realmente ofereça um aprendizado de valor. Conheça seus alunos para definir como as atividades deverão ser organizadas e quais lacunas de aprendizado exigirão mais dedicação, por exemplo.

4. Defina o plano de design instrucional

Chegou o momento de decidir qual será sua estratégia de instrução, como será o processo pelo qual seu curso será desenvolvido para envolver e engajar ativamente seus alunos em seu processo de aprendizagem: respeite os objetivos traçados incialmente para o projeto, determine o melhor tipo de formato para cada tipo de conteúdo, considere o impacto que esta escolha terá sobre sua audiência – busque criar interações que ampliem a retenção do aprendizado e que motivem a participação de seus alunos.

5. Escolha a plataforma ideal para seu projeto

O ambiente perfeito para seu programa oferecerá as funcionalidades e ferramentas corretas para que seus alunos possam evoluir em seu caminho de aprendizado e garantirá que sua organização realize uma gestão robusta de todos os aspectos estruturais e pedagógicos de seu projeto de EAD. Escolha uma plataforma que forneça recursos avançados e customizáveis, além de todas as funções que sua empresa precisa para projetar cenários futuros que beneficiem sua operação e a experiência de aprendizado de seus alunos.

6. Crie um roteiro e um tema para seu curso

O ambiente online já é velho conhecido da maioria de seus alunos, muitos deles provavelmente são nativos digitais, mas uma introdução educada e especial sempre causa boas impressões. Apresente de forma simples e direta os principais aspectos de seu curso, as funcionalidades de suas interações, deixe seus alunos confortáveis para navegar em sua plataforma de aprendizado e os introduza ao tema desenvolvido para seu curso, explicando o que cada módulo ou seção representa. Este trabalho ajudará a transformar a trilha de aprendizagem em algo mais próximo e mais acessível de seus alunos, estimulando a curiosidade.

7. Invista em mídias relevantes

Vídeos, arquivos de áudio, gráficos, fluxogramas, animações: todos estes recursos são extremamente bem vindos para seu projeto de educação à distância. Eles proporcionam a seus alunos acesso rápido às mais diversas informações, enriquecem o aprendizado e facilitam a interação e compreensão de todos os conteúdos de seu curso. Desenvolva estes materiais para que fiquem disponíveis para download, os divulgue através de redes sociais e aplicativos, mas não se esqueça: evite o exagero e mantenha estas interações como algo novo e provocativo – concentre-se no conteúdo e evite distrações ou repetições desnecessárias.

8. Avalie os resultados

Estudar os resultados de seu curso e analisar o desempenho e feedback de seus professores e alunos é fundamental para descobrir se o seu projeto de EAD está no caminho certo. Isso faz toda a diferença na construção de novos planejamentos e estratégias e ajuda a determinar o que pode ser feito para melhorar os resultados de seus investimentos e também o processo de aprendizado de seus alunos. Uma avaliação profunda dos resultados obtidos é o primeiro passo para a continuidade de um programa em EAD!

Por todos os benefícios que oferece, a educação à distância vem se tornando cada vez mais relevante – instituições, professores e alunos de escolas e universidades ao redor do mundo estão cada vez mais engajados com os novos caminhos da aprendizagem. Com estes 08 passos sua instituição poderá trilhar com mais segurança esta jornada repleta de grandes oportunidades!

Equipe Clarity Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *