Como estruturar um curso em EAD: 03 fundamentos essenciais para o sucesso de seu projeto

A educação é um dos aspectos mais importantes de nossas vidas: é por meio do conhecimento que construímos nosso futuro e afetamos positivamente o mundo ao nosso redor. Escolas e universidades que buscam por programas de educação à distância devem procurar por projetos que entreguem, através de um ambiente educacional simples, flexível e interativo, uma experiência única de aprendizado.

Mas por onde começar?

A estruturação de um processo EAD está basicamente assentada sobre 03 pilares: audiência, conteúdo e design instrucional. Separamos a seguir os principais aspectos de cada um destes pilares e como eles são relevantes para a construção de um projeto de educação à distância:

Audiência

Seus alunos são o componente mais importante do seu projeto. Qualquer esforço será em vão se não levar em consideração o perfil da audiência de seu curso, seu background e suas expectativas. Através desta análise será possível determinar de forma correta a estrutura, o conteúdo e a linguagem do seu curso, por exemplo. Para tanto é preciso considerar algumas questões:

Objetivos: o curso oferece uma aprendizagem alinhada às demandas de sua audiência? Seus objetivos estão alinhados aos objetivos de seus alunos?

Pré-requisitos de aprendizagem: existe alguma necessidade de aprendizado que precisa ser suprida antes do início do curso? Todos os seus alunos possuem o mesmo conhecimento e compreensão sobre o conteúdo base que será apresentado?

Capacidade de acesso:   seu público possui acesso aos equipamentos e estruturas adequados à navegação de sua plataforma, bem como compreende corretamente seu sistema? Possuem equipamentos que garantam uma experiência fluída e positiva?

Ambiente online e interações sociais: observe seus alunos para suprir corretamente seus anseios e apreensões com relação ao ambiente online de seu curso e se prepare para entregar uma experiência de aprendizado próxima, tátil e realista. 

Design Instrucional

A estrutura do curso é importante porque cria uma experiência de aprendizagem organizada e desempenha papel crítico na compreensão e retenção do aprendizado. Destacamos quatro aspectos fundamentais que devem ser considerados no momento de estruturar seu projeto de educação à distância:

Organize seu conteúdo: invista em uma plataforma LMS para armazenar e gerenciar corretamente todos os conteúdos, interações e atividades planejadas para seu curso – trilha de elementos, plano de tutoria, avaliações, etc.

Segmente o conteúdo em módulos objetivos: identifique o fluxo de desenvolvimento de seu curso e determine como os conteúdos e atividades serão moduladas. Evite agregar informação demais em um único segmento para não sobrecarregar seus estudantes – módulos pequenos também promovem maior engajamento, por gerarem nos alunos a sensação de evolução do aprendizado.

Tenha consistência: seus alunos precisam de um caminho seguro para seu desenvolvimento acadêmico. Estude bem suas necessidades, considere os objetivos de seu curso e a estratégia educacional escolhida e só depois siga em frente: idas e vindas, mudanças de curso e constantes alterações nas estratégias de instrução causam insegurança e frustração em seus alunos e professores.

Aposte na interatividade: incorporar vídeos, fluxogramas, podcasts e demais mídias interativas (e variadas) ajuda a enriquecer o aprendizado de seus alunos sem distraí-los do foco principal de seu curso.  É uma excelente estratégia para introduzir novos conceitos e reforçar pontos importantes do conteúdo de forma simples e amigável – além de também aperfeiçoar a retenção do aprendizado.

Conteúdo

Não existe educação sem conteúdo de qualidade. Além de professores e fontes respeitadas e reconhecidas, é preciso pensar em como este conteúdo será apresentado e quais atividades serão planejadas para cada momento de seu curso:

Mantenha o foco sobre os objetivos do curso: as atividades planejadas devem sempre respeitar e trabalhar sobre os objetivos estratégicos de seu curso, sem navegar por conceitos ou assuntos ainda distantes da realidade de seus alunos.

Crie atividades engajadoras e divertidas: quizzes e games são cada vez mais bem vindos na educação à distância. Além de tornarem o estudo mais divertido facilitam o engajamento dos alunos e ajudam a explorar de forma prática diversos conceitos teóricos, enriquecendo a experiência de seus alunos e facilitando a compreensão de pontos críticos do aprendizado.

Não deixe o excesso anular os benefícios: lembre-se que a tecnologia é uma aliada e não uma ameaça. Cuidado com interações excessivas ou com o uso exacerbado de games – estas atividades devem ser especiais e não o centro absoluto das atenções de seus alunos. Se a tecnologia se transformar em distração o desempenho de seus alunos será profundamente afetado.

Opções adicionais são importantes: os alunos de hoje não seguem apenas por um único caminho. O conteúdo original de seu curso é fundamental, mas oferecer materiais de apoio, ligados diretamente ao curso ou que introduzam novas ideias e diferentes pontos de vista relacionados ao conceito principal é uma boa estratégia para gerar um aprendizado rico e realmente diferenciado, promovendo o pensamento crítico de seus alunos.

Conhecer e compreender a importância destes três pilares para a estruturação de cursos e treinamentos EAD é a chave que permitirá sua organização acessar todo o potencial que a educação à distância pode agregar à experiência de aprendizado de seus alunos!

 

Equipe Clarity Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *