EAD: 04 razões para investir em um fornecedor especializado em educação digital

Em um mundo cada vez mais conectado há cada vez menos espaço e demanda por cursos presenciais que exigem horas de disponibilidade de seus alunos e professores para resultar apenas em longas apresentações em sala de aula, sem muito espaço para criatividade ou inovação – esta é uma maneira onerosa, limitante e cada vez menos atrativa para formar novos alunos.

Realizar a transição entre o ambiente tradicional e o mundo on-line nem sempre é um desafio simples, mas vale (e muito!) a pena – conteúdos e oportunidades digitais revolucionam os resultados de seus cursos: do nível de retenção ao engajamento, seus alunos terão outra percepção sobre suas aulas e sobre o conhecimento adquirido, e sua instituição terá acesso a novas ferramentas de gestão com resultados mais rápidos e duradouros.

A importância de um fornecedor especializado em educação digital

O processo de estruturação de um projeto de educação à distância pode se tornar menos desafiador se contar com um parceiro que conheça os principais obstáculos e oportunidades que esta estratégia de aprendizado oferece a universidades e alunos – um fornecedor especializado em educação digital contribuirá com a sua instituição ao longo do processo educacional e criará conteúdos e estratégias que ajudarão seus alunos a elevarem o seu desempenho com impacto direto no desenvolvimento pessoal e profissional.

O parceiro ideal para sua instituição deve dominar alguns fatores essenciais para a estruturação e desenvolvimento de um projeto EAD, como por exemplo:

Design instrucional

O design instrucional desempenha papel fundamental no planejamento da EAD: é por meio desta metodologia que conteúdos educativos são mediados, projetados, desenvolvidos, e entregues para proporcionar experiências de aprendizagem capazes de tornar a aquisição de conhecimento e habilidades mais eficaz e atraente para seus alunos. Existem vários modelos instrucionais, mas de forma geral o processo de estruturação consiste em 05 pontos chave:

  • Planejamento e análise;
  • Design e Estruturação;
  • Desenvolvimento de conteúdo;
  • Criação de interações através de ferramentas multimídia;
  • Implementação e gerenciamento.

Linguagem digital

Preparar materiais didáticos para o ambiente da sala de aula tradicional não é a mesma coisa que pensar conteúdo para um ambiente online de aprendizado. Além da questão do acesso, navegação e usabilidade precisamos nos preocupar com a linguagem que será usada. Um fornecedor especializado em educação digital reconhece estas diferenças e domina a linguagem necessária para criar interações e conteúdos de acordo com o ambiente de EAD, que deve:

  • Ser clara, agradável e precisa;
  • Promover a comunicação e o diálogo entre alunos e entre alunos e instrutores;
  • Relacionar formatos e conteúdos para estimular a criatividade e o interesse dos alunos;
  • Integrada às interações multimídias propostas ao longo do processo de aprendizagem;
  • Incentivar a evolução do aprendizado;
  • Valorizar a retenção através da clareza de propósito e construções didáticas;

Metodologia de ensino

Sempre falamos muito em aprender, mas ensinar é uma parte importantíssima do planejamento acadêmico. Sem uma metodologia correta e coerente com os objetivos de aprendizagem dificilmente teremos os resultados esperados e seus alunos acabarão frustrados. Enquanto a sala de aula tradicional foca em apresentações e é centrada na figura do professor a sala de aula digital busca nos alunos a motivação para aprender – a EAD oferece métodos, formatos e conteúdos criativos para um ensino e um aprendizado mais ativo, colaborativo e real. Através de ferramentas e plataformas multimídia desenvolvemos alunos mais participativos, engajados e entregamos um processo de aprendizagem mais construtivo e propositivo.

Objetos de aprendizagem

Os objetos de aprendizagem são recursos digitais e interativos que ajudam a promover experiências mais relevantes de ensino e aprendizado – estes objetos auxiliam tanto o processo instrucional quanto a estruturação do conteúdo acadêmico de acordo com os objetivos de aprendizagem que foram definidos para um programa. Um objeto de aprendizagem digital consiste em conteúdos e interfaces especialmente desenvolvidos para serem flexíveis, adaptáveis, reutilizáveis, versáteis e multifuncionais. Eles podem ser apresentados a seus alunos através de vídeos, fluxogramas e imagens, textos, animações e games, por exemplo, e carregam em si informações fundamentais sobre suas estratégias e objetivos – além de proporcionar um aprendizado mais rico e valioso para seus alunos.

Investir em soluções EAD é fundamental para renovar sua instituição e os cursos que oferece – aproveite as oportunidades oferecidas por um fornecedor especializado em educação digital para revolucionar a experiência de aprendizado de seus alunos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *