A importância dos vídeos para a EAD

Durante o processo de aprendizagem podemos absorver as informações a partir de diversos estímulos: elementos visuais, auditivos, escritos e cinestésicos enriquecem a experiência educacional e quando combinados em uma única estratégia geram um enorme impacto positivo no aprendizado e desenvolvimento de seus alunos.

Como conseguir este efeito? Através do v-learning!

No universo EAD o vídeo se tornou um elemento essencial para o processo de aprendizagem. Seja pelo seu caráter objetivo e prático, seja pela sua capacidade de entregar conteúdos complexos de forma didática, o vídeo adiciona inúmeros benefícios para alunos de cursos de educação à distância, como por exemplo:

  • Ao provocar uma ampla troca de ideias entre estudantes, educadores e especialistas que possuem pontos de vista e experiências diferentes, enriquecendo o debate dentro e fora do ambiente online;
  • Ao combinar diversos estilos e elementos de aprendizagem para potencializar a retenção do conteúdo apresentado aos alunos;
  • Ao garantir um aprendizado personalizado e acessível ideal para gerar mais engajamento e automotivação em seus alunos.

Os vídeos interativos e as videoaulas impactam positivamente tanto os alunos que se beneficiam delas quanto as escolas e universidades que oferecem cursos na modalidade EAD e buscam pelas melhores estratégias para seus cursos e treinamentos. Separamos a seguir 07 aspectos importantes do vídeo aplicado à educação a distância, confira!

São fáceis de integrar ao seu LMS

Adicionar vídeos ao seu curso EAD é uma tarefa fácil, devido à variedade de ferramentas de criação e sistemas de gerenciamento de aprendizagem existentes. Através de um LMS acadêmico é possível estabelecer uma biblioteca de vídeos para compartilhamento e download, ampliando o alcance das informações fornecidas por suas videoaulas.

São ideais para a aprendizagem móvel

Uma vez integrados ao seu LMS, os vídeos poderão ser acessados e visualizados por seus alunos a qualquer hora, em qualquer lugar, através dos mais diversos dispositivos eletrônicos. Esta mobilidade é fundamental para que seus alunos desenvolvam seu próprio percurso de aprendizado e se sintam conectados ao conteúdo.

Capturam a atenção dos alunos com facilidade

Um desafio antigo enfrentado pela maioria dos designers instrucionais é o engajamento dos alunos. A EAD oferece uma liberdade muito importante para seus alunos, mas ao mesmo tempo exige automotivação e disciplina, o que nem sempre é fácil de entregar se as únicas ferramentas disponíveis são longos e cansativos textos e/ou atividades escritas. O vídeo permite moldar o conteúdo de forma mais atraente e divertida, com criatividade e técnicas que resultam em maior retenção e engajamento ao processo de aprendizado.

Promovem o compartilhamento e a colaboração

Vídeos interativos, interessantes e relevantes são exatamente o tipo de conteúdo que seus alunos adorariam explorar e compartilhar. No ambiente EAD o compartilhamento é um aspecto importante para a interação social, e a colaboração e troca de informações entre alunos (e também entre eles e seus professores) é peça chave para gerar naturalmente novos conhecimentos e habilidades.

Aceleram o aprendizado

Os vídeos animados e/ou interativos são aliados importantes na construção de um aprendizado mais objetivo, específico e ágil. Ao segmentar os temas em módulos breves e sucintos (pílulas) é possível gerar uma compreensão mais rápida e prática sobre os principais temas de um curso, acelerando o processo de aprendizagem e garantindo um maior nível de engajamento dos alunos.

Aumentam a compreensão de conceitos complexos

Certos assuntos podem ser difíceis de explicar, mas as videoaulas podem ilustrar de forma muito mais simples e didática diversos conceitos e procedimentos abstratos e complexos que seriam difíceis de abordar de outra maneira. Os vídeos ajudam os alunos a compreender e reter conhecimentos mais facilmente – a demonstração visual de exemplos e conceitos é a maneira mais eficaz de transmitir o conhecimento.

São aliados importantes do storytelling

Contar histórias é parte da natureza humana: dentro do ambiente educacional o storytelling é importante não apenas porque tem o poder de motivar, engajar e aprimorar o desempenho de seus alunos, mas principalmente porque ao irmos além do tradicional “começo, meio e fim” podemos provocar mudanças comportamentais duradouras em todos os estudantes. O vídeo é um excelente facilitador neste ponto, pois nos permite apresentar personagens e interações que conduzirão os alunos pela jornada de transformação proposta pela narrativa, os conectando a uma experiência mais pessoal e profunda de aprendizado.

O aprendizado visual combina diversos estímulos e elementos educacionais para proporcionar novos conhecimentos e habilidades de forma viva e atrativa, estimulando o interesse dos alunos enquanto enriquece a experiência pessoal de aprendizado – aproveite este potencial e transforme os resultados de aprendizagem dos seus cursos!

 

Equipe Clarity Solutions

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *