Mercado de gamification deve atingir 2,8 bilhões de dólares em 2016

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O conceito de gamification diz respeito ao uso de mecânicas e elementos de jogos em situações fora desse contexto. De certa forma acaba por ser o estabelecimento de desafios e relações entre vários fatores do cotidiano que contribuem para que tarefas sejam realizadas com mais “estímulos” e de forma mais envolvente.

A consultoria M2 Research estima que em 2016 a indústria de gamification venha a valer 2,8 bilhões de dólares, naquela que será uma estratégia importante para aproximar sobretudo as marcas dos consumidores. O valor faz parte de uma infografia mais completa que está disponível para consulta online.

Outro estudo realizado pela consultoria MarketsandMarkets estima que o mercado mundial de Gamification deve atingir a marca de 5,5 bilhões de dólares em 2018, o que deve representar um crescimento anual acumulado de 67,1% no período compreendido entre 2013 e 2018. Neste cenário, também se prevê que a maior adoção por soluções de Gamification deve acontecer em companhias de bens de consumo e varejo. Em termos geográficos, a América do Norte deve se manter como o maior mercado, seguidos por Europa e Ásia.

Esta é uma tendência em crescimento. Já em 2012 a consultora Gartner previa que até ao final de 2014, 70% das 2.000 maiores empresas do mundo já teriam aplicado o conceito de gamification em alguma vertente do seu negócio.

Equipe Clarity Solutions

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Fontes: SapoTek, MarketsandMarkets

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