Os 3 Principais Fatores que Pressionam e Direcionam as Estratégias de Treinamento e Desenvolvimento nas Organizações

 

Nos últimos cinco anos testemunhamos uma grande transformação na função da área de desenvolvimento de pessoas em muitas organizações. A função da área de treinamento se transformou em algo bem mais amplo do que somente treinar para desenvolver habilidades ou competências específicas. Uma visão mais moderna prevê que a aprendizagem transforme um profissional em um fator direto e essencial na contribuição para o sucesso da organização, a médio e longo prazo.

Uma pesquisa realizada globalmente em setembro de 2015 pela consultoria Aberdeen Group, junto a mais de 320 organizações, apontou os 3 principais fatores que atualmente pressionam e motivam as estratégias de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

O fator mais apontado pelos respondentes (36,5%) foi a necessidade de desenvolver uma liderança mais consistente para suportar tanto as demandas atuais da organização como as demandas futuras. Segundo a pesquisa este fator é tratado como a principal prioridade de aprendizagem das organizações dentro de um planejamento com horizonte de 12 a 24 meses.

O segundo fator mais apontado pelos respondentes (24,7%) foi a necessidade de tornar os negócios mais ágeis para a organização, o que pode significar um foco de ações de treinamento baseadas em estratégias direcionadas para o mercado (foco externo) e/ou ações baseadas em estratégias direcionadas para processos da organização (foco interno).

Em terceiro lugar (24,3%) ficou a necessidade de desenvolver ações de desenvolvimento para suprir carências de habilidades e competências do mercado, ou seja, a necessidade de formar profissionais “em casa” devido à falta de profissionais com os conhecimentos ou experiência necessária para desempenhar determinadas funções na organização.

Fonte: Learning 3.0, How Does Your Organization Stack Up? – Aberdeen Group

Equipe Clarity Solutions

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