Entenda e Aplique a Taxonomia de Bloom

 

A Taxonomia de Bloom, também conhecida como Taxonomia dos objetivos educacionais, é o resultado do trabalho de uma comissão formada em 1956 por diversas universidades norte-americanas e liderada por Benjamin S. Bloom. Ela consiste em uma estrutura de organização hierárquica dos objetivos educacionais, que segue uma classificação que dividiu as oportunidades de aprendizagem em três domínios principais:

  • Cognitivo: trata da aprendizagem intelectual.
  • Afetivo: trata dos aspectos de sensibilização e gradação de valores.
  • Psicomotor: trata das habilidades de execução de tarefas que dependam do aparelho motor.

Cada um destes domínios envolve diversos níveis de profundidade de aprendizagem, por este motivo a classificação de Bloom é considerada uma hierarquia. Isso significa que cada nível é mais complexo e mais especifico que o anterior. Destes três domínios somente o primeiro foi implementado em sua totalidade.

Neste artigo trataremos exatamente da Taxonomia de Bloom do domínio Cognitivo, que é estruturada em níveis de complexidade crescente, o que significa que para adquirir uma nova habilidade que pertence ao próximo nível, um indivíduo precisa ter dominado e adquirido a habilidade do nível anterior.

A teoria baseia-se no fato de que um indivíduo somente pode compreender e aplicar um determinado conceito depois que conhecê-lo. Neste sentido, a taxonomia não é simplesmente um modelo de classificação, mas uma possibilidade de organização hierárquica dos processos cognitivos seguindo os níveis de complexidade e objetivos planejados e desejados.

A taxonomia permite também identificar qual o verbo mais indicado a se utilizar na elaboração de um objetivo de aprendizagem, tendo em vista o comportamento que se espera observar no indivíduo, organizando os objetivos de aprendizagem em 6 níveis e por ordem crescente de complexidade:

(clique sobre a imagem abaixo para visualizá-la em tamanho maior)

Referências: Biblioteconomia Digital – A Taxonomia de Bloom, verbos e processos cognitivos

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para Educação Corporativa da Clarity Solutions

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *