5 Tópicos Quentes para o RH em 2016

O ano de 2016 promete ser desafiador para todos inclusive para o RH das organizações. Por isso é importante buscar práticas inovadoras que permitam melhores resultados.

Este artigo reúne 5 tópicos quentes que merecem atenção pelos profissionais de RH ao longo de 2016 e que devem promover novas experiências e mudanças.

1. Gamificação em ações de recrutamento

A gamificação já vem sendo aplicada em iniciativas de e-Learning e gestão de desempenho, mas em 2016 será cada vez mais comum encontrar ações de gamificação ligadas a processos de recrutamento e seleção.

Sistemas para o cadastro de candidatos e outras ferramentas para recrutamento irão incorporar jogos e funcionalidades lúdicas. Já existem exemplos sendo aplicados de forma prática, como por exemplo, um jogo de recrutamento da rede de hotéis Marriott.

2. RH Mobile

O ano de 2016 deve trazer uma consolidação das aplicações móveis para o RH, seja através do incremento de novas funcionalidades em soluções já existentes, seja por meio do surgimento de novas aplicações.

Cada vez mais o mobile será utilizado para recrutamento e seleção, para comunicação corporativa e para atividades relacionadas a gestão de pessoas. Pesquisas apontam que os Millennials desejam procurar e encontrar empregos ou trabalhos de seu interesse por meio do seus smartphones ou tablets.

Adicione a este contexto as redes sociais e tenha certeza de que este é um caminho sem volta quando pensamos na nova força de trabalho.

3. O uso do vídeo para recrutamento

Esta é outra tendência para 2016. Estudos já apontaram o poder que o vídeo apresenta quando se busca atrair e reter uma audiência específica na Internet. Entretanto, especificamente quando se trata de recrutamento e seleção, não se encontra uma frequência de aplicação deste recurso.

Isso talvez aconteça pela falsa ideia de que a produção de um vídeo ainda seja complexa, demorada e cara. A variedade de opções para gerar vídeos com rapidez e baixo custo deve viabilizar novas iniciativas para a divulgação e atração de candidatos.

4. Feedback em tempo real

As tradicionais avaliações de desempenho semestrais ou anuais tendem a se tornar cada vez menos efetivas. Isso não somente pelo fato de que as pessoas não querem mais esperar meses para receber um feedback mas porque se mostram ineficazes em relação ao seu propósito de melhorar comportamentos.

Em 2016 muitas organizações deverão começar a experimentar o feedback em tempo real, sobretudo por meio de sistemas ou aplicações que simplificarão esta atividade. Esta nova prática obviamente deverá amadurecer em cada organização, mas poderá trazer resultados significativos em termos de engajamento e desempenho das pessoas.

Elementos de gamificação também tendem a ser “acoplados” aos formulários ou sistemas de avaliação de desempenho para tornar o processo mais atrativo.

5. Gestão aprimorada para pequenas organizações

Durante muito tempo vários sistemas e aplicações voltadas para a gestão eram de uso exclusivo de médias e grandes empresas, em virtude do seu custo e complexidade de implementação e uso.

Com a vertiginosa proliferação de aplicativos e serviços de software na nuvem tornou-se viável para empresas de pequeno porte basear seus processos de gestão (incluindo os de RH) em plataformas on-line. Em muitos casos, paga-se pelo uso efetivo o que é uma grande vantagem.

São diversas as oportunidades, desde o treinamento a distância (aplicado há mais tempo), passando por ferramentas intuitivas para a avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, engajamento de colaboradores, dentre outras.

Com isso, muitos projetos pequenos que antes não se justificavam, poderão se tornar viáveis financeiramente já em 2016.

Referências: http://blog.capterra.com/top-5-hr-trends-for-2016/

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para e-Learning e Educação Corporativa da Clarity Solutions

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *