Distribuição ágil do conhecimento

Comunicar e administrar a geração do conhecimento dentro das empresas é uma das principais razões para o sucesso de uma operação e de seus profissionais – é a transferência eficiente e efetiva de experiências, ideias, processos e know-how entre diversos profissionais e gestores que permite que as organizações atuem de forma coordenada, com um processo de tomada de decisões de alta qualidade e com sensibilidade para identificar, enfrentar e abraçar todos os desafios e oportunidades que surgem no dia a dia.

Espalhando o conhecimento

É muito importante que sua empresa aposte na comunicação objetiva de seu conhecimento, distribuindo de forma ágil e inteligente experiências que podem mudar os rumos de seu negócio. Separamos a seguir 07 passos relevantes na construção deste entendimento. Vamos conferir?

  • Mantenha as portas abertas
  • Aposte na cultura de sua empresa
  • Capacite constantemente
  • Seja objetivo e claro
  • Crie um ambiente onde a confiança possa crescer
  • Diversidade é mais conhecimento
  • Incentive a troca de experiências entre departamentos

Segundo dados do CPDEC, “em meio à crise política e econômica brasileira, o volume de horas de treinamento por colaborador no Brasil foi 33% superior ao registrado no ano anterior, segundo pesquisa, que contou com a participação de mais de 500 empresas. A média de investimento por colaborador também aumentou (24%) em relação a 2015 e, felizmente, houve queda no absenteísmo nos programas de treinamento (12% é o índice referente a 2016).”

Isso quer dizer que as empresas entendem que a melhor maneira para estar à frente da concorrência é estar preparada para os desafios independentemente do cenário econômico.

Promover a comunicação e nutrir a troca de conhecimentos deve ser uma missão diária de seus líderes e colaboradores – é o sucesso deste trabalho que fará com que sua empresa alcance melhores resultados e ultrapasse suas limitações. A própria evolução humana e nossas conquistas científicas e tecnológicas demonstram o quanto da inovação tem origem no trabalho realizado por outros que vieram antes de nós – sem este conhecimento e sem a troca destas experiências, onde estaríamos?

Equipe Clarity Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *