Estruturando uma trilha de aprendizagem com pílulas de conhecimento

O desenvolvimento de habilidades e competências da força de trabalho com certeza é um ponto frequente na lista de prioridades da maioria das empresas. Uma equipe bem estruturada e com o conhecimento correto em mãos é capaz de revolucionar os resultados de uma operação, com níveis de performances totalmente alinhados à cultura, missão e valores corporativos se traduzindo em objetivos concretizados e melhores resultados operacionais. Além disso, um ambiente que promove a troca de informações e conhecimentos também é responsável por motivar as equipes e gerar muito mais engajamento. Este cenário promissor não é algo inatingível – muito pelo contrário, está à disposição de todos que investem em educação corporativa!

Para uma trilha de aprendizagem eficaz e poderosa podemos apostar em uma abordagem mais inovadora do conhecimento, integrando diversos pontos do treinamento através das pílulas – mas para termos sucesso precisamos considerar que este formato de treinamento exige pensar no desenvolvimento de conteúdo de acordo com a tecnologia e os formatos que serão utilizados:

  • Procure organizar e fragmentar o conhecimento em pílulas com duração média de 05 minutos;
  • Se possível, adote uma variedade de formatos – as pessoas possuem estilos de aprendizagem diferentes;
  • Privilegie sempre uma linguagem simples e objetiva, direto ao ponto;
  • Aplique testes e avaliações constantemente dentro da trilha. Exercícios breves, mas frequentes, reforçam a aprendizagem e aumentam a retenção do conhecimento;
  • Promova uma estratégia colaborativa por meio de ferramentas que permitam a troca de conhecimentos relacionados à trilha pelos alunos.

Considere também que uma trilha de aprendizagem pode e deve ser flexível, multidisciplinar e personalizada. Ela deve reunir todas as informações relevantes para uma experiência de aprendizagem duradoura e conectar conteúdo e prática de forma orgânica, para engajar seus colaboradores de forma ativa na construção do aprendizado, extraindo o máximo das pílulas de conhecimento!

Entre outras coisas, a trilha de aprendizagem formada por pílulas pode facilitar a composição da equipe de T&D para as empresas. Segundo dados do estudo O Panorama do Treinamento do Brasil, “as empresas brasileiras têm, em média, cinco profissionais de T&D em suas equipes, número que vem se mantendo constante nos últimos anos. Em média, cada profissional de T&D gerencia cerca de 8.508 horas de treinamento e desenvolvimento. Ao segmentarmos a análise, nota-se que em empresas com número de colaboradores entre 101 e 500 a carga é de 3.984 horas, enquanto em empresas com mais de 5000 colaboradores o tempo sobe para 11.935 horas. A grande variação que nota-se neste ponto da pesquisa é em relação ao ano de 2015, em que as empresas com até 500 colaboradores tinham equipes de T&D maiores e as companhias com mais de 5000 colaboradores possuíam times de treinamento 35% menores“.

As pílulas de conhecimento, aliadas ao incrível potencial das novas tecnologias, são capazes de transformar a aplicação de trilhas de aprendizagem: através de uma abordagem mais direta e criativa do conhecimento podemos impulsionar o desenvolvimento humano e formar as equipes e empresas do futuro!

 

Equipe Clarity Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *