05 formatos incríveis de vídeo para turbinar seu treinamento

Uma das estratégias favoritas de treinamento corporativo, o v-learning é um excelente aliado na construção de um treinamento inteligente e assertivo, fundamental para atingir os objetivos que sua organização busca! As videoaulas e vídeos interativos, por exemplo:

  • Tornam o aprendizado mais atraente e divertido;
  • Animações e ferramentas de interação tornam o conteúdo mais palpável e relevante;
  • Ilustram de forma clara as aplicações práticas dos conceitos e teorias apresentados pelo treinamento;
  • Ajudam os alunos a reter de forma mais efetiva as informações apresentadas;
  • São muito úteis para conferir habilidades interpessoais e comportamentais;
  • Ajudam a difundir a cultura corporativa e a promover o livre compartilhamento de conhecimento.

Mas quais os formatos mais indicados para potencializar seu treinamento? Selecionamos 05 ideias para ajudar seu time neste planejamento. Vamos conferir?

Palestras pré-gravadas

Um dos formatos mais comuns, este tipo de vídeo educacional é claramente reconhecido como uma transmissão extremamente didática do conhecimento, atendendo a objetivos bem claros a respeito de conceitos específicos. Normalmente são gravadas com especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação e podem conter apresentações de slides para pontuar os assuntos e ideias principais.

Entrevistas

As entrevistas são fantásticas opções para treinamentos que querem focar na troca de ideias e na construção de um conhecimento plural com uma linguagem mais informal. Como elas permitem incluir pontos de vistas pessoais e profissionais dos entrevistados, é possível desenvolver uma entrevista mais filtrada (com perguntas previamente definidas); entre duas pessoas (com propósito mais exploratório); um painel com participação simultânea de vários (o que pode ampliar o debate e permitir ao aluno que use seu pensamento crítico para formar sua própria opinião), dentre outros.

Demonstrações

Os vídeos de demonstração possuem um caráter mais objetivo, uma vez que estão mais focados em abordar o que deve ser feito ao invés de explorar teorias e formulações conceituais. Eles são úteis onde o foco é a construção de habilidades específicas, como por exemplo na implantação de novos sistemas, operação de determinados maquinários de produção, manuais de regras de conduta, dentre outros. Este formato exige mais cuidado, tempo e preparo de produção, mas se bem desenhado é capaz de perdurar por anos dentro da operação corporativa.

Animações

Excelentes para abordar conceitos abstratos e demais fenômenos e processos que não são de outro modo exibidos, as animações sao compostas unicamente por sequências animadas, imagens e ilustrações. Fluxogramas, gráficos, animações estilizadas e demais interações digitais aumentam significativamente o foco e a compreensão do assunto, retendo a atenção dos alunos sobre tópicos que muitas vezes não seriam bem esclarecidos se abordados em outros formatos.

Encenações

As representações de papéis e situações e os vídeos de encenação são usados para simular e demonstrar determinadas práticas em situações que reproduzem o mundo real. Eles são úteis para modelar boas práticas e alertar sobre práticas inapropriadas, por exemplo, ou para tornar o conteúdo mais palpável e próximo da realidade de seu público alvo. Para conseguir o efeito desejado é preciso investir na produção do material, para evitar abordagens e atuações clichês e amadoras que não farão nada pelo seu treinamento além de distrair seus alunos ou tornar o vídeo conhecido pelos motivos errados.

Se sua organização quer encorajar seus profissionais a participarem de forma mais ativa de seus treinamentos, aposte na construção de videoaulas e vídeos interativos – estas ferramentas ajudarão a compor seu portfólio de atividades entregando uma maior compreensão sobre conteúdos importantes para a performance de suas equipes e uma retenção mais significativa do aprendizado!

Sugerimos a você a leitura de outros dois artigos relacionados:

 

Equipe Clarity Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *