Vantagens e diferenciais do v-learning em treinamentos corporativos

Vivemos em um mundo cada vez mais rápido e dinâmico, repleto de inovações tecnológicas que nos conduziram a novas fronteiras do conhecimento – nossa sociedade nunca produziu tantas informações quanto hoje e o mundo nunca experimentou um período tão rico e promissor para o conhecimento. Todas as mudanças recentes que enfrentamos (tecnológicas e comportamentais) moldaram nossa realidade e nossas condutas de alguma forma: a democratização da tecnologia, a variedade cada vez maior de gadgets e aplicativos à nossa disposição, o avanço das redes sociais: o mundo nunca foi tão extenso, apesar de caber na palma de nossas mãos!

Este novo ambiente tecnológico e social exige de nós inteligência, preparo e flexibilidade, especialmente quando pensamos em como nos comunicar com nossos alunos em treinamentos corporativos – o universo e-Learning foi muito impactado e beneficiado pela recente explosão tecnológica e não podemos deixar de aproveitar estas oportunidades! Neste contexto, vamos começar com uma pergunta simples? O que parece mais interessante e promissor: passar horas lendo um manual de centenas de páginas ou assistir um vídeo dinâmico que aborde o mesmo conteúdo de forma prática, direta e até mesmo interativa? Definir uma estratégia de treinamento obviamente não é tão simples assim, mas esta pergunta pode nos ajudar a entender porque o vídeo aplicado à aprendizagem é uma das ferramentas mais utilizadas na educação corporativa.

Explore o potencial do v-learning no aprendizado de suas equipes

Conteúdos multimídia como as videoaulas e os vídeos interativos inspiram e engajam os alunos no processo de aprendizagem de diversas maneiras. Através de formatos e conteúdos criativos nós podemos:

  • Reter o conhecimento e promover oportunidades de aprendizado autênticas e conectadas com a realidade corporativa;
  • Estimular a curiosidade dos profissionais sobre o conteúdo dos treinamentos;
  • Desenvolver atividades aprimoradas que estimulam a autonomia do aluno e o trabalho em equipe;
  • Motivar estes alunos a participarem e se engajarem nas atividades propostas;
  • Promover uma aprendizagem mais frequente e contínua;
  • Apresentar de forma mais simples diferentes conceitos e conteúdos;
  • Introduzir cases e melhores práticas importantes para o desenvolvimento da produtividade de suas equipes;
  • Divulgar conteúdos complementares relevantes para a rotina de trabalho de seus profissionais;
  • Encorajar a comunicação e a troca de experiências;
  • Influenciar o ambiente corporativo;
  • Criar uma cultura de troca de ideias e valorização da comunicação;

03 grandes diferenciais do v-learning em treinamentos corporativos

Ajuda na construção do pensamento crítico e na solução de problemas

O vídeo learning apresenta ideias e conceitos de forma atraente e orgânica, oferecendo uma experiência de aprendizagem simples e prática que reduz a sobrecarga cognitiva e maximiza a retenção do aprendizado. Isso não só facilita o pensamento profundo e a compreensão de diferentes conteúdos, mas também ajuda o profissional a adquirir habilidades de resolução de problemas que são cruciais para um melhor desempenho no trabalho;

Compreensão + retenção = efetividade

Algumas ideias são mais fáceis de demonstrar do que explicar. O v-learning consegue apresentar conceitos complexos (e até mesmo abstratos) de forma simples e o próprio formato das videoaulas permite que os profissionais acessem seu conteúdo de forma imediata, repetindo e pausando quantas vezes for necessário, ampliando assim a compreensão teórica e a retenção prática do conhecimento.

Reduz o tempo e os custos de treinamento

Os vídeos são perfeitos para nossa cultura mobile: funcionam em diversos equipamentos, podem ser rapidamente distribuídos e compartilhados e permitem acesso a conteúdos específicos a qualquer momento. Estas características permitem um uso mais racional do tempo e também indicam outra qualidade importante deste formato: o baixo custo de produção, gravação e distribuição, graças às tecnologias disponíveis no mercado, cada vez mais acessíveis e abrangentes;

Uma das grandes vantagens do vídeo é a sua conexão natural com o ambiente atual: ele pode ser ágil, independente, interativo. Pode ser facilmente acessado, armazenado e compartilhado. É ainda uma plataforma que amplia os pontos de contato dos alunos com o conteúdo do treinamento e ajuda a fomentar novas conexões entre conteúdos, ideias e pessoas, garantindo melhores resultados e impactando positivamente o desenvolvimento de competências cruciais tanto para os objetivos corporativos quanto para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus funcionários.

As vantagens que apontamos acima sugerem que os vídeos estarão cada vez mais presentes nas iniciativas de aprendizagem, e não é para menos: eles entregam flexibilidade, customização e personalização de conteúdo e podem ser formatados para os mais diversos tipos de audiência, auxiliando as organizações a investir com assertividade em seus projetos de treinamento!

Recomendamos a você a leitura de outros 2 artigos publicados no nosso blog e relacionados ao tema acima:

 

Equipe Clarity Solutions
clarity.com.br
relacionamento@clarity.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *