Tudo o que você precisa saber sobre as Trilhas de Conhecimento

Seu time está lutando para cumprir com suas tarefas e/ou com dificuldades crescentes para atingir seus objetivos? A produtividade está baixa e o engajamento na execução de tarefas é um obstáculo para o desenvolvimento de suas equipes? Se as respostas a estas perguntas forem positivas é bastante provável que algumas lacunas nas competências de seu time estejam afetando os seus resultados.

Este é um cenário relativamente comum, especialmente diante de um ambiente corporativo em constante evolução, onde a cada dia novos conhecimentos e habilidades são requeridos. Uma estratégia interessante para vencer estes desafios é investir na construção do aprendizado através das trilhas de conhecimento.

Esta estratégia é o melhor caminho para as empresas que precisam desenvolver várias competências essenciais para determinados cargos ou funções de forma abrangente.

Por exemplo: um profissional de vendas precisa desenvolver múltiplas habilidades para atingir seus objetivos – primeiro ele precisa conhecer estratégias de marketing e negociação, além de se aprofundar na formulação de preços e aspectos técnicos dos produtos e serviços que comercializa. Não menos importante, este profissional também precisa trabalhar a oratória e suas habilidades de relacionamento – sendo assim, podemos criar, através das trilhas de aprendizagem, cursos específicos para cada uma destas áreas, com o objetivo de desenvolver este colaborador de forma gradual e completa.

As trilhas de aprendizagem, sequências integradas de experiências e atividades estruturadas para guiar os alunos ao longo do processo de aprendizado, ajudam a construir o conhecimento necessário para a aquisição de competências e habilidades técnicas essenciais para o desempenho profissional de sua força de trabalho.

 

A estruturação do treinamento corporativo em caminhos de aprendizagem está diretamente conectada à ideia de um desenvolvimento contínuo, que ajude seus colaboradores a avançar profissionalmente e também em relação aos objetivos estratégicos da empresa. Cada profissional possui formações, hábitos e conhecimentos distintos, por isso é importante que cada um possa escolher seu próprio caminho na hora de ampliar seus horizontes – o aprendizado autodirigido significa criar, escolher e buscar, individualmente, as oportunidades de crescimento alinhadas às necessidades de aprendizagem.

Uma trilha de conhecimento é um caminho de aprendizagem pessoal, centrada no aluno, que enfatiza metas e objetivos específicos, bem como suas preferências pessoais de aprendizagem.

 

Capturar o interesse de seus alunos é crucial para garantir um bom nível de aprendizagem, portanto sua empresa deve ser capaz de despertar e incentivar os membros de sua equipe não apenas a participar do treinamento, mas também a analisar os seus pontos fortes e fracos. As trilhas de aprendizagem permitem que cada profissional tenha uma visão mais clara sobre o que é necessário para alcançar suas metas de carreira.

Para garantir os resultados nos treinamentos também será preciso mensurar o envolvimento e o comprometimento dos funcionários nas atividades diárias. O ideal é que a aquisição do conhecimento seja testada através da participação dos colaboradores em novos projetos – desta forma, com foco no desempenho, será possível avaliar os avanços conquistados e verificar o valor das novas competências adquiridas. Assim como o aprendizado, as avaliações podem ser feitas de forma personalizada, o que ajuda a mapear o impacto do treinamento em cada um de seus colaboradores.

Trilhas de Aprendizagem proporcionam a evolução das competências e ajudam o funcionário a ser um agente transformador de sua própria carreira.

 

Os benefícios das Trilhas de Conhecimento

Para planejar quais ações farão parte de cada trilha de aprendizagem, é preciso realizar, previamente, uma análise bem estruturada do perfil e dos conhecimentos pré-existentes em sua operação. Conhecer profundamente o público e as necessidades de aprendizagem e desempenho de seu time é fundamental para que as trilhas não representem apenas uma sequência de atividades, mas sim estratégias educacionais que proporcionem uma continuidade no desenvolvimento de seus colaboradores.

As Trilhas de Aprendizagem garantem à empresa uma estruturação mais sólida do processo de entrega do treinamento, dando aos gestores a habilidade de controlar tanto a ordem na qual os módulos foram pensados, quanto o prazo em que esses cursos estarão disponíveis ou deverão ser completados. Para tanto, é preciso que os módulos e conteúdos de seu treinamento sejam desenvolvidos obedecendo a uma sequência lógica de evolução, garantindo que o conhecimento gerado em uma etapa seja base complementar para a aquisição de novos conhecimentos na próxima fase, por exemplo.

Para garantir esta entrega é essencial contar com um Learning Management System. O LMS é uma plataforma completa de gestão que garante à sua empresa a administração de todos os aspectos do treinamento e é capaz de estruturar a cadência da evolução das trilhas de aprendizagem, demonstrando de forma clara o avanço do aluno ao longo de cada fase do programa, ajudando inclusive a identificar eventuais falhas ou oportunidade de aprendizado.

Outro aspecto positivo das trilhas de aprendizagem: elas permitem testar o conhecimento recém-adquirido de forma mais rápida. Basta prever etapas que apresentem desafios lógicos e realísticos, motivando seus alunos a participar ativamente da resolução de problemas e da construção de novos entendimentos, por exemplo.

Mas as trilhas de aprendizagem não se resumem apenas à construção de módulos ou à definição da estrutura do treinamento: para que os objetivos de aprendizagem e desempenho sejam alcançados é necessário investir na produção de conteúdos e na construção de novas interações e recursos que promovam a interação e facilitem a retenção do conhecimento. O encadeamento de teorias, conceitos e atividades práticas é potencializado quando trabalhamos com objetos de aprendizagem diferenciados.

Uma vez que o conteúdo seja desenvolvido de acordo o desenvolvimento do caminho de aprendizado, é preciso garantir que estas informações estejam sempre ao alcance de seus profissionais. As atividades, avaliações e quaisquer outros recursos de treinamentos on-line somente atingirão seus objetivos quando os alunos puderem acessar o curso sempre que precisarem: construa sua trilha de forma compatível à tecnologia mobile disponível, para que seus alunos possam acessar o treinamento de forma completa a partir de seus notebooks, tablets ou smartphones, por exemplo.

As trilhas são uma parte importante deste processo de modernização da aprendizagem, pois garantem aos alunos uma experiência contínua que os motiva a perseverar na construção de novos conhecimentos e aquisição de competências que serão fundamentais em sua jornada profissional – e também serão relevantes para os objetivos de cada organização.

Equipe Clarity

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *