04 razões especiais para adotar as trilhas de conhecimento

Aprender é uma jornada: o conhecimento nos conduz constantemente por novos caminhos, novos pensamentos, novos saberes. Um dos maiores trunfos dos treinamentos na modalidade e-Learning é a capacidade de adaptar essa jornada de acordo com cada aluno, respeitando suas características e também de acordo com as necessidades e objetivos da organização.

Uma estratégia para viabilizar isso são as Trilhas de Conhecimento, um conjunto de conteúdos e atividades que são apresentados gradualmente aos alunos, de forma sequenciada e estruturada, para que eles avancem de forma orientada e de acordo com seus objetivos e ritmos individuais.

As Trilhas de Conhecimento representam o caminho individual de aprendizado para cada aluno, de forma a promover maior engajamento, foco e retenção.

Pouco importa onde esteja em sua carreira: todo profissional deve ser motivado a continuar aprendendo. Mas para garantir este desenvolvimento será preciso definir qual será o caminho de aprendizado que ajudará cada um de seus colaboradores a maximizar seu potencial. Este trabalho não é positivo apenas para seu time – ele também é importante para o desempenho atual e futuro de sua organização!

Com as trilhas de conhecimento podemos agregar uma série de benefícios aos seus treinamentos corporativos, sobretudo por se tratar de um método que pode promover um aprendizado dirigido, rápido e envolvente em um mundo cada vez mais acelerado e digital. Separamos a seguir 04 benefícios das trilhas de conhecimento. Vamos conferir?

Flexibilidade de criação e entrega: As trilhas de conhecimento são compostas por interações personalizadas para cada conjunto de módulos do treinamento, com critérios e atividades especificamente desenvolvidos para os objetivos de cada uma destas etapas – o segredo deste método está em transformar tarefas complexas em pequenas tarefas gerenciáveis, permitindo flexibilidade tanto na criação do conteúdo, quanto em sua entrega e compartilhamento: a acessibilidade via notebooks, smartphones e tablets, somada à conveniência do acesso on-line 24 horas ajudam a garantir a adesão ao sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS). Outro ponto positivo desta flexibilidade é o fato de permitir a entrega de certificações parciais, à medida que o aluno avança pelas etapas do treinamento – esta possiblidade aumenta a motivação individual de seus profissionais, pois garante uma sensação de realização e avanço cada vez que um módulo é concluído.

Novas competências em menos tempo: as trilhas de conhecimento garantem um aprendizado direcionado, garantindo maior otimização do tempo de quem aprende. Com sua construção modular é possível atacar diversos pontos distintos das necessidades de treinamento ao mesmo tempo, sem distrair ou reduzir a compreensão de seus alunos – muito pelo contrário, a sequencia lógica do caminho estabelecido pelas trilhas conduz naturalmente seus profissionais em direção à formação de novas competências e o faz de forma profundamente conectada à realidade corporativa, valorizando o tempo dedicado pelos alunos e pela organização na execução do treinamento.

Aprendizado individual e engajado: cada profissional tem o seu ritmo e estilo de aprendizagem – é por isso que é importante integrar teorias, atividades e exercícios práticos de forma a oferecer um cardápio extenso de alternativas para que seus colaboradores tenham a oportunidade de seguir o melhor caminho para seu desenvolvimento, adaptando seu percurso de aprendizagem conforme seus interesses e capacidades – a base das trilhas de conhecimento é a abordagem autocentrada que confere aos alunos certo nível de controle sobre sua própria experiência on-line. A retenção do aprendizado e o engajamento no treinamento se dão pela liberdade de escolha, expandindo habilidades e criando novas competências alinhadas às atividades cotidianas de seu time.

Facilidade de aquisição (e custos menores): por serem divididas em etapas, as trilhas de conhecimento podem ser facilmente adicionadas de forma isolada ao treinamento. Isto quer dizer que sua empresa pode complementar ou alterar uma parte significativa de seu projeto, caso haja necessidade, sem precisar refazer ou reestruturar todo o conteúdo já formatado pensando em suas equipes. Se durante a evolução do programa e-Learning for diagnosticada uma nova demanda ou surgir uma atualização importante, basta ajustar pontualmente um pedaço da trilha, sem a necessidade reescrever ou republicar todo o conteúdo.

As trilhas de conhecimento ajudam organizações e profissionais a identificar quais são seus atuais conhecimentos e habilidades e também a adquirir e desenvolver novas competências que serão vitais para os resultados da companhia. Através da evolução estruturada do conhecimento podemos promover uma experiência única de aprendizado, onde as necessidades de cada aluno são atendidas de forma dirigida, garantindo um desempenho alinhado aos objetivos de negócio da organização.

Equipe Clarity
www.clarity.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *