Como a gamificação pode aperfeiçoar os resultados do seu time de vendas

Trabalhar com vendas não é fácil: bons vendedores trabalham com um nível de entrega muito alto, com foco, atenção e dedicação totais aos clientes e aos objetivos da empresa que promovem. Estes profissionais são capazes de identificar e compreender os desejos atuais e futuros de seu mercado consumidor e precisam trabalhar para se manter constantemente um passo à frente da concorrência, assegurando às suas companhias as receitas necessárias para o desenvolvimento contínuo de seus negócios.

Encontrar estes profissionais prontos no mercado pode ser difícil, mas a educação corporativa nos garante a chance de formar e desenvolver times de vendas totalmente alinhados aos objetivos estratégicos de sua empresa – para iniciar este processo primeiro precisamos considerar…

Os três principais desafios de um treinamento corporativo voltado para a área de vendas:        

Motivação: identificar os motivos e impulsos que levam seus colaboradores a agir como agem dentro de sua empresa e em relação a seus objetivos pessoais e profissionais é um fator importante no momento de estruturar e desenvolver seu treinamento corporativo e as atividades que nele serão realizadas;

Engajamento: o grau de envolvimento de seus profissionais é outro ponto relevante. O engajamento é em parte resultado da motivação pessoal de seus colaboradores, mas pode ser desenvolvido e aprimorado através de exercícios e interações que valorizem a experiência, o conhecimento e a evolução profissional, por exemplo;

Experiência prática: vender é trabalhar no dia a dia de seus clientes, é olho no olho – um treinamento de vendas precisa transformar seus objetivos estratégicos em experiências reais, conectando o aprendizado de seus profissionais à vivencia prática do cotidiano de negócios.

Os benefícios da Gamificação para o seu treinamento de vendas

Uma estratégia muito eficaz para conectar estes 03 pontos principais, a gamificação vem ganhando espaço por sua capacidade de transformar conceitos em experiências práticas e enriquecedoras de aprendizagem. Separamos a seguir 05 benefícios que a gamificação agrega ao seu treinamento e como ela impacta de forma positiva o desempenho de seu time de vendas. Confira!

Desenvolvimento de novas competências

Por meio da gamificação podemos trabalhar de forma personalizada e direta os principais conhecimentos e habilidades necessários para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus profissionais, de forma alinhada aos objetivos estratégicos de sua empresa. Desafios e exercícios práticos que simulam situações reais e permitem que o aluno experimente a tomada de decisões contribuem para a aquisição de novas habilidades.

Nova postura profissional – motivação e engajamento

Os games permitem que seus profissionais participem ativamente do seu processo de aprendizado. Pontuações, insígnias e recompensas projetam uma percepção de conquista e evolução que valoriza o crescimento e motiva seus alunos a prosseguir com o aprendizado ao mesmo tempo em que estimula o desempenho no dia a dia corporativo.

Cultura colaborativa e fortalecimento dos relacionamentos

Talentos individuais são importantes, mas no fim do dia é a força e o trabalho conjunto de uma equipe que realmente faz diferença nos resultados operacionais. Através de conteúdos gamificados podemos simular missões e atividades específicas para desenvolver em seus profissionais pensamentos e atitudes colaborativas, que valorizem a troca de ideias e informações de negócio como um ponto chave para o sucesso individual e coletivo de seus profissionais enquanto fortalece o relacionamento interpessoal de seu time.

Engajamento na busca por resultados

A gamificação conecta teoria e prática de forma muito natural: os games são excelentes ferramentas para inserir seus colaboradores dentro de cenários realistas e complexos que traduzem de forma fiel o cotidiano corporativo e seus desafios, transformando atividades comuns em desafios atrativos que elevam os níveis de retenção e engajamento. Uma experiência prática de aprendizado colabora para que suas equipes se mantenham focadas e atentas a seus objetivos, o que fortalece a busca por resultados mais efetivos e duradouros para sua operação.

Competividade de forma saudável

Os games possuem uma dinâmica competitiva muito clara: cada jogo possui um objetivo específico e cabe a cada jogador se esforçar para conquistar o primeiro lugar, acumulando pontuações e prêmios ao longo do caminho. Esta dinâmica é uma excelente oportunidade de estimular a competitividade entre seus colaboradores de maneira sadia e amigável, com todos jogando através das mesmas ferramentas e condições de jogabilidade – o ambiente lúdico ajuda a estabelecer e compreender os limites de ação e o papel que a liderança deve desempenhar na condução das equipes, por exemplo.

A gamificação é uma excelente estratégia para envolver e engajar seu time de vendas tanto em relação ao seu desenvolvimento no treinamento corporativo, quanto em seu progresso cotidiano em direção aos objetivos de negócio da sua organização – esta é a chave para um maior engajamento, além de garantir resultados mais expressivos em suas vendas!

 

Equipe Clarity
www.clarity.com.br

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