Realidade Virtual – O que é e o papel que desempenha na Educação Corporativa

A constante evolução tecnológica tem ampliado gradualmente o alcance e o potencial dos programas de treinamento corporativo: o desenvolvimento e aprimoramento de aplicativos e ferramentas digitais estabeleceu novos níveis de imersão e engajamento e introduziu conceitos promissores para o futuro do e-Learning.

Uma das inovações mais interessantes é a Realidade Virtual (RV), uma estratégia de aprendizado que tem potencial para transformar a forma como aprendemos, disponibilizando conteúdos interativos e imersivos para qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer momento.

O que é Realidade Virtual?

A Realidade Virtual é uma tecnologia sofisticada e elaborada que utiliza diversos recursos audiovisuais qualificados para criar cenários digitais que reproduzam de forma fiel nossa realidade física.

Esta construção permite desenvolver experiências de aprendizado simuladas em ambientes controlados, mas que resultam em impactos reais na criação de novos conhecimentos e habilidades, representando uma grande evolução para o processo de aprendizado.

As principais vantagens de um treinamento através da Realidade Virtual

A Realidade Virtual é uma estratégia altamente democrática: podemos desenvolver os mais diversos cenários de treinamento, considerando tanto os objetivos da empresa quanto a experiência e expectativas do profissional que será treinado.

Por exemplo: através da RV podemos criar modelos 3D precisos que reproduzam maquinários ou ambientes de produção de forma extremamente realista, ajudando a instruir profissionais que precisam trabalhar seguindo orientações técnicas muito específicas, e tudo isto pode se desenvolver em um ambiente 100% seguro.

Isto não quer dizer que riscos inerentes à execução das atividades de suas equipes não possam ser abordados: a Realidade Virtual permite customizar a abordagem de acordo com os aspectos que deseja treinar de forma mais direta junto às suas equipes, incluindo atividades que tenham algum grau de risco envolvido – ou até mesmo negociações que exijam o cumprimento de regras de compliance, por exemplo.

A RV oferece diversas vantagens para um treinamento corporativo:

  • É capaz de simular situações perigosas ou arriscadas dentro de um ambiente controlado;
  • Oferece simulações precisas e realistas que facilitam a compreensão do conteúdo por meio de situações contextualizadas;
  • Pode ser aplicada a um grande número de alunos corporativos, mesmo que estejam em locais distantes ou distintos;
  • Oferece estímulos físicos e visuais que aumentam o envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, aumentando a retenção e o engajamento;
  • Garante revisões, avaliações e feedbacks em tempo real;
  • Ajuda na contextualização e compreensão de conceitos e teorias complexas;
  • Assegura um aprendizado mais divertido e agradável, essencial para motivar os alunos a continuar no caminho de aprendizagem.

A Realidade Virtual é o futuro da educação

Com a RV os alunos retêm muito mais conhecimento do que o fariam se apenas lessem ou estudassem o conteúdo do treinamento em sala de aula. As experiências oferecidas pela Realidade Virtual resultam em um aprendizado mais efetivo e prático: a simulação controlada da realidade torna possível compreender atividades que vão de treinamentos médicos para estudo de procedimentos complexos a exercícios de combate para militares, passando pelo estudo de conceitos tão complexos como física quântica, algo inimaginável para muitas pessoas.

A Realidade Virtual é um investimento acessível: com o avanço desta tecnologia os custos de aquisição dos óculos de RV reduziram substancialmente: um destes e um smartphone para revolucionar a experiência de aprendizado de suas equipes – estes dois equipamentos são acessíveis, fáceis de utilizar e conseguem simular de forma realística a aplicação prática dos conceitos e teorias apresentados a seus alunos durante o treinamento, garantindo que os principais pontos do curso sejam repassados com precisão a todos os seus alunos.

Procuramos constantemente por novas maneiras de tornar a transferência do conhecimento mais fácil, mais rápida e mais eficaz: a Realidade Virtual é capaz de transformar a forma como entregamos o conteúdo educacional de treinamentos corporativos. Através da premissa de criar um mundo virtual – real ou imaginado – e ao permitir que os alunos interajam com este universo criamos uma experiência disruptiva que promove maior engajamento e fortalece o desempenho de suas equipes.

Equipe Clarity
www.clarity.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *