A aplicação da Realidade Virtual na Educação Corporativa

Qual é o principal objetivo do programa de treinamento e desenvolvimento de sua força de trabalho?  As estratégias de aprendizagem por meio do e-Learning estão em constante evolução, seja pelo rápido avanço tecnológico ou pelas simples mudanças de comportamento das pessoas – se você está focado em ajudar seus colaboradores a desenvolver novas competências e a melhorar o seu desempenho talvez encontre na Realidade Virtual um caminho promissor para explorar novas possibilidades de capacitação.

A Realidade Virtual é uma tecnologia que está singularmente posicionada para levar os programas de aprendizagem corporativos além do simples processo de aquisição e compreensão de novos conhecimentos – ela garante uma experiência de aprendizado prática e conectada com a realidade, assegurando o engajamento e a motivação necessários para elevar resultados.

Por que usar a realidade virtual na educação corporativa?

A RV tem um grande potencial para as equipes de pesquisa e desenvolvimento. Aliás, segundo pesquisadores da área de educação, há quem diga que existem coisas que só se pode aprender na prática, por meio da experiência e da vivência. É como uma mãe que diz a seu filho para não colocar o dedo na tomada porque é possível levar um choque: muitos de nós realmente não entendem até que experimentam o poder da eletricidade.

Embora a Realidade Virtual ainda esteja em seus estágios iniciais como uma ferramenta de aprendizado em larga escala, o potencial é realmente enorme. Aliás, você deve estar imaginando que a adoção da RV na educação corporativa exige altos investimentos, mas a verdade é que esta estratégia foi amplamente beneficiada pela democratização da tecnologia: trata-se de um recurso viável, que pode ser adotado a partir de um smartphone que conte com uma boa capacidade de processamento e de óculos de realidade virtual que podem ser encontrados atualmente por cerca de R$ 20,00, por exemplo. Isso significa que a infraestrutura necessária já existe e é totalmente acessível.

O uso da Realidade Virtual na educação tem se mostrado muito eficaz: esta é uma ferramenta que não apenas utiliza a tecnologia para atrair os alunos, mas como um aspecto fundamental do processo de aprendizagem, oferece aos participantes a possiblidade de aperfeiçoar as suas habilidades em cenários realistas que contextualizam de forma muito mais eficaz ambientes simulados com situações que contribuem para uma formação mais ágil, marcante e eficiente.

Organização logística, programação e utilização de maquinários específicos, exercícios de negociação e argumentação, treinamentos de vendas, implantação de novos sistemas, reforço de regras de compliance, integração de novos colaboradores, promoção da cultura corporativa: pense em qualquer possibilidade, a Realidade Virtual está à sua disposição para viabilizar projetos inovadores em qualquer área de formação.

O futuro da realidade virtual no ambiente corporativo

A tecnologia base utilizada na estruturação de cenários de realidade virtual é promissora e a cada dia se torna mais acessível, permitindo um elevado grau de customizações de conteúdo e aplicação em escala.

Atualmente a maioria dos aplicativos de RV envolve o aprendizado voltado à realização de tarefas que exigem determinado grau de conhecimento técnico: são uma vertente dos “serious games”, jogos desenvolvidos para fortalecer e incrementar o aprendizado corporativo.

No futuro próximo, podemos esperar inúmeras formas de aplicação da RV para o aprendizado, seja no ambiente educacional ou corporativo, como criar espaços virtuais colaborativos para aproximar o trabalho de diferentes equipes: pesquisadores estão explorando novas formas de equipes remotas usarem esta tecnologia de forma colaborativa, através de dispositivos que conectem as pessoas independentemente de onde estejam. Outro aspecto promissor é a união entre a realidade virtual e a realidade aumentada (uma mistura entre componentes virtuais e reais para permitir uma interação mais significativa entre estes dois universos).

A RV transforma o treinamento corporativo em uma experiência extremamente imersiva, que envolve e captura a atenção dos profissionais de forma definitiva: o foco normalmente está na execução de tarefas propostas e na tomada de decisões, o que transforma o aprendizado em uma experiência muito mais factível, agregando relevância ao conteúdo do treinamento. Trata-se, portanto, de uma excelente estratégia para engajar e elevar os resultados de aprendizagem.

Equipe Clarity
www.clarity.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *