Realidade Aumentada: o que é e qual o seu papel na Educação Corporativa

A vontade de transformar as nossas experiências cotidianas é uma constante do pensamento humano: nossa capacidade de compreender e desenvolver novos conhecimentos e habilidades é o principal motor deste processo.

Por isso, pensar sobre como o aprendizado acontece e sobre novas estratégias para desenvolvê-lo são aspectos essenciais para organizações que desejam aproveitar todas as potencialidades que as novas tecnologias agregam e aplica-las em novas abordagens para os diversos desafios que nos cercam.

A Realidade Aumentada é um caminho inteligente para aqueles que buscam desenvolver novos conceitos e métodos de aprendizagem. Sua capacidade de conectar (e enriquecer) a realidade através de conteúdos digitais garante um leque maior de opções de aprendizagem, uma mistura entre ideias inovadoras e tecnologias de última geração que ajuda organizações, especialistas e alunos a progredirem de forma mais ágil e consistente.

 

O que é Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada (RA) é a tecnologia que expande nosso mundo físico, adicionando a ele camadas de informações digitais: por meio de sons, imagens e interações animadas podemos criar cenários interativos que unem o mundo real e o mundo virtual em uma mesma experiência, ampliando as possibilidades que cada contexto nos oferece.

Mas ao contrário da Realidade Virtual (RV), a RA não cria ambientes artificiais em substituição aos reais: ela complementa a nossa realidade por meio da integração de impressões autênticas e sensações imersivas para que as camadas digitais sejam percebidas como partes naturais de um mundo único, que nos oferece experiências mais vívidas, enriquecedoras e surpreendentes.

A tecnologia por trás da Realidade Aumentada começou a ser trabalhada desde os anos 1960, mas seu uso comercial, primeiramente restrito à indústria do entretenimento, só começou a ser explorado na década de 1990. Com a chegada dos smartphones e a ampliação do acesso à internet a RA passou a ser uma tecnologia cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, complementando as atividades cotidianas de várias maneiras: no mercado de games através do Pokémon Go, no mundo do entretenimento por meio do enriquecimento de eventos ao vivo e na indústria do turismo através da demonstração de destinos turísticos, por exemplo. Ou então, na área da educação, que se beneficia sobremaneira das potencialidades da Realidade Aumentada por meio de modelos interativos que agregam valor e fortalecem o processo de aprendizagem e treinamento.

As últimas décadas foram marcadas pela revolução do e-Learning e desde então vivenciamos um ambiente educacional cada vez mais digitalizado, impulsionado constantemente por inovações tecnológicas como a RA, que agrega novas dimensões à aprendizagem:

 

Transforma conceitos abstratos e difíceis em conhecimentos de fácil compreensão

A RA permite a renderização de modelos 3D de praticamente qualquer tipo de objeto ou ideia, ela existindo na nossa “realidade” ou não. Esta facilidade é essencial na contextualização do aprendizado e torna palpável conceitos e teorias que nem sempre são fáceis de explicar de outra maneira. Esta capacidade também é uma importante aliada na construção do engajamento dos seus alunos ao treinamento.

 

Estimula a criatividade e a curiosidade

A própria natureza tecnológica da Realidade Aumentada gera um interesse natural dos alunos sobre seu potencial dentro e fora da sala de aula – a conexão gerada entre os universos real e virtual estimula a curiosidade de todos sobre o seu potencial, os faz pensar criticamente sobre o mundo ao redor e também instiga a investigação criativa por soluções que corrijam e/ou aprimorem velhos hábitos e competências que precisam ser revisados para abrir espaço para a inovação.

 

Aprimora as habilidades de colaboração

Aplicativos de RA oferecem grandes oportunidades para diversificar e enriquecer as experiências de aprendizado oferecidas pelo seu programa de aprendizagem: aulas, atividades e games interativos, onde todos os alunos estão envolvidos no processo de aprendizagem ao mesmo tempo, ajudam a melhorar as habilidades de trabalho em equipe e a fortalecer as suas equipes.

 

E também faz de seus alunos profissionais mais responsáveis ​​e independentes

Quando nos predispomos a aprender vivenciamos momentos diversos: da facilidade com determinado assunto às dificuldades com um ou outro tópico, devemos nos comprometer a seguir no caminho do aprendizado. A Realidade Aumentada é envolvente e motivadora porque pode oferecer um grau elevado de satisfação pela realização: através de interações especiais é possível apresentar conteúdos que estimulem os alunos a aprenderem em seu próprio ritmo. Isto faz com que seus profissionais se tornem responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento, gerando a confiança e a independência que fortalecem o desempenho individual e coletivo.

Ao complementar as experiências oferecidas pelos universos real e virtual, a Realidade Aumentada impacta a forma como vemos, imaginamos e compreendemos estes dois mundos – na educação, é capaz de entregar experiências mais envolventes e divertidas de aprendizado, que ajudam os alunos a adquirir, processar e reter novos conhecimentos de modo muito mais eficiente e impactante.

Equipe Clarity
www.clarity.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *