Universidade Corporativa, a estrela da Educação Empresarial

Universidades Corporativas (UC) são estruturas organizadas e voltadas para ações educacionais (incluem-se aqui os treinamentos tradicionais, indo, no entanto, além desses), implantadas em empresas e pensadas de maneira a atender basicamente dois objetivos:

– desenvolver técnica-intelectualmente seus colaboradores e outros públicos de interesse da organização;

– realizar a gestão e difundir conhecimentos, que atendam aos objetivos de permanência e crescimento da empresa no mercado.

A maioria das atividades das Universidades Corporativas é desempenhada com o suporte das novas tecnologias (computadores, smartphones, cursos online, Internet). Esses recursos permitem que as Universidades Corporativas sejam mais ágeis, eficientes e eficazes através de um custo operacional mais racional.

 

Então, a Universidade Corporativa é o bom e velho T&D, com um nome mais moderno?

Não!

O conceito de UC vai além dos objetivos de um departamento de Treinamento e Desenvolvimento.

Quando falamos sobre o tradicional T&D, pensamos em treinamentos de ordem operacional, que devem ser aplicados a determinado colaborador, para que execute atividade específica. A Universidade Corporativa vai além. Seu objetivo passa a ser de identificar, reunir, gerenciar e transmitir o conjunto de conhecimentos adquiridos e existentes na organização.

Retornando ao exemplo do funcionário treinado pelo Treinamento e Desenvolvimento. Sob a ótica da UC, procuraríamos mostrar a esse funcionário o objetivo da operação para a qual ele (ou ela) está sendo treinado e sua importância no contexto da empresa como um todo. Mais do que treinar mecanicamente um colaborador, a UC prepara o colaborador para uma carreira na corporação e contribuindo para seu crescimento.

 

“Espere, mas a minha empresa não é escola!”

Vivemos a Era do Conhecimento e as organizações precisam estar alinhadas com essa realidade e conscientes disso, sob o risco de não conseguirem sobreviver em médio ou longo prazo, caso não percebam que hoje, quem detém o conhecimento detém o poder.

E mais, o conhecimento é dinâmico e altamente mutante, quer dizer, “o conhecimento de hoje, talvez não sirva mais amanhã”. Deduzimos daí, que as Universidades Corporativas precisam estar em constante processo de aprendizagem e evolução, assim como cada um de seus colaboradores. Atenção ao mercado, aos concorrentes, às novas tecnologias são pontos fundamentais de sobrevivência e longevidade para profissionais e organizações.

 

Novas Tecnologias e Universidades Corporativas: tudo a ver!

Imaginemos uma estrutura muito bem montada de gestão e transmissão de conhecimento dentro de uma empresa, mas que não lança mão de recursos tecnológicos digitais (softwares de gestão, cursos online, pesquisa em Internet, etc.).

Já pensaram nos problemas logísticos (por exemplo, transporte de funcionários e de facilitadores para aplicação de um simples curso) e o quão custosas seriam as operações e ações educacionais desenvolvidas nessa empresa?

Pois é, os recursos que as modernas tecnologias nos oferecem favorecem e possibilitam a materialização de projetos de educação corporativa, que sem elas seriam de execução inviável.

 

“Mas são muitas coisas pra pensar… Quem pode me ajudar?”

Existem consultorias especializadas no planejamento e auxílio de desenvolvimento projetos educacionais para empresas. Uma boa consultoria pode auxiliar desde a criação de um curso na modalidade e-Learning, até a implementação de softwares de gestão (LMS), dentre outras iniciativas.

Quer conversar sobre esse assunto? Entre em contato conosco! Estamos à disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *