Realidade Aumentada (RA), uma tecnologia realmente inovadora!

Imagine a seguinte situação:

Você está andando em um supermercado, nota um determinado produto na prateleira que chama a sua atenção e fica curioso para saber mais a respeito desse produto. Então, pega seu celular, aponta a câmera para a embalagem e na tela do seu smartphone, além da imagem do produto, que está ali na frente da lente da câmera, é exibida uma janela onde um apresentador, em um breve filme, começa a explicar os diferenciais desse produto. Interessante, não?

Mágica?

Não, é a tecnologia propiciando o recurso da Realidade Aumentada (RA).

Um aplicativo no smartphone, permite que através da câmera  apareçam elementos, que não estão no “mundo real”, ampliando a realidade de maneira virtual.

E mais, é possível interagir com os elementos da RA na tela de seu aparelho, por exemplo, alterar as cores de uma parede ou de qualquer outro objeto, mover elementos no espaço (em três dimensões), entre outras possibilidades.

Para você entender melhor, veja o breve vídeo de demonstração abaixo:

Já pensou no que podemos fazer usando tal recurso? Existem inúmeras aplicações para a Realidade Aumentada, tanto no mundo corporativo quanto acadêmico-educacional.

Bem, algumas aplicações já são bem exploradas para ações de marketing, informações técnicas sobre produtos e até jogos (como o Pokémon Go).

 

Algumas ações, utilizando essa tecnologia:

– painéis de eletrodomésticos usando o recurso de Realidade Aumentada para explicar o funcionamento e fornecer orientações ao cliente consumidor;

– RA mostrando detalhes sobre produtos e sobre seus fabricantes nas prateleiras das lojas e supermercados;

– ações de marketing promocional em shopping centers, onde as pessoas com seus smartphones podem sair pelos corredores à caça de prêmios e ofertas diversas;

– ilustrar aulas de História ou de Geografia, apontando um smartphone ou tablet para uma determinada região de um mapa e vislumbrar uma imagem ou ocorrência daquele local.

– trabalhar na tela do celular com átomos e moléculas, podendo movê-las com toques das pontas dos dedos, enquanto apontamos a câmera para substâncias que estão sobre uma mesa.

Enfim, podemos pensar em um número enorme de aplicações. Cada profissional em sua área de atuação pode imaginar a Realidade Aumentada como recurso valioso para obtenção de resultados em comunicação com o público, atração da atenção, engajamento, facilitação em treinamentos e orientações a usuários de equipamentos, etc.

Muito bom, mas essa tal de RA deve ser um recurso caríssimo…

Sabe o que é o melhor de tudo isso?

Assim como tantos outros recursos tecnológicos disponíveis, à medida que a Realidade Aumentada vai sendo usada pelos diversos segmentos de mercado e de negócios e conforme vai se popularizando, seu valor de investimento vai se tornando mais acessível.

Assim como computadores, smartphones, softwares diversos, etc. , a RA hoje pode ser desenvolvida para projetos diversos por valores viáveis e proporcionando uma relação custo-benefício melhor até do que outros recursos tecnológicos, por conta do alto grau de atratividade, comunicabilidade e acessibilidade que proporciona.

Quer saber mais sobre Realidade Aumentada e suas aplicações? Entre em contato conosco. Vamos conversar a respeito. É muito bom aprender trocando ideias, não é mesmo? Esperamos seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *