O Novo Aprendiz – Colaborador, no Contexto das Tecnologias Digitais

A transformação digital é um processo no qual as organizações fazem uso da tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores. Nesse contexto, será que as pessoas estão preparadas para se adaptarem às mudanças provocadas por tal transformação?

Vale a pena lembrar que o treinamento ou a transmissão de conhecimentos adequados ao colaborador da empresa pode resultar em melhorias de resultados para a organização como um todo. Então, qualificar bem o funcionário e mantê-lo atualizado é saudável para o negócio.

Aqui não se trata somente de treinamento técnico, sem a educação de ordem comportamental. É preciso desenvolver competências, que possibilitem uma melhoria de performance, até mesmo na habilidade de aquisição de conhecimentos técnicos e no uso de ferramentas digitais.

Se um funcionário não consegue compreender a importância do comportamento colaborativo, não conseguirá fazer bom uso de uma rede social interna, que possa ser disponibilizada na empresa, para compartilhar conhecimento, por exemplo. Ainda, a segurança da informação da corporação depende diretamente das boas práticas dos usuários.

A Era da Organização 4.0 (alguns preferem a terminologia Era da Indústria 4.0) envolve o melhor uso das tecnologias digitais, porém, com foco no ser humano – seja o cliente externo ou interno. Assim conseguem-se os melhores resultados.

Se não compreendermos as pessoas, as novas tecnologias simplesmente deixarão de fazer sentido. Elas (as tecnologias) devem ser meios para atingir objetivos e não fins em si mesmas.

Então, usamos, por exemplo, as redes sociais para conseguir compreender melhor as pessoas e passar a elas as mensagens adequadas, que atendam nossas expectativas. Quando são nossos funcionários os envolvidos e as mensagens são os cursos e treinamentos voltados para melhoria da performance, o quadro não é diferente da atenção com o cliente externo.

Você consegue visualizar a rede que se forma?

EMPRESA qualifica CLIENTE INTERNO/FUNCIONÁRIO para entender e atender expectativas do CLIENTE EXTERNO que responderá com feedback positivo ou negativo usando NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS que impactarão os resultados da EMPRESA.

Cursos em e-Learning (EAD) ou presenciais, gerenciados com ferramentas digitais (LMS) devem oferecer conteúdos técnicos e comportamentais ao novo aprendiz, para desenvolver competências, que levem ao seu crescimento pessoal e profissional.

Dessa forma teremos um profissional engajado, satisfeito e qualificado, levando à nova cibersociedade, que ora temos diante de nós uma imagem positiva da organização a que pertence.

Tanto pela produtividade resultante do processo, quanto pela imagem, que levará através de comentários e avaliações positivas sobre seu local de trabalho postados pelas virulentas infovias cibernéticas.

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