As vantagens da combinação de diferentes formatos educacionais

Quem já ministrou aulas presenciais ou mesmo palestras sabe que uma das habilidades fundamentais para o bom instrutor, professor ou palestrante é a manutenção da atenção e do interesse do público, durante a sua explanação.

Boa parte do que deverá ser apreendido pela audiência depende da capacidade em manter sua atenção, focada e literalmente “pensando” naquilo que está sendo dito, mostrado e ensinado.

Quando falamos em educação a distância (EAD), mormente em cursos e treinamentos on-line, a situação não é diferente. Atrair a atenção dos públicos de interesse na chamada para um curso e até despertar sua curiosidade para acessar o conteúdo é somente uma parte do desafio.

Manter a atenção e o foco do aprendiz em ações via e-Learning exige o conhecimento de técnicas pedagógicas ou andragógicas, que devem ser observadas por quem pretende obter resultados satisfatórios de aprendizagem de sua audiência.

Entre outras, uma dessas técnicas é utilizar adequadamente a variação de formatos de objetos educacionais em um mesmo programa ou curso.

Como assim? Variar os formatos dos objetos educacionais dentro de um programa ou curso?

A ideia em si é bastante simples: partimos do princípio, que será muito melhor buscar a manutenção da atenção dos aprendizes, se, em um determinado curso, apresentarmos o conteúdo em formatos variados ou de maneiras diversas. Por exemplo: uma seção inicial com um vídeo, seguindo-se com uma parte em texto (leitura), um minijogo ou desafio para reforço, um podcast para reflexão, etc.

É claro que tudo isso deve ser feito de forma pensada, atendendo princípios de teorias de aprendizagem e de comunicação. O cuidado essencial é não cair na armadilha de simplesmente juntar aleatoriamente uma porção de mídias, sem lógica e/ou embasamento teórico.

O ideal é que tal estrutura seja pensada por um especialista, normalmente um desenhista instrucional ou, pelo menos, por alguém que tenha conhecimentos básicos de metodologias e técnicas educacionais.

A estratégia de combinar formatos educacionais diversificados também proporciona um aproveitamento mais amplo pensando em grupos heterogêneos, isso porque as pessoas de fato aprendem de maneiras diferentes de acordo com o seu perfil.

Alguns serão mais visuais, outros se sentirão mais confortáveis quando os conceitos forem apresentados de forma sistemática, enquanto muitos gostam de ser desafiados e de aprender com a prática, ou seja, fazendo.

Gostei da ideia, mas não temos ninguém que saiba fazer isso aqui na empresa!

Isso é normal. Para isso existem as empresas/consultorias especializadas em desenvolvimento de soluções educacionais digitais, cujo papel é compreender melhor o contexto e os desafios da iniciativa para então propor soluções educacionais adequadas, de acordo com o público-alvo, os tipos de conteúdo a serem abordados, prazos e orçamento.

Tais consultorias contam com equipes especializadas, guiadas por um desenhista instrucional, para o desenvolvimento de programas, curso ou trilhas com essa abordagem.

A partir de um determinado conteúdo, normalmente fornecido pelo cliente, faz-se um desenho da solução. E se for detectado, que o melhor caminho será o desenvolvimento de um trabalho que contenha vários formatos de objetos educacionais, assim será proposto.

Já ouviu falar sobre o formato OnePage?

Trata-se de um formato digital, que pode acolher diversos outros formatos de objetos educacionais diferentes (textos, vídeos, banners, games, simulações, podcast, etc.) e tem se mostrado uma solução eficiente, eficaz e econômica, para quem quer ou precisa estruturar seus cursos pensando na diversificação de formatos.

Sabe o que também é interessante? O OnePage pode ser empacotado e publicado na sua plataforma de aprendizagem (LMS) e então acessado pelo eu público de modo que seja possível gerenciar o seu progresso e desempenho. Além de ser um formato responsivo que já de adapta nativamente ao tamanho de tela do dispositivo utilizado (notebook, smartphone, tablet, etc.).

Quer saber mais sobre o formato OnePage? Então acesse esse outro artigo do nosso blog: Cursos On-line em Formato OnePage: Características e Vantagens

Caso você queira saber mais sobre as alternativas e estratégias de diversificação de formatos educacionais faça contato com a nossa equipe. Vamos conversar e juntos buscar a melhor solução para o seu projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *