As 4 Chaves Mágicas…para um curso on-line de sucesso!

Todos sabemos que a Internet está repleta de “dicas infalíveis” e “fórmulas absolutas” de sucesso para todo tipo de coisa. De fato, não existe mágica quando pensamos em aprendizagem, mas existem questões que se forem planejadas e executadas com cuidado podem representar uma enorme diferença em termos de resultado.

Nesse artigo propomos algumas orientações simples que, se seguidas à risca, aumentarão e muito as chances de sucesso do seu projeto para implementação de treinamentos on-line. Isso também significa que se você não seguir essas orientações estará assumindo um grande risco de alguma coisa dar errada no seu projeto.

Quais são então as 4 chaves mágicas que citamos acima?

ADEQUAÇÃO

Adultos aprendem com maior facilidade quando os conteúdos apresentados fazem sentido para sua vida prática, tais como elementos que o ajudem a resolver problemas e questões cotidianas.

Então, se puder criar um contexto de apresentação do conteúdo em seus cursos, que simule, exemplifique ou reflita o dia-a-dia do aprendiz, certamente obterá melhores resultados em termos de aceitação e qualidade de aprendizagem.

Por exemplo: para pessoas que precisam operar um determinado sistema, um simulador do mesmo, que crie situações com contexto ou desafios passíveis de ocorrência, pode ser uma boa alternativa de método educacional.

SIMPLICIDADE

A ideia aqui é falar sobre simplicidade de linguagem e de operacionalidade para o curso disponibilizado para quem deve aprender. Já pensou: precisar fazer um primeiro curso só pra aprender como navegar pelo treinamento principal? Complicado, não é mesmo?

Então, lembre-se de compor elementos gráficos tão simples quanto possíveis, sem poluição visual e um menor número de “fases” ou “etapas de acesso” a um recurso desejado.

Exemplificando: criar um learning game com dezenas de etapas “inúteis” e complexas, para chegar até a ação central, que levará ao conteúdo que desejamos, certamente será desestimulante para quem estiver participando do jogo de aprendizagem.

Outro exemplo? Lotar de elementos uma determinada imagem, que represente um ambiente, tornando um verdadeiro “Onde Está Wally” a busca pelo elemento central da cena, que levará à aprendizagem desejada.

ESTÍMULO

Esta chave está intimamente ligada à capacidade de conhecimento das pessoas. O que estimula alguém a continuar fazendo com entusiasmo uma determinada atividade? Como manter acesa a chama do interesse?

Lançar desafios (exequíveis) em etapas intermediárias de um objeto educacional (os jogos se prestam bem a isso) é um caminho bem interessante. Provocar a curiosidade para surpresas, que podem ocorrer em etapas posteriores também funciona muito bem.

INOVAÇÃO

A quarta chave mágica que propomos para a criação e construção de seu objeto educacional de sucesso, em verdade é uma característica que precisa estar presente em todas as ações corporativas ou não, atualmente. Em um mundo de rápidas mudanças, a inovação, as ações e ideias transformadoras são fundamentais.

Proponha um novo formato em seus cursos e treinamentos hoje e quando anunciar o próximo programa aos aprendizes, a expectativa será de acesso a novidades. E, em via de regra, o ser humano adora novidades.

Aprendemos as coisas, desde a mais tenra infância, porque o mundo que se apresenta diante de nós é uma grande novidade e todas as coisas nele contidas são inovações.

Mesmo assim lembre-se: inovações não somente em formatos, mas também nos conteúdos. Abordar sempre as mesmas coisas, do mesmo jeito, enfatizando os mesmos pontos pode tornar-se enfadonho e complicar o processo de aprendizagem.

Então, percebeu como não se trata de algo tão complexo, quando sabemos usar as 4 chaves mágicas com habilidade?

Se você ainda tem dúvidas, sugerimos a leitura de outro artigo do nosso blog que pode ser um ótimo complemento para o que tratamos até aqui: Preciso produzir os cursos on-line da minha empresa, e agora?

Caso possua um projeto e queira conversar conosco a respeito, teremos satisfação em colaborar. Aguardamos o seu contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *