O Microlearning e seus benefícios

O Microlearning é um tipo de objeto de aprendizagem que carrega pequenas “doses” de conhecimento, como sugere o seu nome.

O formato pressupõe um método de aprendizagem em que o conteúdo é entregue ao aprendiz de forma objetiva, com foco em uma informação bem definida, delimitada e única. É comum o microlearning ser conhecido também como pílula de conhecimento.

A abordagem deve possuir uma linguagem simples e direta, podendo se apresentar em formatos populares e eficazes, tais como o vídeo, podcast, texto, infográficos, mini games, etc., que facilitem a compreensão do conteúdo pelo aluno.

Esse modelo pode ser disponibilizado em plataformas de aprendizagem (LMS), dentro de uma abordagem mais formal, ou por meio de ferramentas digitais de comunicação (como o WhatsApp, Skype, etc.), dentro de uma abordagem educacional mais informal e ágil.

O principal objetivo do microlearning é entregar um conteúdo (muitas vezes complexo) de forma mais objetiva e simplificada, por meio de pequenas e rápidas sessões de estudo.  A ideia é oferecer doses mais frequentes, porém, menores de conteúdo, facilitando a aprendizagem do aluno ou reforçando pontos principais de conhecimentos adquiridos anteriormente, através de cursos mais extensos.

Os assuntos organizados e focados de forma mais concentrada e com uma linguagem mais acessível demanda menos tempo e concentração do aprendiz, para a sua compreensão.

É uma metodologia orientada ao aluno, que possibilita o acesso apenas aos tópicos mais importantes, mais necessários, principalmente ao aprendiz corporativo, para o qual o fator tempo muitas vezes é um desafio.

Para exemplificar, vamos considerar uma aula normal ou um curso em e-Learning padrão que geralmente dura mais tempo e aborda inúmeros temas. No microlearning, a mesma aula pode ser dividida em diversas partes menores, cada uma delas focada em um ponto específico.

Assim o interessado poderá percorrer todo o conteúdo gradualmente em diferentes momentos ou assistir apenas aos tópicos que lhe sejam realmente necessários, em um dado momento.

É uma ótima ferramenta para alcançar resultados eficientes e eficazes na educação corporativa, voltada aos profissionais que normalmente possuem uma rotina de tarefas mais intensa.

Na pesquisa “The Micro Learning and Narration”, Theo Hug, da Universidade de Innsbruck, na Áustria, explora as possibilidades de storytelling e narração no microlearning. Assim ele descreve o microlearning: “é uma resposta para os desafios dos alunos. O microlearning facilita a aprendizagem com unidades de aprendizado menores e atividades focadas em curto prazo” (Hug, 2015).

3 Benefícios do Microlearning:

– Otimização do tempo: para os profissionais de Educação Corporativa e T&D, as aulas podem ser produzidas mais agilmente (em menos tempo), pois os conteúdos são menores e mais objetivos. Já para os alunos, o microlearning é mais fácil de ser consumido dada a sua curta duração, o que garante maior flexibilidade de tempo.

– Facilidade de manutenção: por ser um formato curto, a manutenção torna-se mais simples e rápida. A ação de retirar, adicionar, substituir e fazer atualizações no conteúdo pode ser concluída com maior agilidade.

– Personalização: no início deste artigo, mencionamos que o microlearning é um modelo de aprendizagem orientado ao aluno. De fato, ele viabiliza a personalização da aprendizagem, pois como são objetos curtos, podemos direcionar os conteúdos, buscando atender às necessidades de cada profissional. Aqui podemos fazer uma analogia com os blocos de montar. Pense em cada pílula de conhecimento como uma peça que pode ser encaixada com outras para formar uma trilha de aprendizagem personalizada exclusiva para um determinado indivíduo, cargo, departamento, etc.

O microlearning certamente se apresenta como uma solução muito interessante, mas para garantir sua eficácia e gerar os melhores resultados possíveis, sua produção deve ser orientada e desenvolvida por profissionais conhecedores de metodologias e técnicas educacionais. Quer saber se o microlearning se encaixa no seu projeto? Conhecer um pouco mais sobre o assunto? Faça contato com a nossa equipe! Teremos satisfação em conhecer os seus desafios e apresentar soluções aderentes para cada um deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.