Cursos de catálogo ou sob medida: como usá-los?

Os cursos online vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações, devido às diversas vantagens que oferecem diante das ações presenciais tradicionais.

A expressão “curso online”, diante do atual “cibercontexto” no qual estamos inseridos, acaba não sendo muito específica nem explicativa. Isso porque existe um leque de modelos e formatos de objetos educacionais digitais que podem ser chamados de “cursos online”.

Por exemplo: uma videoaula, um jogo de aprendizagem online, uma animação explicativa, um e-book digital… enfim, qualquer formato de objeto educacional que seja disponibilizado e acessado pelas redes digitais (internet) pode ser classificado de forma genérica como um “curso online”.

Quando pensamos sobre a escolha da melhor abordagem, precisamos sempre considerar as características de cada demanda de treinamento. Em relação a um determinado tema de estudo, podemos ter necessidades diferentes para públicos distintos dentro de uma mesma organização.

Por exemplo, pode ser necessário aprofundar mais o conhecimento sobre um tema para um público específico e menos para outros públicos. Esse contexto oferece oportunidades para abordagens diversificadas.

Diante de tais demandas, é normal ter que decidir entre dois caminhos: produzir um curso customizado (sob medida) ou buscar um curso pronto, também chamado de curso de catálogo ou de prateleira.

Essa decisão dependerá da análise de alguns fatores. Os cursos de catálogo normalmente tratam os temas de forma mais genérica e sem um grande aprofundamento. São cursos mais curtos e funcionam muito bem para introduzir conceitos e/ou equalizar conhecimentos. Também envolvem um investimento bem menor, quando comparados ao desenvolvimento sob medida.

Por sua vez, os cursos customizados acabam abordando questões mais específicas da organização, tais como políticas, procedimentos próprios, produtos etc.

Vale a pena explorarmos algumas estratégias interessantes para a adoção de ambos os modelos:

Complemento de trilhas de aprendizagem

Os cursos de catálogo podem ser utilizados de forma combinada com cursos customizados para a composição de trilhas de aprendizagem mais robustas. Os cursos de catálogo podem introduzir conceitos para que, depois, os cursos customizados aprofundem o conhecimento em temáticas específicas da organização.

Catálogo de cursos aberto

Frequentemente as organizações adotam os cursos de prateleira para a composição de catálogos mais completos, que funcionam como uma biblioteca aberta de conhecimento, que os colaboradores podem consultar para se matricular livremente.

São cursos não obrigatórios, que permitem que uma pessoa consolide o seu processo de autodesenvolvimento. Nessa biblioteca, também podemos pensar em incluir cursos customizados para torná-la ainda mais atrativa.

Construção de uma cultura de aprendizagem online

O sucesso de uma iniciativa de aprendizagem online depende da criação de uma cultura bem sucedida na organização, em que as pessoas compreendam a importância e valorizem o conhecimento disponibilizado nessa modalidade.

Por esse motivo, muitas organizações adotam uma estratégia inteligente de buscar conteúdos de catálogo para lançar o seu projeto com um vasto acervo de cursos. Isso permite que esse processo de aculturamento aconteça de forma mais ágil.

Estratégia combinada com o presencial

Existem treinamentos que precisam continuar sendo aplicados no modelo presencial para uma maior efetividade junto ao público. Isso não significa que o online não possa ser adotado para tornar o processo de aprendizagem ainda melhor.

Nesse sentido, os cursos de catálogo podem ser adotados para preparar um determinado público, antes da realização do presencial. Essa equalização prévia do conhecimento pode garantir que o momento do treinamento presencial seja mais produtivo, tratando-se de temas mais avançados.

Certamente existem outras estratégias além das que tratamos até aqui, e seria difícil esgotarmos todas as possibilidades neste momento, mas as oportunidades que descrevemos servem para fornecer uma boa visão geral sobre como os diferentes tipos de cursos podem ser aplicados.

Você tem interesse em conversar mais sobre esse assunto? Precisa de ajuda para escolher as melhores soluções para seu programa ou projeto de educação corporativa? Gostaria de conhecer os cursos de catálogo da Clarity Solutions?

Pode nos chamar para uma conversa. Será um prazer contribuir com a sua iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.