Educação Corporativa - Plataformas de Aprendizado (LMS)

5 ações para medir os resultados de treinamentos corporativos

5 ações para medir os resultados de treinamentos corporativos

A rotina de mensuração da eficácia dos treinamentos corporativos é de suma importância, afinal, trata-se de um investimento que almeja objetivos específicos relacionados aos negócios.

Portanto, essa eficácia diz respeito à qualidade do treinamento realizado e à avaliação sobre o atingimento de suas metas e objetivos.

Vamos às ações:

  1. Reação e percepção de quem aprende

Em um primeiro momento, vamos avaliar a reação (positiva ou negativa) do aprendiz ao treinamento. Costuma-se fazer isso, aplicando-se um questionário de reação, ao final do curso ou treinamento. Podemos enviar uma pesquisa eletrônica para medir os índices de satisfação com os cursos oferecidos e a percepção sobre o aproveitamento.

Em muitos casos, essa é a única ação avaliativa realizada. Porém, veremos a seguir mais quatro formas importantes de avaliação.

  1. Aprendizado ou apreensão do conhecimento

Um nível importante de avaliação é o de aprendizado ou aquisição de conhecimento. Uma prova final para verificação do aproveitamento dos aprendizes é sempre importante. Antes de verificarmos a aplicação cotidiana do conteúdo passado em curso ou treinamento, é preciso saber se houve, realmente, assimilação.

Essa avaliação deve estar diretamente relacionada aos objetivos de aprendizagem definidos para o curso.

  1. Aplicação do aprendizado

O próximo nível de avaliação deve responder à pergunta: eles estão aplicando o que aprenderam?

Para medir as mudanças comportamentais, devemos acompanhar os aprendizes-colaboradores por um período, que pode variar de 1 a 3 meses, após a conclusão do treinamento. Isso dá a eles tempo para a aplicação do aprendizado.

Existem diversos modos de medir a eficácia do treinamento, por exemplo: observações no local de trabalho por supervisores; observações de pares; auto-avaliações, etc.

  1. Avaliação de melhorias no dia a dia da organização

O treinamento corporativo deve tratar de gerar uma melhoria nas atividades e nos negócios da organização. É preciso saber quais medidas específicas de negócios ou KPIs (indicadores-chave de desempenho) você deseja alterar ou melhorar como resultado do treinamento.

Por exemplo, após um curso de treinamento de boas práticas de atendimento, você pode esperar que os clientes tenham uma percepção melhorada, sobre a empresa e seus funcionários. Você pode coletar esses dados por meio de pesquisas e concluir que o treinamento colaborou ou não com as expectativas nesse sentido.

Fatores como objetivos, custos e visibilidade do treinamento, serão determinantes sobre aquilo que precisa ser mensurado.

  1. Retorno sobre o investimento (ROI)

As avaliações de ROI costumam ser reservadas para programas de treinamento que objetivam mudar o desempenho dos negócios.

A taxa de ROI é medida ao dividir os resultados obtidos com o treinamento pelo custo do treinamento. Assim, a organização poderá avaliar a viabilidade financeira do seu investimento.

Uma plataforma de avaliação de treinamento para ajudar a processar custos de treinamento e dados de negócios pode ser muito útil nesse processo.

 Lembre-se que medir o ROI sobre um treinamento pode ser um processo complexo, pois os resultados obtidos podem ser bastante intangíveis. Dependendo dos objetivos do treinamento, o ROI poderia englobar, por exemplo, a taxa retenção de talentos ou o fortalecimento da cultura organizacional.

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