EAD - Educação Corporativa - Plataformas de Aprendizado (LMS) - Trilhas de Aprendizagem

5 benefícios do Learning Analytics para a Educação Corporativa

Você já ouviu falar em Learning Analytics (LA)?

É a utilização dos dados obtidos em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA/LMS), visando apurar o processo de ensino-aprendizagem.

Existem softwares de análise de dados, voltados especificamente para essa atividade, com recursos tecnológicos que estão entre os mais recentes para o setor de educação corporativa.

Mas para começar a utilizar o método de learning analytics é essencial, primeiro, escolher um bom LMS (Learning Management System). Ele é responsável pela coleta eficiente de dados, cuja análise pode beneficiar diretamente o trabalho de gestores, colaboradores e a organização.

Esses recursos permitem que coordenadores e gestores de educação corporativa compreendam o desempenho dos aprendizes-colaboradores como um todo. Tornando possível aprimorar soluções.

Tais ferramentas não somente coletam dados do LMS: elas utilizam tecnologias como Inteligência Artificial (IA), aprendizado adaptativo e teoria dos grafos para gerar análises compreensivas, transformando dados em informações úteis.

Para os tutores e coordenadores do processo de aprendizagem, essa tecnologia fornece informações úteis sobre a evolução dos colaboradores e gera insights para melhorá-la, além de permitir que se entenda melhor os interesses e as necessidades dos colaboradores, a fim de alinhá-los com os objetivos da organização.

E os 5 benefícios?

Até aqui, certamente já foi possível identificar uma série de benefícios, mas vamos organiza-los melhor em 5 categorias:

1 – Fornecimento de dados confiáveis, para dar suporte à tomada de decisões.

A primeira vantagem é que os tutores, coordenadores e aprendizes não precisam se basear, somente, em opiniões ou percepções. O LA oferece dados concretos e assertivos. Dados recolhidos diretamente do LMS são 100% confiáveis.

2 – Ajuda a compreender melhor o comportamento dos aprendizes-colaboradores.

A atitude dos colaboradores pode guiar o desenvolvimento de novos cursos, treinamentos ou trilhas de aprendizagem. Se estiverem desinteressados ou desmotivados, será mais difícil a compreensão do conteúdo estudado.

Com uma ferramenta de LA associada a um bom LMS, gestores terão uma visão geral sobre os interesses dos colaboradores nas ações de aprendizagem. Assim, poderão investir em modelos de aprendizado que gerem maior nível de engajamento e aproveitamento.

3 – Identifica lacunas e dificuldades individuais

Da mesma forma que as ações de LA contribuem para compreensão do comportamento dos colaboradores, também auxilia na detecção de problemas em potencial, durante o próprio processo de aprendizado.

Na EAD, os colaboradores podem ter receio em buscar ajuda. Com as análises de dados obtidas, é possível identificar, por exemplo, falhas na comunicação dos alunos e criar estratégias, para corrigi-las.

4 – Permite a personalização do ensino

Uma tendência dos últimos anos: ensino personalizado. O objetivo é tornar o aprendiz o centro de sua jornada de aprendizagem. Com isso, teremos um público mais engajado e motivado.

Em EAD, uma trilha personalizada se torna possível se a tecnologia funcionar a favor do planejamento. Ações de LA fornecem dados auxiliares em cada etapa do plano de personalização da trilha.

O aprendiz compreenderá melhor uma trilha de aprendizagem se identificar nela seus interesses e dificuldades.

5 – Garante feedback para cada colaborador

Ações e recursos de LA ajudam a oferecer retorno confiável para os colaboradores. As avaliações dos tutores e coordenadores, muitas vezes, não são precisas. Mas se forem baseadas em dados fornecidos pela tecnologia serão mais objetivas e detalhadas.

Enfim, o LA certamente pode agregar muito valor às iniciativas de Educação Corporativa.

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