EAD - Educação Corporativa - Plataformas de Aprendizado (LMS) - Trilhas de Aprendizagem

8 dicas para personalizar a experiência de quem aprende no seu LMS

Imagine a seguinte situação: você tem novos colaboradores sendo inscritos no LMS da sua organização. Eles se deparam com uma tela onde devem colocar login e senha para acessar o ambiente de aprendizagem.

Ao entrar na plataforma encontram um menu de opções para acessar funcionalidades, que não fazem ideia (ainda) do que se trata e uma lista de cursos, da qual não sabem direito se podem ou devem acessar. Quando finalmente descobrirem o curso que devem fazer (onde “clicar”), muito provavelmente já estarão um pouco impacientes e desmotivados.

O guia a seguir foi elaborado para prevenir esse problema. A ideia é ajudar você a mostrar que se importa com os usuários da plataforma, que compreende suas dificuldades iniciais e que procura antecipar as suas necessidades. Vamos procurar surpreender cada aprendiz de forma positiva, criando um clima favorável e mantendo o interesse dele nas atividades que deverão ser realizadas.

As dicas a seguir poderão não ser viáveis em todas as plataformas LMS, mas certamente se aplicam a maioria delas. Algumas das ações propostas exigem nível de permissão de administrador ou equivalente (isso pode variar em cada sistema). Caso você não seja o administrador da plataforma, sugerimos que converse e peça orientação dele.

Dica #1: Personalize seu e-mail de boas-vindas (ou e-mail de convite prévio ao LMS)

O e-mail de boas-vindas ou de convite prévio ao LMS é a primeira impressão antes do contato com a homepage de acesso à plataforma. Trata-se de uma ação muito simples e básica. São itens fundamentais do e-mail:

  • Mensagem de boas-vindas.
  • Orientação básica de como acessar a homepage do LMS.
  • informações sobre o login e da senha de acesso à plataforma.
  • Informações de um canal de contato ou suporte, para eventuais dúvidas,

 

Dica #2: Implemente temas baseados em grupos definidos

Criar trilhas de aprendizagem ou temas baseados em grupos com interesses ou funções comuns (aqui estamos pensando em um contexto de educação corporativa. A ideia dessa personalização é aproximar as ações de aprendizado ao cotidiano de cada grupo. É necessário atentar para a importância da criação de trilhas bem pensadas, bem planejadas.

Mesmo no caso de cursos opcionais, sempre que possível devem ser enfatizados em grupos, para os quais façam sentido.

Dica #3: Implemente um tour de usuário (único)

Apresente bem o LMS ao novo usuário, criando um “tour de acesso”.  Esse guia inicial deve levar em conta alguns princípios:

  • Mantenha o texto simples, leve e dimensionado adequadamente para equilibrar ênfase e contexto.
  • O tour deve ser opcional. Não exija que os usuários concluam todo o tour para usar o LMS. O ideal é incluir uma opção para desligá-lo e instruções sobre como iniciá-lo novamente mais tarde.
  • Torne-o visual! Use todos os recursos possíveis, para facilitar ao máximo a compreensão do usuário.

 

Dica #4: Adicione (você mesmo(a)) um vídeo

Adicionar um vídeo seu (sim, do administrador da plataforma) para os usuários, com uma breve apresentação pode criar um clima de aproximação e sensação de importância para o novo usuário. Um vídeo simples (estilo Tik Tok) com apresentação pessoal e um “por que estamos aqui” pode fazer diferença para motivar e dar confiança ao novo usuário.

Dica #5: Procure personalizar seu feedback

Claro que gostaríamos que todo feedback fosse único para cada indivíduo. Mas isso nem sempre é possível. Uma opção é o “feedback estruturado”, um recurso já disponível em diversas plataformas, que permite criar uma série de cenários de feedback e fornecer o mais apropriado para cada aluno de acordo com a situação. ao seu desempenho específico.

Provavelmente com o advento da Inteligência Artificial, podemos estar perto de uma nova era para as ações de feedback inteligentes.

Dica #6: Permita caminhos “múltiplos desejáveis”

Lembre-se de garantir flexibilidade aos seus usuários, por meio de menus, itens e links em sua interface.

É um equívoco ter medo de aplicar uma interface de usuário “desajeitada”. Isso porque, com o acompanhamento e monitoramento dos recursos mais utilizados pelos usuários ou com a realização de pesquisas, torna-se possível ajustar a plataforma para facilitar o acesso aos “caminhos” preferenciais de cada público.

Fique à vontade para eliminar caminhos que não utilizados ou retirar a ênfase de recursos pouco demandados.

Para maior aprofundamento nesse tema, recomendamos a leitura do nosso e-Book gratuito: Como transformar trilhas em jornadas de aprendizagem.

Dica #7: Facilite ao máximo o acesso ao suporte

Um ícone permanente de ajuda (HELP) no canto da tela é de extrema importância. Uma solução simples e eficaz.

O nível e a rapidez do atendimento também são fundamentais. A adoção de perguntas frequentes (FAQ´s) é uma ação interessante, mas nem sempre será suficiente. Escalar agentes de atendimento, por exemplo via chat ou agendar horário para o atendimento, podem ser recursos interessantes.

Dica #8: Atualize regularmente os alunos e comemore as conquistas

O princípio da recompensa pode ser estimulante. Boletins informativos sobre progressos na plataforma, comemorações por resultados coletivos obtidos são sempre positivos (mesmo que alguns não abram nem leiam esses e-mails de boletins, alguns o farão e poderão comentar com os que os não deram importância inicialmente).

Esses boletins podem conter anúncios gerais, agendamentos de datas futuras importantes, comemorações e felicitações por sucessos coletivos em eventuais avaliações. Ainda podem servir para informar sobre eventuais necessidades de atualizações do sistema, períodos de inatividade para manutenções, etc.

Dica bônus: Explore sempre seu sistema e experimente novas maneiras de interagir.

O envolvimento é uma jornada e não um destino. Sim, a frase clichê se aplica aqui no contexto em análise. Os estudantes, especialmente jovens e adolescentes, são as principais vítimas da “fadiga do envolvimento”, que descreve a situação em que uma forma divertida ou interessante de manter o envolvimento elevado acaba por começar a funcionar como antes.

Claro que não queremos que transforme seu LMS num carrinho de truques e diversões. De fato, não existe a obrigação de ter sempre um novo truque na manga.

A ideia é buscar autenticidade e da melhor forma possível e viável, manter aceso o interesse de seus colaboradores no processo de aprendizado. Acredite, se o aprendiz percebe que você, como administrador ou mesmo coordenador se importa com ele e com o processo de aprendizagem, a manutenção do interesse desse aprendiz-colaborador será uma consequência natural.

Referência: este texto foi adaptado do original em inglês LMS Personalization: 8 Quick-and-Easy Ways To Make Your Students Feel Seen (That Really add Up!) de autoria de Stephen Ladek.