Educação Corporativa - Pílulas de Conhecimento - Trilhas de Aprendizagem

A educação corporativa e a redução do turnover

Os especialistas em RH abordam constantemente a importância da retenção de talentos e as razões principais para a alta rotatividade nas empresas. São vários os motivos que levam profissionais a optarem por deixar as organizações onde trabalham.

Muitas vezes, empresas com alta rotatividade de funcionários geram uma percepção negativa junto ao mercado e mormente pelos bons profissionais.

Dentre as razões que podem levar bons funcionários a deixarem seus empregos, vale a pena ressaltarmos:

  • Salários muito abaixo da média de mercado;
  • Inabilidade de gestores nas relações humanas;
  • Ambiente de trabalho tóxico (competitividade interna não-saudável);
  • Em tempos atuais, a não possibilidade de trabalho híbrido ou home office;
  • Falta de valorização e reconhecimento – Sobre este último item, podemos dizer que existem diversas ações, que o empregador pode executar, a fim de que o funcionário se sinta valorizado. Dentre essas ações, a oferta de cursos e treinamentos, que possibilitem o crescimento pessoal e profissional do colaborador ocupa um lugar importante.

Um importante diferencial é oferecer ao funcionário a possibilidade de crescimento por meio de cursos e trilhas de desenvolvimento para o atingimento de níveis e requisitos de proficiência que possibilitem a ascensão na organização, assim como opões de aprendizagem que o permitam desempenhar melhor sua atividade atual ou mesmo evoluir em nível pessoal (por exemplo: apender um idioma como o Inglês ou se tornar proficiente em ferramentas de produtividade como o Excel).

O uso de trilhas de aprendizagem bem estruturadas, contendo conteúdo de qualidade devidamente alinhado aos interesses profissionais do colaborador, pode fazer toda a diferença dentro de uma estratégia voltada à retenção de talentos.

Isso pode envolver momentos de aprendizagem de diferentes tipos: cursos de catálogo para abordagens mais conceituais, cursos produzidos sob medida para tratar de temas específicos da organização, momentos síncronos com o uso de uma sala virtual por um instrutor, pílulas de conhecimento e simuladores para reforço da aprendizagem, dentre outros.

Existem plataformas de aprendizagem (LMS) que permitem a gestão integrada de todo o processo de aprendizagem, permitindo inclusive, uma abordagem híbrida com a mescla dos diferentes tipos de abordagem que citamos acima, com o objetivo de orientar e guiar o colaborador, facilitando a sua jornada.

“A empresa pensa e investe nas pessoas! Aqui eu tenho oportunidade de crescer!”

Esse tipo de pensamento certamente virá à mente dos colaboradores, e aqueles com consciência sobre a importância desse tipo de oportunidade, certamente levarão isso em conta antes de cogitar deixar a empresa trocando-o por outra, que sob tal aspecto, poderá ser uma incógnita.

E mais, o funcionário, sentindo-se valorizado, comentará isso fora da organização, levando para o mercado uma imagem positiva da empresa, como um bom lugar para se trabalhar, atraindo assim, novos talentos, sequiosos por fazer parte de sua equipe.

Para complementar este assunto, sugerimos também a leitura de outro artigo nosso: A Educação Corporativa como ferramenta de Endomarketing.

Obviamente, que a simples oferta de cursos e treinamentos, sem planejamento, avaliação e acompanhamento de profissionais especialistas na área de Relações Humanas, de pouco ou nada valerá.

Dentre outras questões, pense nisso, quando for decidir sobre a implantação de um programa de educação corporativa na sua empresa.

E na hora de escolher um LMS ou de desenvolver seus cursos on-line, procure contar com a orientação de uma empresa especialista em soluções educacionais corporativas digitais.

Ficou com dúvidas? Se quiser faça contato com a nossa equipe para conversarmos mais a respeito.