EAD - Educação - Educação Corporativa

A neuroeducação no contexto da Educação Corporativa

No contexto da educação corporativa, a neuroeducação pode ser uma ferramenta eficaz, no sentido de colaborar com o desenvolvimento dos aprendizes-colaboradores.

O que é Neuroeducação?

Neuroeducação é a matéria que trata dos processos de aprendizagem procurando compreender as atividades neurais neles envolvidas.

Seu objetivo é mostrar a dinâmica de interligação entre o cérebro e o processo de aprendizagem, ajudando a compreender como as informações são processadas e a maneira como o ser humano aprende.

O processo de aprendizagem não se limita à absorção de conteúdo, mas envolve uma rede múltipla de ações neuroquímicas e psicológicas, associadas ao contexto, ao meio onde se encontra o aprendiz.

E na Educação Corporativa…

A neuroaprendizagem no ambiente corporativo refere-se à utilização de estratégias educacionais baseadas na compreensão do funcionamento do cérebro humano. Ela reconhece, que cada colaborador é único, com diferentes estilos de aprendizagem, e visa adaptar os métodos de treinamento para atender a essas diferenças individuais.

Vejamos alguns benefícios do conhecimento e aplicação de princípios de neuroaprendizagem (relativo a neuroeducação):

  • Aceleração do aprendizado: a compreensão de como o cérebro assimila de modo mais eficaz, permite o desenvolvimento de programas educacionais corporativos, que acelerem a aquisição de novos conhecimentos e novas habilidades;
  • Retenção de conhecimento: ações neuroeducacionalmente fundamentadas também favorecem a retenção de novos conhecimentos a longo prazo. A retenção do conhecimento por mais tempo leva a colaboradores mais bem preparados, à medida que outros novos conhecimentos que virão no futuro possam somar-se aos já adquiridos;
  • Motivação e engajamento: a aplicação da neuroaprendizagem pode aumentar a motivação e o engajamento, criando experiências de aprendizado, que considerem as emoções e preferências dos aprendizes, inspirando no colaborador o desejo de evolução profissional, o que leva a uma maior dedicação.

A seguir, apresentamos algumas ações de ordem prática, que podem ser adotadas em  programas de treinamento:

  • Personalização dos métodos de aprendizado – Personalizar ao máximo possível o treinamento, de acordo com as necessidades laborais individuais de cada colaborador. Isso pode-se conseguir com uma avaliação prévia de habilidades e pesquisa de preferências de métodos de aprendizagem;
  • Utilização das tecnologias – a tecnologia tem papel importantíssimo em neuroeducação corporativa. Plataformas LMS, cursos e-Learning, RA, RV, vídeos interativos, gamificação, dentre outros recursos, quando bem aplicados, podem tornar o aprendizado mais interativo e envolvente;
  • Fornecimento de feedback – fornecer um retorno (feedback) contínuo e com intenções construtivas ao aprendiz-colaborador é de suma importância. Aqui podemos identificar gaps no aprendizado e permitir que o aprendiz ajuste, até mesmo, a própria maneira de estudar, de abordar o conteúdo.

Para complementar o entendimento sobre os temas acima, recomendamos a leitura do nosso e-Book gratuito: Teoria da comunicação na educação corporativa.

Obviamente existe muito mais sobre a neuroeducação do que o breve resumo, aqui apresentado.

Se quiser desenvolver seus planos e conteúdos educacionais, conforme os princípios de neuroaprendizagem, para garantir resultados mais positivos no processo, faça contato conosco por meio do formulário abaixo e juntos desenharemos a melhor solução para cada desafio educacional.