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A Teoria da Aprendizagem Social

 

teoria da aprendizagem social 2

Formulada pelo canadense Albert Bandura, trata-se de uma das teorias mais influentes sobre aprendizado. Albert Bandura é um psicólogo cognitivo da Universidade de Stanford, que criou a Teoria Social Cognitiva, anteriormente conhecida como Teoria da Aprendizagem Social. 

O meio social em que vivemos determina de forma significativa o desenvolvimento humano. A participação em grupos tradicionais como escola, comunidade, família influenciam diretamente o desenvolvimento da aprendizagem por um indivíduo.

Segundo Bandura, a teoria social cognitiva adota a perspectiva da agência para o autodesenvolvimento, adaptação e mudança. Ser o agente representa influenciar intencionalmente o funcionamento e as circunstâncias da vida. De acordo com esta visão, as pessoas são auto organizadas, proativas, autorreguladas e auto reflexivas.

A teoria do aprendizado social tem sido útil para explicar como as pessoas podem aprender coisas novas e desenvolver novos comportamentos através da observação de outras pessoas.

Conceitos Básicos

  1. Aprendizagem Observacional: A Teoria da Aprendizagem Social afirma que as pessoas podem aprender a partir da observação de outras pessoas que praticam um determinado comportamento. A chamada aprendizagem observacional explica a natureza das crianças de aprenderem ao observar pessoas ao seu redor, e eventualmente, imitando-as.

Através dos seus estudos, Bandura foi capaz de determinar 3 modelos básicos de aprendizagem observacional, os quais incluem:

  • Um modelo ao vivo e que envolve uma pessoa desempenhando um comportamento.
  • Um modelo de instrução verbal, o que envolve a descrição de detalhes sobre um comportamento.
  • Um modelo simbólico, que envolve um personagem real ou fictício que demonstra um determinado comportamento através de filmes, livros, televisão, rádio, mídia on-line dentre outros recursos.
  1. O estado de espírito do indivíduo é essencial para a aprendizagem. Seguindo este conceito, Bandura afirma que não são somente os fatores externos que afetam o comportamento e o aprendizado. Existe também a força intrínseca do indivíduo que se transforma em uma forma de recompensa interna ou um sentimento positivo após desempenhar um comportamento específico (exemplo: senso de completude, confiança, satisfação, etc.).
  1. Aprender não significa que haverá necessariamente uma mudança de comportamento do indivíduo.

 

Processo de Modelagem

O processo de modelagem desenvolvido por Bandura nos ajuda a entender que nem todos os comportamentos observáveis podem ser aprendidos efetivamente, e que o aprendizado também não implica necessariamente em mudança de comportamento. O processo de modelagem inclui algumas etapas para verificarmos quando o aprendizado social pode ser bem sucedido ou não:

Etapa 1: Atenção

A Teoria da Aprendizagem Cognitiva afirma que é necessário prestar atenção para aprender. Se um indivíduo deseja aprender a partir de um modelo de comportamento (a partir de uma pessoa que o demonstra), então torna-se necessário eliminar qualquer elemento de distração capaz de prejudicar a plena concentração no comportamento. Além disso, quanto mais interessante o modelo observado, maiores as chances do indivíduo prestar mais atenção e, portanto, aprender mais.

Etapa 2: Retenção

É fundamental que ocorra a efetiva retenção do novo comportamento. Sem a retenção, o aprendizado sobre o comportamento não estará estabelecido, e pode ser necessário retornar à observação do modelo novamente uma vez que o indivíduo não registrou suficientemente a informação sobre o comportamento.

Etapa 3: Reprodução

Quando um indivíduo obtém êxito ao prestar atenção e reter informações relevantes, torna-se então necessário demonstrar este comportamento. Isso significa praticar o comportamento aprendido de forma repetida para aprimorá-lo.

Etapa 4: Motivação

Sentir motivação para repetir um comportamento é um fator fundamental para qualquer indivíduo. Além do “saber fazer” é o “querer fazer”. Nesta etapa que entram questões como recompensas e penalizações. O indivíduo deve ser reconhecido / recompensado quando realiza um comportamento adequadamente, e ser avisado / penalizado quando o faz de forma inadequada.

Fonte: Social Learning Theory – Explorable.com

Equipe Clarity Solutions

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