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As pílulas de conhecimento e de avaliação

É notório entre os profissionais que atuam com treinamento e educação corporativa a necessidade de ações de reforço, para todo novo aprendizado, a fim de favorecer a retenção do conhecimento adquirido. Com o passar do tempo, tendemos a esquecer conhecimentos adquiridos, caso não haja um programa de reforço das informações introjetadas.

Tratamos mais a fundo desse assunto em um de nossos artigos: A curva do esquecimento na educação corporativa – Clarity Solutions.

Porém, uma questão ainda pode permanecer: será que repetir um treinamento periodicamente ou usar um recurso auxiliar para repetição de teorias podem ser suficientes, para que tenhamos certeza do aproveitamento e da retenção do aprendiz ao longo do tempo?

A resposta é não! Faltou adicionar aqui um elemento importante do processo: a avaliação.

É sobre esse elemento, associado à técnica educomunicacional das pílulas de conhecimento, que pretendemos abordar neste artigo.

O que se faz normalmente é, ao final de um determinado curso, aplicar um processo avaliativo ao aprendiz e depois, de tempos em tempos, alcançá-lo com mensagens breves, microtextos, pílulas de conhecimento, abordando pontos da teoria apresentada anteriormente, que julgamos importantes. Quase nunca nos questionamos se aquele reforço está sendo consumido e aproveitado.

É preciso que haja um retorno, uma possibilidade de verificação do aprendizado e é aí que entra a pílula de avaliação.

Em intervalos de tempo que julgar necessários e suficientes, após a aplicação de um determinado curso ou treinamento, e depois de uma “avaliação geral”, envie aos seus aprendizes mensagens com questões sobre o aprendizado teoricamente adquirido no treinamento.

Dois aspectos, aqui, são fundamentais, para que essa ação seja eficaz:

  • Procure fazer perguntas que ainda não foram feitas em treinamentos anteriores. Às vezes, por falta de tempo ou outra razão, resolvemos simplesmente repetir uma ou outra pergunta já realizada em avaliação anterior. Em termos de avaliação do conhecimento adquirido, o resultado dessa questão repetida estará comprometido;
  • Jamais negligencie a conferência das respostas dos aprendizes. Resposta dada tem que ser resposta conferida/corrigida. A adoção de avaliações com contexto, que simulem situações típicas, também pode aumentar a retenção do conhecimento, por associar teoria e prática. A gamificação pode ser uma importante aliada nesse sentido.

 

Para concluir, é muito importante também, sempre que possível, deixar disponível ao aprendiz um material de apoio, para que ele possa consultar, sempre que precisar.

Alguém questionará: “Ah, mas então ele vai consultar o material teórico para responder a pílula de avaliação!”. E responderemos: “Ótimo, que ele faça isso, pois a cada consulta estará revisando a matéria principal e reforçando o aprendizado”.

Quer conversar melhor sobre o assunto e conhecer as soluções em pílulas de aprendizagem e avaliação, que podemos desenvolver de forma personalizada, para o seu caso?

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