Educação Corporativa - Mobile Learning

Como Criar um Mobile Learning Atrativo

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Na medida em que os dispositivos móveis se popularizam e se modernizam cresce também o interesse das organizações em torna-los ferramentas ou meios mais eficazes para elevar cada vez mais a produtividade e o aprendizado das pessoas.

Uma questão chave para garantir que a experiência através do Mobile Learning (ou Aprendizado através de Dispositivos Móveis) funcione de verdade é reconhecer que desenvolver tais tipos de conteúdos ou recursos é bem diferente do que desenvolver cursos para o aprendizado pelo computador.

As motivações de quem aprende, a sua disposição em investir tempo, as limitações para exibição de conteúdos e as facilidades ou dificuldades de conectividade são fatores que determinam a necessidade de pensar diferente quando o assunto é Mobile Learning.

Vamos apresentar abaixo algumas sugestões que visam garantir que o seu público-alvo crie em si mesmo a necessidade de usar um aplicativo ou conteúdo Mobile, e de busca-lo constantemente reconhecendo portanto o seu valor.

#1 Desenhe com foco no Dispositivo

Ao planejar e desenvolver um aplicativo ou curso em Mobile Learning pense sempre nas diferenças que existem entre dispositivos e plataformas. Pesquisar e entender os tipos de equipamentos que o seu público-alvo possui é o primeiro passo para seguir o caminho certo. Depois disso, não tente reinventar o que já foi testado e é recomendado por outras pessoas. Siga as orientações técnicas já compartilhadas sobre Apple ou Android e tente ser diferente ou criativo em termos de conteúdo e interatividade mas não arrisque em termos de interface.

#2 Mantenha a Simplicidade

Mantenha tudo da forma mais simples possível. Evite de todas as maneiras exagerar na quantidade de opções e recursos. O foco principal deve estar na funcionalidade e facilidade de uso. Invista também na atratividade visual do seu aplicativo ou conteúdo. As pessoas são automaticamente atraídas pelo visual, mas novamente: mantenha a simplicidade e não exagere para não confundir o usuário.

#3 Garanta a Conveniência

Novamente uma sugestão relacionada à simplicidade. Pense na conveniência do seu usuário em todos os momentos de interação com o seu aplicativo ou curso. Além de ser fácil de usar, é preciso que seja fácil de obter e acessar também. Se estivermos falando de algo complicado as pessoas logo desistirão. Pense em usar uma ferramenta de busca (desde que aplicável) e garanta sempre que o acesso à informação ocorra em no máximo dois toques.

#4 Permita que o seu usuário seja social

Permita que o seu usuário compartilhe algo através do seu aplicativo ou conteúdo. Isso poderá promover um aprendizado colaborativo e motivar o público atendido. Dependendo do contexto, adicione um plug-in do Facebook, permita que o usuário compartilhe telas diretamente no Instagram, ou simplesmente avise para a sua rede via twitter que concluiu uma atividade ou aprendeu algo importante. Esses mecanismos, se bem utilizados e dependendo do contexto, garantirão diversão para os usuários, e as pessoas aprendem mais quando se divertem.

#5 Tente personalizar ao máximo

Entenda e lembre-se sempre que as pessoas são diferentes apesar de usarem o mesmo tipo de dispositivo. Estude maneiras para que cada indivíduo possa personalizar a sua experiência dentro das possibilidades. É necessário que a pessoa tenha a percepção de que o aplicativo ou conteúdo pode ser adaptado por ela ou para ela. Uma estratégia muito interessante é sugerir temas ou recursos de acordo com o histórico de acessos do usuário. Essa “inteligência” do aplicativo ou curso certamente será percebida pelo público atendido.

#6 Motive o Retorno dos Usuários

Nesse tópico não estamos falando somente em ter um conteúdo atrativo ou relevante. Devemos pensar em mecanismos que realmente motivem o usuário a acessar o conteúdo ou aplicativo todos os dias. Isso pode significar uma contagem de pontos diária para quem acessa e que pode alimentar um ranking (gamefication) ou benefícios para quem entrou vários dias em seguida para interagir com o aplicativo ou conteúdo. A criatividade nesse tópico pode garantir um elevado impacto na taxa de adesão e manutenção de visitantes.

 

Referências: Tips To Creating A Compelling Mobile Experience” – The App Entrepreneur Portal

Equipe Clarity Solutions

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