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Como usar a aprendizagem informal na educação corporativa

O que é aprendizagem informal?

A aprendizagem informal é aquela que ocorre de forma espontânea, mesmo que o aprendiz não esteja vinculado a um plano educacional. É o resultado do desejo voluntário de adquirir um determinado conhecimento, que pode ser concretizado pela busca pessoal em um texto, vídeo, palestra ou qualquer outro veículo, que possa servir de mídia (meio), para transmissão do conteúdo, que se deseja consumir.

Nesse contexto, cada pessoa tem liberdade para aprender no próprio ritmo, conforme a sensação pessoal de necessidade e pelos meios ou com as “ferramentas”, que lhe estiverem disponíveis e sejam mais adequadas ao seu perfil.

O aprendizado formal pressupõe uma estrutura curricular de cumprimento obrigatório, a fim de se atingir um objetivo, exemplos: estrutura acadêmica, trilha de capacitação (leia também nosso artigo sobre trilhas de aprendizagem: 04 razões especiais para adotar as trilhas de conhecimento). para carreiras em empresas, etc. Aqui, mesmo quando o aprendiz tem certa liberdade, para definir seu ritmo de estudo, ele permanece vinculado a um currículo obrigatório. Agora, o informal ocorre livre de tais estruturas.

Como usar ações educacionais informais na educação corporativa?

Há muitas formas de disponibilizar ou oferecer elementos, que facilitem a realização da iniciativa de busca de aprendizado pelo aprendiz. Eis alguns exemplos:

– Disponibilizar em espaço apropriado (exemplo: biblioteca de uma plataforma de treinamento) e-books, textos e até links de sites, objetivando a complementariedade de cursos formalmente oferecidos ou com assuntos de interesse da organização, mas que não estejam em um programa ou uma trilha formal.

– Disponibilização de vídeos curtos (pílulas de conhecimento), que possam despertar o interesse dos colaboradores e que permitam consumo imediato e livre.

– Abertura de espaços e contextos que permitam ao colaborador a observação das atividades de colegas (a observação da ação é uma forma de aprendizado).

– Realização de webinars, abordando assuntos que interessem tanto aos colaboradores quanto à organização.

– Disponibilizar mini games casuais ou quizzes sobre alguns temas de interesse, que reforcem conhecimentos previamente estudados ou que provoquem o interesse por novos assuntos.

É importante perceber o papel estimulador da busca de conhecimento pelo colaborador, que deve ser desempenhado pela empresa. Nesse sentido, a organização pode oferecer suporte, para tirar eventuais dúvidas; fóruns ou debates virtuais periódicos sobre assuntos mais procurados, etc.

Porém, não adianta simplesmente disponibilizar os objetos e elementos em um ambiente virtual ou pensar nas atividades e não divulgar tudo isso de maneira adequada, de forma eficaz. A comunicação bem feita estimula a curiosidade (é a “mãe” da busca pelo conhecimento).

Mas para que investir em educação informal?

Uma organização que estimula a aprendizagem informal está investindo no nível de qualificação e potencial de seus colaboradores, ampliando seus universos.

Esse contexto pode estimular a troca de informações, de conhecimento entre os empregados, colaborando com a melhoria da qualitativa e quantitativa da produtividade.

Ainda, a informalidade de alguns processos de aprendizado pode criar um clima acolhedor, para novos funcionários, colaborando para uma adaptação mais tranquila e proporcionando a possibilidade de aprendizado com as experiências dos mais antigos.

Vale a pena dedicar esforço em elementos de educação informal que possam complementar os programas formais.

Quer saber mais sobre objetos educacionais úteis em aprendizado informal? Faça contato conosco preenchendo o formulário abaixo. Teremos satisfação de conversar sobre os seus desafios.