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Dicas para um Relacionamento de Sucesso com Fornecedores de e-Learning

A decisão de terceirizar algum tipo de serviço sempre envolve algum tipo de risco. Ao não escolher o parceiro certo, o impacto pode influenciar diretamente a sua reputação junto aos seus clientes e parceiros. Então como avaliar e escolher corretamente? Como saber se tal fornecedor estará alinhado à sua organização?

dicas sucesso com fornecedoresVamos começar com uma premissa básica: uma relação de outsourcing de sucesso inclui o equilíbrio entre o alcance pleno da visão do cliente em relação ao projeto e o alcance de um resultado financeiro positivo pelo fornecedor. Os dois lados da equação são importantes para o sucesso.

Esta questão não é complicada. Quando esta equação está equilibrada, ótimos resultados podem ser obtidos por ambos. O produto pode ser lançado dentro do prazo, os treinandos ficam satisfeitos, os desafios de negócios são resolvidos e o relacionamento continua a se fortalecer.

Sem este equilíbrio, ninguém estará satisfeito. O produto demorará para ficar pronto, os especialistas não ficarão engajados, os treinandos provavelmente não aprenderão o que devem e muita energia será gasta para tentar salvar a parceria.

Dicas para Escolher o Parceiro Certo

Seguem alguns atributos que podem ser considerados questões chave na busca de um parceiro para os seus projetos de aprendizado:

Experiência

Este parceiro possui experiência na indústria em que atua? E aqui não estamos falando somente da empresa mas das pessoas que serão atribuídas para um projeto. A experiência também se aplica ao tipo de atividade que será desempenhada.

Metodologia

O parceiro possui uma? São dedicados a ela? Esta metodologia é entendida por todos os seus profissionais ou é algo que somente é abordado durante uma apresentação comercial? Adotar um método como o ADDIE por si só não é mais suficiente. O parceiro necessita de uma metodologia que seja claramente seguida por todos os seus profissionais. Ela pode ser mantida para pequenos e grandes projetos, de baixa ou elevada complexidade e em diferentes modalidades?

Infraestrutura

O parceiro é capaz de alocar pessoas na quantidade necessária para satisfazer as suas necessidades sem sacrificar a qualidade? O processo de recrutamento do parceiro é contínuo ou somente ocorre quando existe a necessidade? Existem pessoas no parceiro com experiência para atuar como orientadores e mentores e assim conduzir os mais jovens? A equipe é centralizada ou descentralizada? O turnover é elevado? 

Processo

O parceiro possui processos padronizados e refinados, incluindo fases de planejamento, desenho, revisões, testes, desenvolvimento de produtos e fluxos de comunicação? Como o parceiro organiza a composição da sua equipe? Todos os profissionais seguem o processo? Deming disse uma vez: “Você aloca boas pessoas em um processo ruim e o processo sairá vencedor todas as vezes”.

Tecnologia

Ele possui tecnologias para suportar os produtos esperados do processo realizado? O que é utilizado para o gerenciamento de projetos, de recursos, gestão de fluxos de trabalho, revisões de especialistas, feedback e rastreamento de problemas? Se o parceiro não possuir tais tipos de tecnologias estará tratando de tudo isso manualmente o que pode tornar mais complicada e onerosa a gestão para ambas as partes.

Talento

Quais são as qualificações da equipe do parceiro, incluindo a formação e experiência? Como os profissionais são alocados nos projetos? Tais profissionais demonstram estar motivados para fazer um bom trabalho? Estas são questões vitais, já que você está confiando a eles uma parte do seu negócio. Você precisa ter expectativas altas sobre o talento que estão colocando à sua disposição.

Inovação

O parceiro é capaz de atuar como um líder na adoção de novas técnicas e tecnologias? Está ativamente envolvido na indústria em que atua? Possui projetos que comprovam a adoção de novas técnicas? Possui recursos e atitude para experimentar técnicas inovadoras, cometer erros, aprender, e refinar suas habilidades antes de te apresentar novas ideias?

Sobre preços

Agora vem a parte mais difícil: preços. Seguem 3 dicas para tentar obter o preço certo.

Primeiramente, determine quem é o melhor parceiro para o seu projeto baseado nos 7 atributos listados acima, então comece a negociar. Não defina o seu parceiro baseado em preços, este é um erro comum cometido pelas empresas. O seu melhor candidato a parceiro pode inicialmente apresentar o maior preço, mas entenda que podem existir boas razões para isso. Os candidatos querem fazer negócio com você, logo eles irão se esforçar.

Em segundo lugar, informe os seus parâmetros de orçamento para todos eles no começo do processo de seleção. Dê aos seus candidatos a chance de oferecer uma solução prática. Segurar completamente a informação sobre o orçamento quase sempre resultará em propostas inviáveis em termos de orçamento ou até mesmo poderá eliminar, de forma não intencional, o candidato que se apresentou como a melhor opção.

Use e pratique este framework!

A experiência ainda é a melhor maneira de aprender e aperfeiçoar uma prática, portanto, use este framework. É comum encontrar casos de sucesso e de fracasso quando se trata de relacionamento entre clientes e fornecedores, sendo que o insucesso pode ser ocasionado por qualquer um dos lados.

Equipe Clarity Solutions

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Referências: Tips for Successful Relationships with Learning Solutions Development Providers – Learning Solutions Magazine