Educação Corporativa - Plataformas de Aprendizado (LMS)

Do projeto de treinamento à Universidade Corporativa: um caminho ascendente (Parte 1)

O termo Universidade Corporativa vem sendo frequentemente utilizado de forma equivocada nos últimos anos. Isso porque muitas pessoas confundem a implantação de um sistema para gerenciar treinamentos (plataforma LMS) com a implantação de uma Universidade Corporativa (UC).

Apesar de ser uma ferramenta de importância fundamental na estrutura de uma Universidade Corporativa, a plataforma LMS é somente componente dentro de uma arquitetura bem mais abrangente.

O conceito de Universidade Corporativa é muito mais amplo do que um LMS, suas funcionalidades e cursos ou treinamentos nele disponibilizados.

Mas então, o que é a Universidade Corporativa?

Segundo definição descrita no site da FIA: “Universidades Corporativas são sistemas de ensino cuja criação e desenvolvimento têm vinculação com uma empresa, seja ela pública ou privada. Ou seja, mais do que uma entidade destinada ao ensino geral, essa é uma ferramenta estratégica do negócio e que atende aos seus objetivos”.

Notemos, que mais do que uma ferramenta, a UC é um conceito aplicado, que visa formar funcionários de uma organização, por meio de conteúdos direcionados, que objetivam a melhoria de desempenho profissional específico e geral desses funcionários.

Assim, podemos pensar na Universidade Corporativa como um conjunto de diversas ações educacionais corporativas coordenadas, voltadas ao desenvolvimento profissional interno a uma organização, mas também como colaboradora da formação holística de seus colaboradores/funcionários.

Como assim?

Exemplificando: quando uma empresa de produtos eletrônicos oferece ao seu funcionário um curso de aprimoramento na montagem dos aparelhos que produz, está disponibilizando um programa específico, um treinamento voltado para a produtividade.

Porém, a mesma empresa também pode oferecer um curso sobre comportamento ético no ambiente de trabalho, que trará benefícios óbvios para a empresa, mas também contribuirá com a formação pessoal como um todo desse funcionário, tendo assim, um caráter mais amplo, abrangente, holístico.

Então, quer dizer, que eu só devo contratar um LMS, se estiver com tudo planejado para a minha Universidade Corporativa?

Claro que não!

A ideia é iniciar um projeto de educação corporativa com um plano que contemple um sistema de gerenciamento (LMS), com trilhas e cursos on-line escolhidos e/ou desenvolvidos de acordo com um planejamento educacional que atenda aos objetivos táticos da organização.

É importante ter em mente, que podemos ter um projeto educacional corporativo em nossa organização, que não tenha a abrangência de uma UC, mas que atenda plenamente às nossas necessidades pontuais.

Então, além de um LMS e dos treinamentos, no que mais devo pensar? 

Calma. Inicie seu projeto com os pés no presente e o olhar no futuro.

Procurar atender às necessidades imediatas é o caminho mais lógico e racional. Se no momento a necessidade é treinar a equipe para melhorar a sua produtividade, é nisso que se deve focar, empreender esforços imediatos e para onde direcionar os recursos.

Nesse cenário, não faz sentido se aprofundar em cursos de ordem comportamental, se o objetivo inicial é treinamento operacional. 

No entanto, eu posso deixar claro em meu planejamento, que em um segundo ou terceiro momento, poderemos passar a pensar em uma trilha de aprendizagem, por exemplo, que contemple, além de cursos operacionais, outros comportamentais. 

E por que não, além de apenas cursos on-line, não vislumbrar ações híbridas (conforme cada caso e cada necessidade, é claro)?

Perceba então as possibilidades de crescimento, a partir de um projeto de Educação Corporativa básico.

Nós continuaremos esse tema em um segundo artigo que será lançado em breve. Nele, desenvolveremos um exemplo de plano e implementação de uma UC, partindo de um projeto de Educação Corporativa básico.

Mostraremos alguns elementos, que podem ser incorporados passo a passo nesse processo de crescimento. Então, fique atento e não perca a continuação deste artigo. Até breve.