Blended Learning - Educação Corporativa - Plataformas de Aprendizado (LMS)

Do projeto de treinamento à Universidade Corporativa: um caminho ascendente (Parte 2)

Daremos continuidade ao tema que iniciamos em nosso artigo anterior (você pode encontra-lo aqui), quando explicamos de forma objetiva o conceito de Universidade Corporativa.

Aqui apresentaremos um exemplo de sequência de ações, que podem ser executadas gradativamente, na medida em que se pensa e se consolida um projeto de educação corporativa, vislumbrando ao final uma Universidade Corporativa.

É importante salientar que essa é uma temática ampla e que não conseguiremos esgotar todo o assunto nesse artigo. Além disso, entendemos que cada organização tem suas necessidades, seus objetivos e seus recursos, o que naturalmente envolve nuances e variações dependendo de cada projeto.

Para tornarmos esse tema mais prático e menos abstrato, vamos considerar uma empresa média, que conta com vendedores externos, espalhados em dezenas de cidades; um setor de produção industrial que comercializa 10 produtos diferentes; e uma área administrativa.

Essa organização sente a necessidade latente de treinar os seus vendedores visando uma melhoria de conhecimento técnico sobre os produtos. Alguns deles não conseguem atingir as metas de vendas, por não explicarem adequadamente ao cliente qual a função e os diferenciais de cada um dos produtos que oferece.

Estamos diante de uma necessidade imediata de treinamento. A direção solicita ao RH ou T&D, que ajude a resolver o problema, de maneira ágil, econômica, eficiente e eficaz.

É necessário um plano que considere a possibilidade de treinar essa equipe, sem retirá-la de campo, pois isso geraria, além de altos custos de traslado e estadia, prejuízo, por mantê-los sem vender por um determinado tempo.

O responsável pelo treinamento tem duas opções:

  1. Realizar treinamentos pontuais on-line síncronos, via um software de webconference. Isso exigiria a “presença virtual” simultânea dos representantes, além de que dificultaria processos posteriores de avaliação do treinamento executado;
  2. Desenvolver cursos on-line, sobre os produtos e disponibilizá-los aos vendedores em uma plataforma (LMS). Com esta opção, cada vendedor estudaria no seu ritmo e tempo, com maior flexibilidade de horário. A empresa também poderia aplicar avaliações de conhecimento e pensar em complementar o treinamento com um curso comportamental, por exemplo, sobre a excelência no atendimento ao cliente.

Optando pela segunda alternativa, o profissional de RH tem a possibilidade de transformar uma necessidade pontual em uma oportunidade de executar a primeira etapa do caminho, para se chegar futuramente a uma Universidade Corporativa.

Vamos explicar melhor: com o treinamento adequado da equipe de vendas, espera-se que as vendas cresçam, então, será necessário aumentar e manter a qualidade do setor de produção, que também precisará de treinamentos diversos (operacionais e comportamentais). O LMS, adquirido na primeira etapa, terá sua função ampliada para outros setores gradativamente.

Aumentando a produção, a necessidade de se preparar melhor os funcionários do administrativo também torna-se necessária.

O treinamento impacta diretamente o negócio e este deverá crescer. Novos funcionários serão contratados, departamentos ficarão maiores, etc. Com o crescimento, a empresa precisará garantir que a sua filosofia e cultura sejam propagadas adequadamente aos novos funcionários. Em algum momento poderá ser preciso pensar em alguns cursos e treinamentos híbridos (on-line e presenciais) e em áreas como Compliance, diversidade, TI, por exemplo.

Percebemos então, que a estratégia de um treinamento pontual para vendedores, associada a uma visão expansionista da organização encaminhou a empresa, passo a passo, para uma estrutura de Universidade Corporativa (ainda que básica).

A consolidação de uma Universidade Corporativa dependerá da continuidade das ações de aprendizagem e desenvolvimento diretamente ligadas à estratégia e cultura da empresa, o que exige sempre valorização, patrocínio e apoio da alta direção. Isso pode envolver ações segmentadas por departamento e a criação de escolas de aprendizagem capazes de preparar as equipes para os desafios atuais e futuros da organização.

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