Blended Learning - EAD - Educação Corporativa

Educação Híbrida – Integrando o e-Learning e o presencial

O modo de educação e aprendizagem híbrida, também chamado de blended learning caracteriza-se como uma metodologia de ensino, que combina aspectos presenciais e on-line, com o objetivo de conseguir-se o melhor resultado possível de aprendizado.

A modalidade híbrida frequentemente faz uso de métodos de aprendizagem inovadores: debates, palestras, learning games, estudos de caso, simulações, dentre outros. A expressão “aprendizado híbrido” ou “blended learning” vem se popularizando a cada dia, também graças aos constantes avanços tecnológicos, que permitem uma versatilidade maior na construção de programas e planos de aprendizagem.

O ensino híbrido propõe a associação do melhor dos dois mundos (on-line e presencial) objetivando alcançar melhores condições de aprendizagem, integrando o uso das novas tecnologias ao formato tradicional.

Qual a diferença entre “blended learning” e a modalidade semipresencial?

É comum que você encontre as duas nomenclaturas como sinônimas em uma pesquisa rápida no Google, e de fato, não existem muitas diferenças entre a metodologia blended learning e o ensino semipresencial.

Se quisermos pensar em diferença conceitual ou de aplicação, podemos dizer que o termo “semipresencial” está mais ligado à modalidade do ensino acadêmico, enquanto o termo “blended learning” é usado para se referir ao ensino híbrido (on-line e off-line) em diferentes contextos, como na educação corporativa.

Podemos dizer que “blended learning” é uma metodologia mais “personalizável” e de mais ampla aplicabilidade, quando comparada à modalidade de ensino presencial.

Você já ouviu falar sobre aprendizagem invertida ou Flipped Learning? Trata-se de um método inovador, muito adotado mundialmente como estratégia de aprendizagem híbrida. Para saber mais sobre o tema, baixe gratuitamente agora mesmo o e-Book Aprendizagem Invertida.

Quais as vantagens do ensino Híbrido (blended learning)?

 O ensino híbrido pode trazer inovações para as organizações e empresas e apresenta inúmeros benefícios. Podemos destacar alguns deles:

  • Favorece a realização de trabalhos em campo: aproxima o processo de aprendizagem das atividades práticas, que se pretende ensinar ou treinar.
  • Pode ser ajustável às necessidades de cada um: no blended learning existe a possibilidade de respeitar a disponibilidade do aluno. Assim, as sessões de encontros presenciais podem ser negociadas de acordo com as urgências e necessidades de cada aprendiz-colaborador.
  • Pode apresentar uma significativa redução de custos: comparados a cursos e treinamentos totalmente presenciais, essa metodologia apresenta uma perceptível redução de custos.
  • Potencializa a resolução de dúvidas: elimina eventuais dificuldades do aprendiz para sanar dúvidas durante a aprendizagem on-line. Algumas pessoas se sentem mais à vontade, perguntando e tirando suas dúvidas presencialmente.

Ideal para educação corporativa

Vários treinamentos necessitam e funcionam melhor quando incluem algum tipo de interação física por meio de alguma ferramenta, que faça parte da atividade a ser ensinada ou treinada. A eficácia da modalidade híbrida nesses casos é indiscutível.

Se pudermos, ainda, permitir que o colaborador indique os melhores horários para as práticas, seu tempo será melhor aproveitado dentro da organização, inclusive otimizando o seu aprendizado.

O que você achou das possibilidades oferecidas pela educação híbrida? Faça contato conosco por meio do formulário abaixo para conhecer as soluções que aplicamos dentro dessa modalidade educacional.