Toda empresa quer incentivar o sucesso de seus funcionários e aprimorar a produtividade de suas equipes, construindo com assertividade seus times. Mas como integrar novos funcionários e estabelecer desde o princípio as bases para um bom desempenho futuro?
Podemos pensar o processo de integração sob duas dimensões: considerando o ponto de vista da empresa que está recebendo um novo profissional na sua operação e também o ponto de vista do colaborador recém-contratado.
Construindo um Programa de Integração (para a empresa)
Recrutamento
- Um programa de integração bem sucedido tem início no processo de recrutamento e contratação, quando a empresa estabelece o que busca no mercado de trabalho e ajusta sua comunicação para atrair e reconhecer os profissionais mais adequados aos objetivos e à cultura corporativa – que também serão os mais propensos a se tornarem funcionários altamente produtivos;
Planejamento e Desenvolvimento
- A empresa precisa se preparar para definir o passo a passo do programa de integração: o que será abordado? Qual a estratégia de comunicação? Quais os pontos de contato? O que será abordado online? E off-line? Profissionais mais experientes serão mentores dos recém-chegados? Como apresentar estas informações?;
Treinamento
- O principal objetivo de um treinamento de integração é permitir que o colaborador esteja apto a trabalhar mais rápido e melhor, promovendo a produtividade e o engajamento como valores fundamentais da empresa e de suas equipes. Por isso o treinamento deve cobrir a cultura, produtos, processos, negócios e estruturas da empresa, sempre considerando custos, efetividade e o fator tempo;
O aprendizado através de um Processo de Integração (para o colaborador)
Recepção e boas vindas:
- Prepare seu time para receber o novo funcionário e crie um ambiente amigável e acolhedor para as boas vindas. Não se esqueça de também apresentar seu novo funcionário a clientes e fornecedores que trabalharão próximos a ele;
Visão geral da empresa
- É fundamental que seu processo de integração ajude a sua nova contratação a adquirir conhecimentos gerais sobre a sua companhia (história, missão, visão, abrangência de atuação, linhas de negócios, políticas importantes e como elas apoiam a cultura da empresa, etc..).
Treinamento
- O treinamento é a construção do conhecimento. Treine para obter o melhor do seu novo funcionário e para promover a valorização do conhecimento e da cultura corporativa de sua empresa;
Nós acreditamos que o processo de integração deve ser encarado como uma competência da sua organização. Ao estabelecer este conceito como uma de suas políticas corporativas sua empresa será capaz de manter gestores e colaboradores constantemente alinhados à visão e a cultura de sua companhia ao mesmo tempo em que constrói uma equipe engajada e motivada, dois grandes diferenciais competitivos!
Equipe Clarity Solutions