EAD - Educação Corporativa - Realidade Virtual

O impacto da Realidade Virtual na educação

2016, conhecido como o ano do boom da Realidade Virtual, viu a modalidade emergir com enorme popularidade na China. Conforme essa indústria cresce, a importância do conteúdo é cada vez mais valorizada.

Os criadores desse tipo de conteúdo tem atuado para expandir a aplicação da Realidade Virtual com foco educacional: a aprendizagem baseada em RV é considerada um campo com enorme potencial e evoluiu da “fase de conceito” para a “fase de implementação”.

Em comparação com a educação tradicional, a educação baseada em Realidade Virtual é uma vantagem óbvia no ensino de conhecimento teórico, bem como no treinamento de habilidades práticas.

No ensino de conhecimentos teóricos, possui a capacidade de tornar temas abstratos em algo concreto e serve de apoio para o desenvolvimento do pensamento teórico. No treinamento de habilidades práticas, ajuda a aprimorar as habilidades operacionais dos alunos, proporciona uma experiência de aprendizagem imersiva e aprimora o senso de envolvimento dos alunos nas aulas, tornando o aprendizado mais divertido, mais seguro e mais ativo.

 

Background

O sistema educacional na China está em uma nova fase de desenvolvimento. No entanto, problemas institucionais ocorrem com frequência, resultando em grandes barreiras ao desenvolvimento geral dos alunos. Ações vêm sendo tomadas para resolver esses problemas rapidamente.

A maioria dos estudantes não tem interesse em ensinar e aprender. Eles facilmente se distraem se o conhecimento transmitido na aula é superficial ou excessivamente simples. Apesar da aplicação da educação on-line e de elementos introduzidos nos últimos anos para tentar aumentar os níveis de engajamento e retenção, o problema permanece sem solução.

O charme da RV reside na sua capacidade de simular o mundo real ou até mesmo mundos completamente fictícios, oferecendo maior nível de interatividade ao participante por meio de enredos e situações.

Acesse o estudo completo clicando aqui.

A Realidade Virtual pode simular ótimos cenários de aprendizagem e facilitar a compreensão e a aplicação do conhecimento, criando assim, efetivamente, um ambiente de aprendizagem favorável, onde os alunos são inspirados a aprender.

A astrofísica, um ramo importante da astronomia e da física, é uma ciência que adota as técnicas de pesquisa, métodos e teorias em física sobre a análise do corpo celeste em termos de sua forma, estrutura, condição física, composição química e lei de evolução. O sexto capítulo do livro de física do ensino médio é sobre Leis da Gravitação e o ambiente aeroespacial. Envolve a física celestial, que é abstrata e de difícil compreensão para estes estudantes. Ao apresentar aos alunos os conteúdos abstratos do livro didático de forma tridimensional, a RV tem a vantagem de ajudá-los a compreender e assimilar melhor estes conhecimentos.

As vantagens da RV versus inteligência natural 

Alunos de diferentes níveis alcançaram mais progresso pela aprendizagem baseada em RV do que o ensino tradicional. Com a ajuda do ensino baseado em RV a pontuação média do grupo de nota C é melhor do que a do grupo de nota A ensinado através do ensino tradicional.

No grupo de ensino baseado em RV as pontuações médias de notas A, B e C são, respectivamente, 98, 92 e 88, que se mostraram maiores do que suas contrapartes por um modo tradicional.

A pontuação média do grupo nota C chega a 88, 15,7% mais do que o grupo nota A ensinado pelo modo tradicional, sugerindo que os alunos que estão em pontuação relativamente baixa poderiam alcançar pontuação elevada com a ajuda do ensino baseado em RV em alguns assuntos. Ao despertar o interesse em aprender, a Realidade Virtual torna os alunos mais dispostos a adquirir conhecimento. Além disso, o ensino baseado em RV pode tornar os alunos mais atentos, facilitando a absorção do conhecimento e, finalmente, melhorando seus resultados nos testes.

A taxa de aprovação do grupo de RV é de 90%, enquanto a do grupo de ensino tradicional é de 40%. A taxa de aprovação do grupo de RV excede em muito a do grupo de ensino tradicional, sugerindo que o ensino baseado em Realidade Virtual pode facilitar a aprovação dos indivíduos em testes voltados a determinados assuntos.

Para sua informação: os dois grupos de 20 alunos receberam ensino baseado em RV e preencheram um questionário de atitude.

 

Aceitação da Realidade Virtual

O ensino baseado em RV desfruta de uma recepção tremendamente positiva entre os alunos. No experimento, 65% dos alunos já ouviram falar sobre e 45% já experimentaram conteúdo de RV, a maioria dos quais são jogos de Realidade Virtual. Esta é a primeira vez que esses alunos experimentam a RV na educação. A introdução da mais recente tecnologia de Realidade Virtual na educação é muito fascinante para os estudantes, que estão ansiosos para ver o ensino baseado em RV integrado às suas aulas.

 

Participantes
Pequim Bluefocus E-Commerce Co., Ltd.
Beijing iBokan Wisdom Mobile Internet Technology Training Institutions

Material original em inglês: https://cdn.uploadvr.com/wp-content/uploads/2016/11/A-Case-Study-The-Impact-of-VR-on-Academic-Performance_20161125.pdf