Plataformas de Aprendizado (LMS)

O LMS do Futuro

imagem_futuroTanto no meio corporativo como no acadêmico o LMS surgiu como a peça central de um projeto para ampliar a oferta de aprendizado, indo além da tradicional versão em sala de aula. Muitos investiram em sistemas caríssimos para suportar grandes projetos e até mesmo os que optaram por uma solução open-source também acabaram investindo tempo e recursos nesse tipo de sistema.

A grande pergunta a ser feita atualmente é: para que lado irá o LMS agora? Será que o LMS do futuro será muito diferente do que a versão que as organizações possuem hoje? Será que todo o investimento já realizado será perdido uma vez que o LMS atual pode ficar obsoleto?

Na realidade muitas soluções LMS tem evoluído rapidamente na tentativa de atender adequadamente as demandas dos clientes e, sobretudo dos usuários e das novas maneiras de se aprender.

Algumas perguntas complementares podem servir para a nossa reflexão. O LMS do futuro será necessariamente open-source? Será totalmente Mobile? Será baseado em redes sociais?  O fato é que muitos provedores já vem há algum tempo repensando completamente os conceitos que sustentam um LMS, a ponto de investirem na construção de novos sistemas a partir do zero.

Algumas funcionalidades e novas características são boas apostas para os próximos anos, sendo que parte delas já pode ser encontrada em soluções mais adaptadas às atuais demandas de mercado. Seguem algumas destas características:

  • Crescimento do uso de conteúdo em vídeo: é perceptível a tendência do uso crescente de conteúdos em vídeo com foco em aprendizado. Muitas organizações tem sinalizado a possibilidade de aumentarem agressivamente o uso de vídeos nos próximos anos, provavelmente através de conteúdos curtos e informais, ou seja, sem uma grande preocupação com a produção. Atualmente poucos LMS´s de mercado estão bem preparados para garantir desempenho na execução dos vídeos, rastrear adequadamente o acesso a esses tipos de conteúdos, fornecer relatórios, bookmarks de acesso e gerenciar os comentários dos usuários.
  • Compatibilidade Mobile: segundo artigo da Revista Exame de junho de 2013, o uso de smartphones cresceu mais de 100% no Brasil entre abril de 2012 e abril de 2013. Segundo estatísticas do IDC divulgadas no mesmo período, a adoção de tablets apresenta crescimento anual superior a 150% em nosso país. Por isso cada vez mais as pessoas estarão prontas para acessar conteúdos de aprendizado através dos seus dispositivos móveis. O seu LMS está pronto para funcionar adequadamente através desses dispositivos? Existem restrições técnicas que podem atrapalhar a experiência de aprendizado através deste meio?
  • Engajamento social e colaborativo: alguns LMS´s já apresentam robustas funcionalidades para promover o aprendizado informal através de redes sociais e mecanismos de colaboração em grupos. A maioria das pessoas já está habituada a se comunicar e trocar informações através de recursos como fóruns, listas de discussão, portais de redes sociais, comunicação instantânea, dentre outros. É natural que essas pessoas consigam se engajar rapidamente dentro de ambientes de aprendizado informal e que isso funcione como um importante elemento para promover novos tipos de aprendizagem. Há quem acredite que o LMS do futuro será um sistema que reunirá características do Google e do Facebook, ou seja, com foco total no aprendizado informal e colaborativo.
  • Inteligência para praticar o “Push Learning” efetivo: muitos sites de compras pela Internet possuem (já há algum tempo) uma inteligência para “empurrar” opções de outros produtos que possam interessar para o consumidor, levando em consideração o histórico de compras ou os tipos de produtos previamente pesquisados. Alguns LMS´s de mercado já apresentam funcionalidades semelhantes, ou seja, automaticamente indicam para um aluno conteúdos que possam lhe interessar (tais como vídeos, notícias, documentos, cursos, etc.) tendo como base o histórico de cursos realizados, registros de conteúdos de interesse, preferências ou o próprio plano de desenvolvimento individual (PDI) da pessoa. Esse é o chamado subscription learning que começa a ganhar força no mercado.
  • Geração e compartilhamento de conteúdos pelo usuário: enquanto cada vez mais organizações tentam caminhar para consolidar a estratégia de personalização dos recursos de aprendizado, poucos LMS´s estão aptos para suportar esse tipo de modelo. Em várias plataformas ainda é um tanto complicado implementar esse tipo de processo, de modo que o próprio colaborador possa facilmente gerar e compartilhar conhecimentos que sejam de interesse coletivo. Além disso, enquanto o LMS normalmente faz um bom trabalho com o gerenciamento e o rastreamento de cursos (aprendizado formal), em termos de aprendizado informal não se percebe o mesmo desempenho.
  • Mais recursos e facilidades por menos dinheiro: essa certamente seria uma ótima notícia. O que se tem visto no mercado de soluções LMS ultimamente é o surgimento de uma enorme quantidade de soluções do tipo Cloud com um elevado nível de integração a redes sociais e a serviços diversos via Internet. Essas soluções se mostram muito amigáveis, custam muito pouco e podem ser facilmente implementadas o que reduz totalmente as barreiras para quem deseja começar ou até mesmo trocar de fornecedor.

E então? O seu LMS atual atende as demandas acima? Talvez ele ainda esteja cumprindo bem as tarefas tradicionais para gerenciamento e rastreamento de cursos, mas como ele funcionará para atender as pessoas levando em conta as tendências apontadas acima?

Algumas organizações têm investido na adição de portais ou outros tipos de “camadas” de comunicação integradas ao LMS para torná-lo mais atual. Outras estão promovendo a substituição completa do LMS por sistemas mais modernos. Em alguns casos o LMS está sendo posicionado como um sistema secundário, porém mantido de forma integrada a um ambiente mais amigável e atrativo que funcione como front-end para o usuário final.

Dado o contexto que estamos vendo é fundamental avaliar o quanto um LMS está realmente evoluindo para suportar os novos métodos de aprendizado e, sobretudo para atender de forma não restritiva as pessoas a quem ele se destina.

Equipe Clarity Solutions.