Educação Corporativa - Suporte ao desempenho

Os Principais Efeitos da Falta de Treinamento Adequado

 

Em tempos de crise é normal e frequente ver as organizações frearem os seus investimentos e tentarem reduzir seus custos em diversas áreas. Esse “apertar de cintos” quase sempre afeta drasticamente o orçamento disponível para capacitar e desenvolver as pessoas.

Algumas organizações, cuja operação dependa prioritariamente das suas pessoas (colaboradores, parceiros, etc.), acabam desta maneira reduzindo a sua própria capacidade competitiva a médio e longo prazo para tentar solucionar um problema financeiro de curto prazo.

Este corte de investimentos destinados até então para formar e manter as pessoas atualizadas em termos de conhecimentos e habilidades provoca uma série de consequências. Ao mesmo tempo, vale a pena destacar que existem consequências negativas também para treinamentos que são aplicados, mas que não garantem o atingimento dos seus objetivos.

Vale a pena lembrar que os colaboradores tanto podem contribuir para o sucesso da organização como podem torna-la pouco competitiva. Isso invariavelmente depende da alocação de profissionais preparados e motivados para desempenhar uma função que seja relevante para a organização.

Ainda existem organizações que classificam e tratam seus colaboradores como um “custo necessário”, assim como qualquer recurso a ser investido no seu desenvolvimento. Nesses casos, os poucos investimentos destinados ao desenvolvimento das pessoas são reduzidos ou até eliminados de imediato em tempos de crise.

O treinamento é um ingrediente chave para motivar pessoas e eliminar as consequências geradas por disfunções que podem impactar a produtividade, a qualidade e até a segurança no ambiente de trabalho.

Vejamos algumas das principais consequências geradas pela falta de treinamento ou pela aplicação de um treinamento inadequado:

  • Colaboradores insatisfeitos

Normalmente um colaborador está interessado em trabalhar bem para ser reconhecido e com isso evoluir dentro da companhia. Quando não existem iniciativas de treinamento, é comum que o colaborador tenha maiores dificuldades para entender como deve trabalhar e como atingir os seus objetivos. Isso geralmente “contamina” o espírito da equipe, o que com o passar do tempo leva ao êxodo de profissionais. Além disso, uma organização com uma reputação de elevado turnover também se torna menos atrativa para novos candidatos em busca de emprego.

  • Rotatividade de equipe

O êxodo de profissionais obriga a organização a investir na busca de substitutos, o que envolve despesas de recrutamento, seleção e integração de novos colaboradores. Este processo toma o tempo de gestores tanto durante a etapa de entrevistas e escolha do novo profissional como durante o período de integração do novo colaborador. Este ciclo torna-se contínuo quando o turnover é constante e provoca uma rotatividade constante da equipe, o que gera impacto na qualidade do trabalho realizado. A falta de treinamento mantém este ciclo de rotatividade que não permite a organização melhorar o seu desempenho.

  • Baixa produtividade

A produtividade é nitidamente menor quando os funcionários não estão preparados o suficiente para desempenhar as suas funções. Este despreparo naturalmente leva a uma maior incidência de erros, a um tempo mais longo para realizar tarefas e faz com que o colaborador também invista uma parte do seu tempo para tentar aprender por conta como fazer determinadas tarefas. Isso pode ser agravado quando supervisores ou funcionários mais experientes também precisam parar o que estão fazendo por várias vezes para monitorar ou corrigir o trabalho de colaboradores despreparados. Isso tudo, se somado, pode fazer despencar a produtividade de uma equipe ou da organização como um todo.

  • Falta de segurança no ambiente de trabalho

Em muitas situações o treinamento não é algo simplesmente desejável, mas sim obrigatório para garantir a segurança das pessoas e do ambiente de trabalho. Existem normas de segurança no trabalho que exigem que pessoas que utilizam equipamentos e/ou executam tarefas que envolvam algum risco à segurança, sejam devidamente treinadas e até certificadas. A falta de treinamento nesses casos pode acarretar consequências ainda mais graves pois podem provocar acidentes e comprometer a segurança de todo o ambiente de trabalho.

  • Aumento de despesas

Como vimos até aqui, uma organização que não se preocupa em treinar adequadamente os seus colaboradores assume a responsabilidade pela eventual falta de segurança e pela baixa produtividade de suas equipes. Com o passar do tempo isso se transforma em despesas adicionais que a organização não previu de início. Custos gerados por acidentes no ambiente de trabalho, perdas diversas durante o processo produtivo, despesas pela devolução de produtos defeituosos e custos oriundos de processos legais movidos por consumidores são exemplos de desembolsos que uma organização pode ser obrigada a fazer como consequência da não preparação adequada dos seus colaboradores.

  • Perda de clientes

Uma organização não existe se não possuir clientes, uma vez que sempre estamos produzindo, vendendo algo ou realizando algum serviço que se destina a alguém. Colaboradores despreparados e desmotivados não garantirão produtos de alta qualidade nem irão oferecer um atendimento diferenciado quando em contato com os clientes. Esta combinação produz clientes insatisfeitos que naturalmente irão procurar um concorrente mais preparado, o que acarretará uma queda nas receitas e uma perda de credibilidade junto ao mercado, o que muitas vezes se torna um desafio muito difícil de reverter.

Referência: The Negative Effects of a Lack of Training in the Workplace

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para e-Learning e Educação Corporativa da Clarity Solutions