EAD - Educação Corporativa - Realidade Virtual

Os rumos futuros para o e-Learning na educação corporativa

Os profissionais que trabalham com educação já vivenciam diariamente o impacto que a transformação digital traz para o aprendizado, seja em cursos acadêmicos ou em empresas, que precisam proporcionar treinamento aos seus colaboradores, por meio de planos de Educação Corporativa.

Há fortes tendências tecnológicas já em pleno desenvolvimento e outras ainda em estágio inicial, mas com potencial de grande impacto para os próximos anos.

Entretanto, além de imaginarmos o futuro sob o viés tecnológico é preciso pensar, ainda, nas gerações que estarão no mercado de trabalho daqui a alguns anos.

Assim como vivemos a chegada das gerações X, Y, Milenium, etc., ao mercado de trabalho e ajustamos nossos planos educacionais a esses diferentes grupos, é preciso que nos preparemos para o futuro, no sentido de adequar as tecnologias às gerações vindouras (e as inovações chegam cada vez mais rapidamente). Bem como integrar os profissionais atualmente atuantes às novidades que surgirão.

Já lidamos hoje com conceitos como o immersive learning (aprendizado imersivo), que trabalha com realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista. Tecnologias essas, que são novidades para quem viveu os primeiros anos da chegada dos recursos digitais, porém, mais familiares para as gerações mais recentes.

Os adventos da Inteligência Artificial (IA) e do Machine Learning (ML) também aparecem, atualmente, com aplicações imediatas e com promessas de mudanças, para as quais não conseguimos imaginar os limites.

Eis alguns pontos que são certos, quando tentamos uma predição futurística, para as tecnologias voltadas para o aprendizado, principalmente se falarmos em Educação Corporativa:

  • As tecnologias futuras deverão procurar, cada vez mais reduzir custos e otimizar tempo no processo de aprendizado;
  • Deverão estar afeitas às linguagens das novas gerações e para tal, não basta entender de tecnologia, mas também de tendências humanas e sociais;
  • Será necessário, cada vez mais, a busca da acessibilidade móvel (aqui deve-se pensar cada vez mais em objetos de aprendizagem voltados para o acesso via smartphones, tablets e até a Internet das Coisas (IoT);
  • E por último nesta nossa breve relação, mas não menos importante do que os itens anteriores, levar-se em conta a diversidade e a adaptabilidade às necessidades individuais (personalização).

 

Outro exemplo que merece destaque são as aplicações de inteligência artificial que tendem a se tornar práticas cada vez mais consolidadas no contexto da educação corporativa, particularmente em ações voltadas para o e-Learning. Para saber mais sobre esse tema recomendamos o nosso e-Book gratuito: Inteligência artificial e machine learning aplicadas ao treinamento on-line

Já sabemos que um desafio esperado é conseguir acompanhar e se adaptar diante de tantas mudanças, em tão pouco tempo. Por isso, vale mencionar a importância de se estar sempre próximo de especialistas em educação digital, empresas cujo “negócio principal” envolve estudar, testar e levar tecnologia de ponta em termos de aprendizagem ao mercado.

Faça contato com a nossa equipe agora mesmo, utilizando o formulário abaixo, para conhecer o que há de mais moderno e atual em relação à adoção do e-Learning para suportar projetos de educação corporativa.