EAD - Educação Corporativa - Gamification e Serious Games - Plataformas de Aprendizado (LMS)

Recursos motivacionais no e-Learning

O que é motivação e qual sua importância no processo de ensino e aprendizagem?

A motivação pode ser definida como uma forma de energia interior direcionada, que estimula, que impulsiona, mobiliza o indivíduo ou um grupo, para uma ação com o maior nível de entusiasmo possível.

A motivação para a aprendizagem é fundamental para a educação corporativa. Sem ela, a queda de qualidade na aprendizagem é certa. Representa, portanto, um indicador essencial de aprendizagem e obtenção de resultados positivos.

O aprendiz motivado persiste por mais tempo para aprender, não desiste e tem melhor desempenho em avaliações.

E-LEARNING PARA MOTIVAR OU MOTIVAÇÃO PARA O E-LEARNING?

Nosso foco neste artigo procura tratar da motivação relacionada ao e-learning aplicado à educação corporativa. Consideremos, então esse recorte.

Além da motivação para as atividades profissionais cotidianas, que o e-learning busca alcançar, por meio de ações educacionais na organização, é preciso, ainda, considerar ações motivacionais com objetivo de levar o colaborador até o treinamento on-line, bem como mantê-lo por lá, interessado, atraído por cada ação e novidade.

RECURSOS MOTIVADORES

Gamificação da jornada: algumas pessoas costumam confundir e reduzir o processo de gamificação, simplesmente, à oferta de jogos em seus treinamentos corporativos. Em verdade, os jogos ou games em si, são objetos educacionais, que podem fazer parte de todo o processo de gamificação.

Grande parte da responsabilidade motivacional da ação educacional gamificada deve-se aos elementos de gestão “emprestados” de games, bem como da essência estrutural dessa gestão.

Assim, “gamificar” um treinamento não é apresentar ao colaborador uma experiência lúdica e ponto final.

O que desafia, estimula, motiva é a filosofia do processo, composta tanto dos “jogos”, quanto da maneira como gerenciar sua aplicação e desenvolvimento, pensando, por exemplo em evolução gradual, competividade, premiações parciais ou obtidas pelo atingimento dos objetivos finais, ranqueamento, reconhecimento público por resultado obtido (ex: publicação em LMS, com nomes e fotos dos vencedores de jornadas de aprendizagem), entre outros.

O CERTIFICADO

Um bom elemento de motivação é o reconhecimento oficializado pela certificação obtida por resultados conquistados e fornecida por notória autoridade, por exemplo.

É interessante o “efeito certificado”, que motiva as pessoas a iniciarem um curso qualquer. Nos cursos de graduação, é comum, sempre ao aparecimento de um curso extracurricular, os alunos perguntarem a quem oferece: “Tem certificado?”.

Vendedores de cursos, tanto de modo on-line quanto presenciais, também se valem desse argumento, para a atração de novos alunos.

Seja pelo registro do reconhecimento, para eventualmente constar em currículo ou por mera vaidade pessoal, o ser humano valoriza e se motiva na busca de seu certificado.

CONCLUSÃO

Notamos, neste breve artigo, que as ações de e-Learning devem ter caráter motivacional objetivando as atividades laborais dos colaboradores, mas também devem ser “auto motivacionais”, quer dizer, despertar e manter no aprendiz a vontade de prosseguir no aprendizado, até sua conclusão.

Para isso a tecnologia atual nos oferece ferramentas com recursos, que não devem ser desprezados pelo profissional de educação corporativa ou de T&D; por exemplo: um bom LMS com recursos de gestão gamificada e o trabalho de um desenvolvedor de cursos e jogos educacionais, que conte com a expertise de um bom e experiente Desenhista Instrucional.

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