Blended Learning - Plataformas de Aprendizado (LMS) - Realidade Aumentada - Realidade Virtual - v-Learning

Relatório de Tendências das Tecnologias de Aprendizagem

O papel da tecnologia no suporte à aprendizagem ganhou muita importância na última década.

O que costumava ser um conjunto de ferramentas de autoria e um sistema de gerenciamento de aprendizagem (LMS) transformou-se em diferentes camadas de tecnologias mais complexas, com funcionalidades e facilidades diversificadas, frequentemente chamadas de ecossistemas de aprendizagem.

Embora as ferramentas de autoria e os sistemas de gerenciamento de aprendizagem sejam essenciais, eles não estão mais sozinhos. As ferramentas de autoria (45%) e os sistemas de gerenciamento de aprendizagem (42%) ainda lideram o grupo, de acordo com o Estudo de Benchmarking de Aprendizagem e Desenvolvimento do Grupo Brandon Hall. Até mesmo muitas empresas menores, agora possuem um LMS, embora o mercado pareça estar longe da saturação para empresas de médio porte.

As plataformas de aprendizagem social se tornaram componentes comuns nos ecossistemas, com 33% dos entrevistados afirmando possuir uma. Vinte e oito por cento dos entrevistados possuem uma plataforma de vídeo e 26% possuem um sistema de gestão de conteúdo de aprendizagem.

Não muito atrás estão as plataformas de micro aprendizagem, com presença em 24%. Mais de 20% possuem plataformas de operações de aprendizagem e plataformas de coaching/mentoria. Isso indica uma tendência sólida de crescimento e ampla aceitação dessas tecnologias.

O fato de as ferramentas de análise de aprendizagem estarem próximas do final em popularidade (14%), pode ser um indicador do motivo de o aprendizado e desenvolvimento (L&D) continuar a lutar com a mensuração da aprendizagem como um desafio significativo.

As ferramentas de realidade aumentada (RA) e virtual (RV) aparecem com 6% de adesão. Apesar de suas promessas, RA e RV ainda são tecnologias marginais e são mais comumente encontradas em grandes empresas ou corporações.

Complexidades

Em todos os tamanhos de negócio, exceto grandes empresas, os entrevistados esperam um aumento no orçamento de L&D (61,4%) ou que o orçamento permaneça o mesmo (26,1%), uma perspectiva muito mais esperançosa do que na última pesquisa de benchmarking realizada em 2020.

Quando perguntado aos entrevistados sobre os principais desafios de suas organizações de aprendizagem, apenas 20% selecionaram “Restrições com nossa tecnologia”. No entanto, ao analisarmos mais de perto os dados, descobrimos que as empresas de grande porte (15.000 funcionários ou mais) encontraram esse desafio de forma muito mais ressonante.

Isso provavelmente ocorre porque empresas maiores tendem a ter camadas de tecnologia de aprendizagem mais proeminentes e complexas. As complexidades de integrar tais tecnologias com sistemas de negócios mais numerosos tornam o desafio maior do que se experimentaria em organizações menores.

Consequências

Comparando os dados de benchmarking de 2023 versus 2020, a alocação de tecnologia nos orçamentos de aprendizagem e desenvolvimento (A&D) aumentou de 12,5% para robustos 30%. Isso é uma boa notícia para os fornecedores de tecnologia de aprendizagem.

Onde as organizações de aprendizagem planejam gastar suas alocações de orçamento de tecnologia? Plataformas de aprendizagem social ou de colaboração lideram a lista, com quase um terço indicando a intenção de comprar no próximo ano. A criação de conteúdo é um impulsionador crítico para aproximadamente um quarto dos entrevistados, que estão procurando ferramentas de autoria (27%), LCMSs (26,1%) e plataformas de vídeo (23,3%). Também estão em alta demanda as plataformas de coaching/mentoria (22%) e as plataformas de operações de aprendizagem (20%).

As ferramentas de RV/RA (11%) e as análises de aprendizagem (10%) são as tecnologias menos desejadas. A RA/RV ainda não se tornou uma modalidade predominante, e as plataformas de análise de aprendizagem, apesar de a mensuração da aprendizagem ser o principal desafio relatado pelos entrevistados, não despertam muito interesse orçamentário.

Perguntas Críticas

Você tem uma estratégia para explorar, avaliar e selecionar tecnologias de aprendizagem, que abordem custos, eficácia da aprendizagem, caso de negócio e integração com seu ecossistema de aprendizagem existente?

Quão eficaz é a sua arquitetura atual de tecnologias de aprendizagem? Existem lacunas críticas?

A porcentagem de alocação do seu orçamento de aprendizagem está de acordo com a média relatada de 30%? Se você solicitar mais, você pode apresentar um caso de negócio claro para o aumento do orçamento?

A funcionalidade de aprendizagem social é uma tecnologia em alta e é avaliada como instrucionalmente eficaz. Ela está ausente na sua arquitetura de tecnologia de aprendizagem?

Perspectiva do Grupo Brandon Hall

Para a organização de A&D de hoje, navegar no espaço da tecnologia de aprendizagem pode ser assustador. Novas tecnologias de aprendizagem estão constantemente chegando ao mercado. Os fornecedores de tecnologia estão se fundindo rapidamente, fazendo aquisições, adaptando e expandindo suas ofertas, para acompanharem seus concorrentes.

É um desafio e tanto para uma organização de A&D acompanhar e, ainda mais difícil, filtrar esse mercado em constante evolução e identificar quais tecnologias de aprendizagem fazem sentido, levando em consideração as necessidades, o orçamento e a arquitetura de tecnologia existente da sua organização.

É responsabilidade das organizações e departamentos de A&D investir tempo e recursos, para aprender sobre o espaço da tecnologia de aprendizagem e acompanhar constantemente suas ofertas e capacidades em constante evolução. Embora as perspectivas do orçamento de aprendizagem sejam mais otimistas do que nos anos anteriores, é sempre mais fácil persuadir executivos e tomadores de decisão orçamentária com um caso de negócio que aborde os impactos organizacionais, não apenas a eficácia instrucional.

Certamente, os fornecedores de tecnologia podem fornecer algumas informações para orientar a criação de um caso de negócio com base em seus outros clientes, mas cabe à equipe de A&D pintar o quadro do que um novo conjunto de funcionalidades de aprendizagem pode realisticamente alcançar para sua organização.

Fonte: Training Magazine – Learning Technology Trends