Educação Corporativa - Especial: Tendências

Tendência #8: Apresentações em PowerPoint menores, porém melhores

08_banner_blog

 

O tema desta semana é o uso de apresentações em formato PowerPoint. Se você ainda não é um leitor frequente deste blog, saiba que este é o 8º artigo de uma série de 10 sobre as principais tendências para o mercado de treinamento até 2020. Recomendamos a leitura dos artigos já publicados e dos últimos 2 que completarão a série nas próximas semanas.

No artigo desta semana vamos tratar da abordagem de uso do PowerPoint para os próximos anos. O PowerPoint pode ser considerado de longe a principal ferramenta utilizada por instrutores e professores em sala de aula para apresentar conteúdos de aprendizado ou informações. Isso por ter se popularizado enormemente ao longo das últimas duas décadas como uma ferramenta de fácil utilização e já disponível nas organizações.

Podemos e devemos nos preparar para a proliferação e consolidação de outras ferramentas para uso em sala de aula que certamente exigirão de professores e instrutores novas habilidades para promover a convergência de formatos dentro do contexto de aprendizado, mas o fato é que o PowerPoint continuará sendo usado em larga escala e não desaparecerá tão cedo.

Se olharmos para o treinamento on-line podemos projetar o mesmo, ou seja, o PowerPoint continuará sendo uma importante ferramenta para a geração de conteúdo base para suportar programas de aprendizado a distância. Isso por ser uma ferramenta de fácil utilização pelos profissionais responsáveis por coletar, formatar e apresentar informações e conhecimento.

O que veremos nos próximos anos é uma transformação em termos de formato e duração das apresentações em PowerPoint, primeiramente pela variedade de plug-ins, templates e novos recursos que permitirão que profissionais realmente interessados consigam desenvolver conteúdos mais atrativos. Em segundo lugar porque a tendência é que a maioria das pessoas, sobretudo os mais jovens, não demonstre muita disposição e paciência para assistir conteúdos extensos ou densos.

As apresentações deverão ser objetivas, rápidas e atrativas em termos de visual e dinamismo para captar e manter a atenção da audiência. Foi-se o tempo das apresentações carregadas de textos e que eram utilizadas somente para que um instrutor repetisse em voz alta o texto projetado em uma tela em formato de tópicos. Esse tipo de formato será cada vez mais rejeitado pelos aprendizes e portanto, cada vez menos eficaz.

Em um mundo cada vez mais multimídia a apresentação em PowerPoint com fim educacional deverá apresentar uma elevada convergência de elementos para ser efetiva. Vivemos em uma época em que a imagem, o vídeo e a interatividade dominam o nível de atenção das pessoas, e materiais de treinamento precisam incluir conteúdos nesses formatos que sejam capazes de tocar as pessoas não só atraindo a sua atenção mas retendo-a por meio de elementos emocionais de forte impacto.

Nesse sentido podemos começar a pensar e agir um pouco como contadores de histórias (storytellers) ou verdadeiros publicitários. Conteúdos em PowerPoint bem sucedidos serão aqueles capazes de capturar a atenção das pessoas e depois disso gerar um impacto altamente positivo tocando-as inclusive emocionalmente. Isso é o que grandes histórias e ótimas peças publicitárias são capazes de fazer para gerar grande impacto e eficácia. Teremos que pensar de forma parecida em relação ao nosso conteúdo PowerPoint nos próximos anos.

Para que isso efetivamente aconteça não vamos depender somente do avanço das ferramentas tecnológicas, lançamento de novos plug-ins, templates ou assistentes gráficos para os usuários. Torna-se necessário que as pessoas que já atuam como autores de conteúdos em PowerPoint desenvolvam novas habilidades fundamentais para que esse “salto” de qualidade aconteça. Isso não acontecerá espontaneamente.

Entretanto, não precisamos nos preocupar em formar ou recrutar super-profissionais que apresentem todas as habilidades necessárias para produzir apresentações PowerPoint de alto impacto. Um caminho interessante é formar equipes cujos integrantes possuam competências e habilidades que se complementem.

O especialista em um conteúdo ou tema certamente poderá ser amplamente ajudado na sua tarefa de montar apresentações de alto impacto caso pessoas com conhecimentos específicos em comunicação, editoração e produção visual puderem contribuir em algumas atividades. Isso pode fazer uma enorme diferença para o sucesso de um conteúdo instrucional nos próximos anos.

Além disso, vamos depender também de quem apresentará o conteúdo produzido. Por melhor que seja uma apresentação em PowerPoint ela não fará todo o trabalho sozinha. O professor ou instrutor deverá possui a habilidade de usá-la com eficiência para garantir o impacto e os resultados esperados, ou seja, estamos falando do papel do comunicador diante da sua audiência.

O fato é que cada vez mais as pessoas estarão menos dispostas a investir o seu tempo e atenção para assistir apresentações chatas, densas e extensas. Eis um bom desafio para quem atua com treinamento nos próximos anos!

No próximo artigo dessa série nós abordaremos o tema Gamification. Boa leitura!

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para Educação Corporativa da Clarity Solutions.

Acesse: www.claritysolutions.com.br