Blended Learning - EAD - Educação Corporativa - Pílulas de Conhecimento

4 passos para implementar a aprendizagem colaborativa ágil

Com o avanço tecnológico e as mudanças do mercado consumidor, um ritmo acelerado de novas necessidades de treinamentos corporativos vem surgindo gradualmente. Por isso, tornar ágil, simples e eficaz o processo de aprendizagem é fundamental.

Se quisermos resultados rápidos e velozes nessa área, iremos nos deparar com a inevitável necessidade de dois conceitos básicos: Aprendizagem Colaborativa e Aprendizagem Ágil.

Aprendizagem Colaborativa

Trata-se de uma metodologia de formação pautada na interação dos aprendizes-colaboradores, usando-se módulos dinâmicos e interativos, que proporcionem maiores níveis de engajamento e de colaboração ativa. Vantagens da aplicação dessa metodologia: desenvolve a interatividade social, a capacidade intelectual, o equilíbrio psicológico, o enriquecimento cultural e emocional dos aprendizes.

A finalidade é o compartilhamento de recursos, ampliando o conhecimento e os sentimentos de valorização e pertencimento dos elementos componentes de um grupo.

Aprendizagem Ágil

Esta é uma abordagem que destaca a flexibilidade nas ações, colaboração e a velocidade da introjeção e retenção de novos conhecimentos.

O objetivo é a continuidade do processo de aprendizado, para se ter colaboradores sempre atualizados e preparados. Envolve resultados positivos tanto em competências de ordem técnica quanto em habilidades comportamentais.

A relação entre as aprendizagens Colaborativa e a Ágil

A Aprendizagem Colaborativa foca no engajamento e mantém aprendizes-colaboradores em processo de interação e ação, a Aprendizagem Ágil, em um processo complementar à anterior, entrega flexibilidade e suporte durante as atividades de aprendizado.

Alguns benefícios obtidos, com a aplicação das duas metodologias combinadas:

  • Desenvolvimento do senso de trabalho em equipe;
  • Aprimoramento de competências de ordens técnicas e comportamentais;
  • Melhorias na comunicação entre colaboradores de níveis diversos;
  • Amadurecimento e evolução dos colaboradores, pessoal e profissionalmente.

 

A seguir estão quatro passos, para simplificar a implementação das metodologias apresentadas:

  1. Aplique a aprendizagem descentralizada

A aprendizagem descentralizada segmenta o conhecimento em diversos módulos rápidos, ágeis, que podem ser consumidos diariamente pelos funcionários-aprendizes. É a aplicação do microlearning. Desse modo, o conhecimento pode ser obtido online, por meio do mobile learning de forma rápida e flexível. (Aproveite e leia também  nosso artigo Integração de novos colaboradores – 7 formatos de Microlearning recomendados – Clarity Solutions).

  1. Reforce a aprendizagem autodirigida

A aprendizagem autodirigida ou autoaprendizagem dá autonomia para a aquisição de conhecimento pelos aprendizes-colaboradores, dando a eles a possibilidade de identificar suas necessidades de treinamento, promovendo um desenvolvimento otimizado. Mas não se esqueça de que o suporte dos líderes ou tutores é sempre fundamental, como obviamente em todos os processos aqui elencados.

  1. Incentive o compartilhamento de conhecimento

O conhecimento, quando compartilhado, reforça o trabalho em equipe e a cooperação conecta integrantes intra e intersetorialmente. Esse é o princípio fundamental da obtenção de resultados positivos em aprendizagens em grupos.

Veja o esquema a seguir:

E outra vantagem: em um ambiente cooperativo e de bons resultados individuais e em equipe, conquista-se a capacidade de retenção de talentos.

  1. Optar pela solução em educação corporativa

Por último, mas não menos importante, temos o passo de escolher por uma solução em educação corporativa adequada à empresa.

É recomendado optar por uma empresa especialista capaz de atuar como um braço de apoio tecnológico e consultivo, que apoie com desenvolvimento de objetos educacionais, de acordo com as demandas de cada negócio.

Quer conversar melhor sobre isso? Entre em contato conosco pelo formulário abaixo.